Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CONHECENDO MAIS DA BÍBLIA O EVANGELHO DE LUCAS

Hoje temos o privilégio de termos quatro evangelhos presentes na Bíblia Sagrada. Para que conhecêssemos Jesus e a sua obra de salvação, bastaria sem nehuma dúvida, qualquer um dos quatro, ou até mesmo parte deles. Somos descuidados e pouco gratos pelo privilégio de vivermos  hoje e termos a Bíblia inteira. Um pouco de informação histórica  sobre o cristão histórico Lucas, sobre os dois livros atribuídos a sua autoria, O evangelho segundo Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos seria  bastante interessante. 

Tanto este Evangelho quanto o livro de Atos são endereçados a Teófilo como uma obra em dois volumes, e atribuídos a Lucas, e apesar de em nenhum lugar ser especificado quem é o autor de um ou outro, um grande acordo de evidências apontam para Lucas, “o médico amado” (Col. 4:14) como o autor de ambos.
“Se o evangelho tivesse sido falsamente atribuído a qualquer outro além do seu autor real, não seria alguém tão insignificante quanto Lucas. Muito provavelmente teria sido ligado a um dos apóstolos ou outra figura de destaque na primeira igreja.” 
Significativamente, esses dois livros ocupam 28% do Novo Testamento Grego. Encontramos seu nome no Novo Testamento apenas em Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11; e Filemom 24. São também atribuídas a ele aquelas chamadas seções do “nós” de Atos (16:10-17; 20:5-21:18; 27:1-28:16). Essas seções de “nós” de Atos mostram que o autor foi um companheiro de Paulo em suas viagens missionárias. Uma vez que dois companheiros de Paulo são especificados na terceira pessoa, a lista pode ser restringida a Tito e Lucas.
“Por processo de eliminação, o grande amigo de Paulo ‘Lucas, o doutor’ (Col 4:14), e ‘companheiro de trabalho’ (Fm 24) torna-se provavelmente o maior candidato. Sua autoria é confirmada pelo testemunho uniforme dos escritos dos Cristãos antigos (cf., o Cânon de Muratorio 170 d.C., e as obras de Ireneu, 180 d.C.).
Parece evidente em Colossenses 4:10-14 que Lucas foi um Gentio, pois Paulo o diferencia dos Judeus. Aqui o apóstolo declara que, entre seus colaboradores, Aristarco, Marcos, e João foram os únicos que eram Judeus. Isto sugere que Epafras, Lucas, e Demas, também mencionados nestes versos, eram Gentios. Isto concorda com nome Gentio de Lucas (o mesmo que Lucanus), e o aspecto Gentio de seu Evangelho.  “ A habilidade de Lucas com a língua Grega é óbvia e sua frase ‘de maneira que na sua própria língua’ em Atos 1:19 também implica em que ele não era judeu.”
“Nada sabemos sobre sua vida ou conversão exceto que ele não esteve entre as testemunhas ocular da vida de Jesus Cristo (Lucas 1:2). Embora um médico por profissão, ele foi primeiramente um evangelista, escrevendo este evangelho e o livro de Atos e colaborador de  Paulo no trabalho missionário … Ele foi com  o apóstolo Paulo no tempo de seu martírio (2 Tim. 4:11), mas depois disto não temos nenhum outro fato certo”.
Rev. Ivan Pereira Guedes

TESTEMUNHO DA TRADIÇÃO
Jerônimo (347-419)
Lucas, médico antioqueno, como o indicam seus escritos, não foi desconhecedor da língua grega; seguidor do apóstolo Paulo e companheiro de toda a sua peregrinação, escreveu o Evangelho...
Eusébio de Cesaréia
(263-339)
Lucas, natural de Antioquia, médico de profissão, Fora companheiro de Paulo por longo tempo e conhecia os demais apóstolos. Ele nos deixou em dois livros divinamente inspirados, a saber o Evangelho e Atos, exemplos da arte de curar almas, a qual aprendera com eles.
Orígenes (185-253)
...e um terceiro [Evangelho], segundo Lucas (foi escrito). Ele escreveu para aqueles dentre os gentios (que creram) no evangelho que era elogiado por Paulo.
Tertuliano (193-216)
Portanto, dos apóstolos João e Mateus, o primeiro a instilar fé em nós, enquanto os homens apostólicos Lucas e Marcos, a renovam depois.
Clemente de Alexandria
(190-200)
...está escrito no Evangelho segundo Lucas o seguinte:...Jesus veio a seu batismo, tendo cerca de trinta anos de idade.
Cânon de Muratori
(180-200)
O terceiro livro do Evangelho [é aquele] segundo Lucas. Lucas, o bem conhecido médico, o escreveu em seu próprio nome; segundo a crença [geral], depois da ascensão de Cristo, quando Paulo o associou [consigo] como alguém que zela pela exatidão. Ainda que não tenha visto o Senhor na carne, não obstante, havendo investigado os fato pôde começar sua narrativa com o nascimento de João.  
Irineu (140-202)
Ele foi discípulo de Policarpo, o qual conhecera o apóstolo João. Ele escreveu: Lucas, companheiro de Paulo, escreveu o Evangelho que este pregava.
Prólogo Antimarcionita
(160-180)
Lucas, natural de Antioquia da Síria, médico de profissão, foi discípulo dos apóstolos. Em data posterior acompanhou Paulo até que este sofresse o martírio. Serviu ao Senhor de forma irrepreensível. Tendo vivido sem esposa e filhos, com a idade de 84 anos adormeceu em Beócia, cheio do Espírito Santo. Ainda que já existisse alguns Evangelhos – segundo Mateus, escrito na Judéia, e Marcos, na Itália – Lucas, impelido pelo Espírito Santo, compôs todo seu Evangelho enquanto estava na região da Acaia...E depois, este mesmo Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos.
Coleção dos Evangelhos
125 d.C.
Já neste ano os quatro Evangelhos estavam reunidos numa coleção para o uso das igrejas, e foi-lhe atribuído títulos. “Segundo Lucas” era o título – ou sobrescrito – do mais longo dos quatro.



O tratamento que Lucas lhe dispensa: "excelente", "excelentíssimo" ou "digníssimo", conforme a versão que se utilize, tem levado a crer que Teófilo era uma autoridade pública, um oficial romano. Tem-se deduzido que Lucas viu naquele homem a pessoa adequada para publicar sua obra entre os gentios, o que ocorreu com pleno êxito. “Do prefacio do Evangelho e do livro de Atos apreendemos que o autor escreveu para o benefício imediato de um único indivíduo, aparentemente um homem de posição elevada, um nobre romano. Isto não é suficiente para deduzir que um círculo maior de leitores não possa ter sido contemplado pelo escritor ou que não visasse nenhum outro destinatário para o seu trabalho.” Nicoll, W. Robertson, The Expositor1’s Greek Testament, v. 1, ed. WM. B. Eerdmans Publishing Company Grand Rapids, Michigan, 1961, p.50.
Goodspeed defende a idéia de que ambos os livros não foram escritos separadamente, mas formavam apenas um volume: “Nenhuma descoberta do estudo moderno do Novo Testamento é mais assegurado do que aquele que afirma que Lucas e Atos não são dois livros, escritos em tempos diferentes, mas dois volumes de um trabalho único, concebido e executado como uma unidade”.E ele entende que o fato dos livros terem sido colocados separadamente no cânon contribuiu para se pensar em épocas diferentes para os dois livros: “Certamente, todo isto poderia estar muito mais claro se Atos não tivesse sido separado do Evangelho de Lucas quando o evangelho foi juntado dentro do grande quarteto dos evangelhos logo cedo no segundo século. O fato é que, como sabemos, João vem entre Lucas e Atos de modo que obscurece sua continuidade e realmente esconde isto de nós”. Goodspeed, Edgar J. An Introduction to the New Testament, ed. University of Chicago Press, Chicago: Illinois, 1937, pp. 180,182 (edição eletrônica: http://www.earlychristianwritings.com/goodspeed/index.html ).
O nome “Lucas” vem a ser uma abreviação de “Lucano”, à semelhança de “Silas”, abreviação de “Silvano”. Significa “iluminador” e era um nome comum entre os romanos, podendo ser achado tanto em inscrições quanto em referência literárias. “Também se tem sugerido que pode ser abreviatura de Loukianos ou de Loukios (latim, Lucianus, Lucio, respectivamente). Não obstante, não há razões plausíveis para que alguns queiram identificar o Lucas que escreveu o terceiro Evangelho com o Lúcio de Atos 13.1, ou com aquele mencionado em Romanos 16.21” Hendriksen, Williiam. Comentário do Novo Testamento-Lucas, v.1, ed. Cultura Cristã, 2003, p.19. Igualmente carecem, pois, de  fundamento as opiniões segundo as quais Lucas era um dos dois discipulos de Emaús aos quais Cristo apareceu (cf. Lc 24.13-35) ou um dos setenta que foram enviados por Jesus (cf. Lc 10.1ss).
Ash, Anthony Lee, O Evangelho Segundo Lucas, ed. Vida Cristã, São Paulo, 1980, p. 7.  A autoria Lucana do terceiro evangelho tem sido ocasionalmente contestada por aqueles críticos que encontram dificuldades para aceitar que Lucas seja o autor final de Atos, que é geralmente identificado como sendo o trabalho da mesma mão do evangelista. Os problemas apresentados a Atos serão discutidos mais tarde, mas podemos adiantar que quando comparados os argumentos pró e contra, torna-se claro que a posição negativa é débil, e que o ponto de vista tradicional adquire um alto grau de probabilidade.
  Notas de Estuda da Bíblia - NIV, Biblioteca da Bíblia de Zondervan NIV, Zondervan, Rapids Grande, 1985, edição eletrônica.
“Ellis vê Lucas como um judeu helênico e sugere que ele pode ser o mesmo Lúcio (Romanos 16:21) que é identificado como ‘parente’ de Paulo, e Filemon 24 o identifica como ajudante de Paulo no trabalho.” Ash, Anthony Lee, Op. cit., p. 9.
  Wilkinson/Boa, p. 327.
  Ryrie, op. cit., p. 1614. Temos também um prólogo antecipado do evangelho, que foi talvez escrito para acentuar a genuinidade do evangelho inteiro contra uma versão truncada que Marcion, um herético do segundo século, havia editado para propagar suas opiniões. Neste prólogo são dados vários detalhes sobre Lucas que podem bem preserva muita tradição genuína. Lucas é um Sírio de Antioquia, um doutor por profissão, que foi um discípulo de apóstolos, e mais tarde acompanhou Paulo até o martírio dele. Ele serviu ao Senhor sem distração, e adormeceu na idade de 84, em Boécia, na Grecia. Cheio do Espírito Santo escreveu este evangelho inteiro nas regiões da Acaia . . . e depois o mesmo Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos. Champlin acrescenta mais informações: “Parece que Lucas nasceu em Antioquia da Síria, conforme a informação prestada por Jerônimo. O livro de Atos reflete o interesse de Lucas por Antioquia da Síria (cf. Atos 6:5; 11:19-27; 13:1; 14:19; 15:22,23,30,35; 18:22). Talvez ele fosse irmão de Tito (II Cor.8:18; 12:18).” Champlin, Russel Norman, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.3, ed. Candeia, São Paulo, 1995, p. 914.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos