Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 10 de janeiro de 2010

COMPREENDENDO O PROTESTANTISMO NO BRASIL

Muito se fala em espiritualidade dentro da esfera religiosa. Religiosos católicos e não católicos concordam sob a necessidade de se ter um determinado  nível espiritual em suas comunidades. Boa parte das polêmicas teológicas nascem da angustia e da percepção de um nível espiritual abaixo do esperado. Religiosos conscientes e que se angústiam pela espiritualidade e bem estar dos membros de sua igreja, pela saúde espiritual denominacional se esforçam no crescimento de sua igreja, particularmente as evangélicas do ramo não-tradicionais, material e humanamente, e que a sua mensagem alcance mais e mais pessoas. Esse crescimento é a prova para a liderança e membros, de que sua mensagem está correta e da operação e portanto da aprovação de Deus. Mas será que nos basta somente uma análise apenas do viés espiritual? As transformações religiosas tem sido objeto de análises e de teses acadêmicas feitas por cientistas humanos  sob a ótica secular. As pesquisas geralmente apresentam resultados atrasados, fato natural devido o tempo despedido em coleta de dados, análises e publicação das conclusões.

Abaixo as principais mudanças na religiosidade cristã nos últimos anos segundo certa pesquisa.


O Protestantismo na atualidade


 

O protestantismo é um dos grandes ramos do cristianismo. As grandes linhas divisórias do cristianismo têm sido delineadas da seguinte forma: catolicismo romano, igrejas orientais e ortodoxas e protestantismo. A. G. Mendonça[1] observa que tal categorização deixa em aberto um problema: onde encaixar o anglicanismo? Embora a Igreja da Inglaterra resulte da Reforma Religiosa, acabou ficando a meio caminho entre o catolicismo romano e o protestantismo. Mendonça propõe o estabelecimento de uma quarta categoria, ficando assim a classificação: Romana, Ortodoxas ou Orientais, Anglicana e Protestante.

No agrupamento protestante, temos as igrejas originadas pela Reforma do Século XVI. No interior da Reforma encontramos, de início, duas orientações: luterana e calvinista. Sobre os desdobramentos e conexões com a Reforma A. G. Mendonça faz a seguinte observação:


Então, protestantes seriam aquelas igrejas originadas da Reforma ou que, embora surgidas posteriormente, guardam os princípios gerais do movimento. Estas igrejas compõem a grande família da Reforma: luteranas, presbiterianas, metodistas, congregacionais e batistas. Estas últimas, as batistas, também resistem ao conceito de protestantes por razões de ordem histórica, embora mantenham os princípios da Reforma. Creio não ser, por isso, necessário criar para elas uma categoria à parte. São integrantes do protestantismo chamado tradicional ou histórico, tanto sob o ponto de vista teológico como eclesiológico. Estes cinco ramos ou famílias da Reforma multiplicam-se em numerosos sub-ramos, recebendo os mais diferentes nomes, mas que, ao guardar os princípios fundantes, podem ser incluídos no universo do protestantismo propriamente dito[2]


Tendo identificado os grandes agrupamentos do cristianismo e da Reforma, devemos passar à definição dos traços gerais da religião protestante. Elaborar definições não é uma tarefa fácil. Steve Bruce faz as seguintes observações sobre tal trabalho:


The aim of definition must be to identify in a systematic and consistent manner the phenomenon under investigation. The problem is to find some method of transcending the particular details of the various appearances of the phenomenon without going so far from the material, and without including so much of one’s explanation in the initial definition, that on is guilty of tautology[3]


São quase 500 anos de protestantismo e uma miríade de igrejas nascidas dos cinco agrupamentos principais da Reforma. Qualquer apontamento correrá sempre o risco de tomar por essencial algo que seja apenas circunstancial e/ou secundário. Preferimos, ao invés de uma tipologia do protestantismo, o apontamento dos traços principais seguindo o modelo de adesão religiosa elaborado por STARK, R. e GLOCK, C.Y. Os autores[4] propõem as seguintes dimensões para a análise da adesão religiosa: crença, prática religiosa, experiência, conhecimento e conseqüências. Analisando o protestantismo a partir das dimensões listadas, temos o seguinte quadro:





Crença

Crê que a Bíblia é a fonte de autoridade e revelação;
Crê no livre exame da Bíblia;
Crê na salvação individual pela morte expiatória de Cristo;


Prática religiosa

Freqüência aos cultos nos quais são cantados hinos e feitas orações;
Culto centralizado na proclamação da Palavra;
Participação na Ceia do Senhor;
Leitura devocional da Bíblia feita regularmente;
Orações individuais ou em família feitas regularmente; 
Pregação aos não-crentes


Experiência

Ênfase na necessidade de convicção pessoal quanto à salvação;
Pouca concessão às emoções, exceto nos momentos de conversão e arrependimento para santificação pessoal. 


Conhecimento

Freqüência à Escola Dominical;
Cursos preparatórios (catecúmenos) para o batismo;
Ensino de catecismos e confissões (Confissão de Westminster, Heildelberg, Helvética, Ausburgo, Catecismos Maior e Menor);
Leitura de literatura devocional.


Conseqüências

Disciplina no uso do tempo e das finanças;

Participação nas decisões da vida comunitária;

Conduta sexual conservadora;

Sobriedade nas vestimentas e linguagem;

Restrições quanto a festas e consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. 





 

Duas observações precisam ser feitas quanto ao quadro acima. Primeiro – as ênfases numa das dimensões serão mais ou menos intensas dependendo do grupo religioso (presbiteriano, luterano, congregacional, metodista ou batista). Exemplo: os batistas enfatizarão mais do que os presbiterianos a pregação aos não-crentes, como elemento da prática religiosa. Luteranos serão mais tolerantes quanto ao consumo de bebidas alcoólicas do que os metodistas etc. Segundo – de acordo com determinados períodos históricos, algumas das dimensões poderão ser enfatizadas com a mesma intensidade pelas diferentes igrejas que compõem o agrupamento Reformado. Exemplo: a ênfase na conversão pessoal passou a ser compartilhada por todos a partir dos dois grandes despertamentos (awakenings) norte-americanos nos séculos XVIII e XIX.

O peso de cada uma das dimensões também poderá variar de acordo com a movimentação do grupo religioso dentro do gradiente seita-igreja.Todavia, a distribuição das características da religiosidade protestante nas dimensões elaboradas por Stark e Glock ajuda-nos na sistematização dos elementos que julgamos constitutivos do fenômeno em estudo.

O termo protestantismo no Brasil é subdividido em dois grupos: de imigração e de missão. O protestantismo de imigração, representado pelo ramo luterano da Reforma, se estabeleceu no Brasil em 1824 com a chegada dos imigrantes alemães[5]. O protestantismo de missão compreende as igrejas que foram implantadas no Brasil, ainda no século XIX, sob a iniciativa das missões  protestantes norte-americanas. São elas: presbiteriana (1859), batista (1881), metodista (1886) e episcopal (1898). A igreja congregacional, também derivada da Reforma Protestante, foi a primeira das igrejas missionárias a ser implantada no Brasil (1855). Sua inserção no Brasil não foi resultado da iniciativa de missão norte-americana, mas do médico Robert Reid Kalley, que para cá veio fugindo da perseguição religiosa movida contra ele na Ilha da Madeira.

Segundo o Censo 2000, 1.062.144 brasileiros se declararam luteranos. Os batistas, de acordo com o Censo 2000, contavam com 3.162.700 fiéis brasileiros. Os presbiterianos com 981.055 fiéis e os metodistas com 340.967 fiéis. Ao somarmos o total de protestantes históricos veremos que em 2000 representavam 5,0% do total da população brasileira. Em 1980 os protestantes históricos representavam 3,4% da população brasileira e em 1991 contavam com 3,0% do total da população. A leve recuperação da tendência declinante ainda é um fenômeno a ser investigado. Todavia, duas hipóteses parecem razoáveis como explicação para a recuperação: a) aproximação das técnicas pentecostais de proselitismo; b) as igrejas pentecostais recebem muitas adesões, mas parte de sua clientela migra para as igrejas do protestantismo histórico. 

Com a menção acima, tocamos numa das questões mais tematizadas no universo protestante da atualidade, o pentecostalismo. A Assembléia de Deus instalou-se no Brasil em 1911 e a Congregação Cristã em 1910. São elas as duas maiores igrejas pentecostais do Brasil. As igrejas Deus é Amor e Evangelho Quadrangular foram criadas em meados do Século XX. Já a Igreja Universal do Reino de Deus foi organizada em 1977, por Edir Macedo. Essas são as maiores igrejas pentecostais no Brasil. De acordo com o Censo 2000 o quadro de fiéis em cada uma delas é o seguinte: Assembléia de Deus – 8.418.154, Congregação Cristã do Brasil – 2.489.089, Igreja Universal do Reino de Deus – 2.101.884, Evangelho Quadrangular – 1.318.812, Deus é Amor – 774.827, Outras – 2.630.721.

Enquanto os protestantes históricos representam 5,0% do total da população brasileira, os pentecostais representam 10,6% da população. Sob o rótulo “pentecostais” agrupamos igrejas com ênfases e estilos bastante diferenciados. Entretanto, sob a perspectiva sociológica é possível identificar alguns traços comuns na multiplicidade pentecostal:


As igrejas pentecostais, no seu conjunto, são mais urbanas que rurais, mais femininas que masculinas (têm cerca de 10% de mulheres a mais que a média), têm muitas crianças (até os 15 anos), mas poucos adolescentes de 15-20 anos e, em geral, em todas as idades, estão um pouco abaixo da média. Quanto à raça ou cor, têm mais negros, pardos e indígenas que a média; têm pouquíssimos amarelos. O nível de instrução é baixo. Quase não há fiéis com formação superior ou pós-graduação. Quanto às atividades, têm poucos agricultores e funcionários públicos, mas têm 50% a mais que a média de empregados em serviços pessoais (domésticos). O alto número de domésticos (com ou sem carteira) é confirmado pela posição na ocupação. Baixa porcentagem de empregadores. A renda é geralmente muito baixa, com poucas exceções[6].


Como interpretar os significados sociais do pentecostalismo no Brasil? O pentecostalismo representa uma ruptura com a cultura católica popular ou uma continuidade? Diante da diversidade de igrejas pentecostais, não seria melhor falar em “pentecostalismos”? Pode o pentecostalismo ser considerado ainda um tipo de protestantismo? Como se vê, são muitas as questões que o fenômeno pentecostal suscita. Impossível respondê-las nos limites deste artigo. Todavia, julgo que o trabalho de pesquisa deva justamente matizar o fenômeno. É isto que vários trabalhos específicos sobre o campo pentecostal vêm realizando. L. S. Campos[7] analisa as mudanças organizacionais na oferta de bens simbólicos introduzidas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Ricardo Mariano[8] mostra como o neopentecostalismo dota os fiéis para uma nova compreensão do dinheiro. Maria das Dores Campos Machado[9] examina o lugar da mulher nas igrejas pentecostais. Sem a pretensão de ser exaustivo no exame da literatura sociológica sobre o pentecostalismo da atualidade, as referências acima ilustram a diversidade e riqueza do tema.

Procurou-se, ainda que de forma bastante sintética, apresentar um panorama do protestantismo brasileiro na atualidade. Uma certeza podemos ter: qualquer análise sociológica do Brasil contemporâneo estará incompleta se não enfrentar o significado da mudança religiosa que está ocorrendo, principalmente a partir dos anos 80.


[1]MENDONÇA,  A.G.  O Protestatismo no Brasil e suas encruzilhadas. Disponível em http://www.antoniomendonça.pro.br/ 

[2] Ídem 
[3]BRUCE, Steve. A house divided: protestantism, schim, and secularization. Routledge: London and New York, 1990. p31 " O objetivo da definição deve ser identificar de maneira consistente e sistematizada o fenômeno sob investigação. "O problema é encontrar algum modelo para transceder os detaalhes das diferentes manifestações do fenômeno sem afatar-se domaterial e sem acrescentar muito da explanação na definição inicial, que se torne culpado de tautologia"


[4]STARK, R; GLOCK, C.Y. Dimensiones de la adhesión religiosa.in: ROBERTSON.R. (org)  Sociologia  de la religión. México: Fondo de Cultura econômica, 1990. p.228-235 
[5]Houve, em 1810, o estabelecimento de pequenos grupos de anglicanos ligados à presença inglesa no Brasil.
[6]ANTONIAZZI,A. por que o panorama religioso no Brasil mudou tanto? São Paulo; paulus, 2004,p 40
[7]CAMPOS, L. S. Teatro, Templo e Mercado: organização e marketing de um empreedimento neopentecostal. Petrópolis: Vozes, 1997.
[8]MARIANO, R. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo:São Paulo: Loyola, 1999.

[9}MACHADO, M>D>C> Carismáticos e pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar. Campinas/São Paulo: Autores associados/ ANPOCS, 1996.      

fonte web
                       
Com base nessa pesquisa podemos perceber que reuniões religiosas, pregações, construção de igrejas, etc. influencia a sociedade e promove mudanças nas sociais ou seja a pretensa espiritualidade de uma sociedade tem impacto direto na sua realidade. Um discurso puramente espiritual será ingênuo se não contemplar o seu impacto nos valores, costumes e ideais adotados por grupos sociais étnicos, diferente gêneros e nas relações econômicas, mercado de trabalho e distribuição de renda.       



O obetivo dessa postagem é fazer com que você cristão de qualquer denominção e até pessoas que não se julgam religiosas terem em mãos, ou diante dos olhos, dados que recomendem ou não, que apovem ou não as mudanças promovidas e, isso é incontestável, na sociedade brasileira.                                                                                                                                     








ATENÇÃO VOCÊ PODE IMPRIMIR FACILMENTE CADA POSTAGEM A PARTIR DE UMA BOTÃO ABAIXO DE CADA UMA DELAS , PODENDO VISUALIZAR O TEXTO PARA IMPRESSÃO AUTOMATICAMENTE.

Além disso você pode ler o texto desse pot em uma nova janela mais amigável e/ou enviá-la diretamtete por e-mail a amigos e conhecidos. Aproveite!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos