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quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O QUE HÁ DE NOVO EM GÊNESIS 1? O QUE É REALMENTE DESAFIADOR NELE?

Gênesis 1

1
א בראשית ברא אלהים את השמים ואת הארץ
No princípio criou Deus os céus e a terra.
2
ב והארץ היתה תהו ובהו וחשך על פני תהום ורוח אלהים מרחפת על פני המים
A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
3
ג ויאמר אלהים יהי אור ויהי אור
Disse Deus: haja luz. E houve luz.
4
ד וירא אלהים את האור כי טוב ויבדל אלהים בין האור ובין החשך
Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5
ה ויקרא אלהים לאור יום ולחשך קרא לילה ויהי ערב ויהי בקר יום אחד  {פ}
E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6
ו ויאמר אלהים יהי רקיע בתוך המים ויהי מבדיל בין מים למים
E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7
ז ויעש אלהים את הרקיע ויבדל בין המים אשר מתחת לרקיע ובין המים אשר מעל לרקיע ויהי כן
Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.
8
ח ויקרא אלהים לרקיע שמים ויהי ערב ויהי בקר יום שני  {פ}
Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.




Como já disse em postagens anteriores, vez por outra ( e acho que isso acontece com qualquer leitor da Bíblia ) você se apaixona na reeleitura de um ou outro texto.  Estamos desde o início nos ocupando com reflexões relativas à fé. Não necessáriamente mas tem muito a ver comerçarmos a tratar de fé pelo início da Bíblia que usamos hoje e como as escrituras judaico-cristãs são organizadas.

O livro de Gênesis não é um livro científico. Nem de ciência antiga ,como pode ser encontrados ao longo da história antiga, tais como, livros médicos, que tratam de anatomia, matemática, ou astronomia. Embora essa existisse quase sob a forma de astrologia ou  ainda servindo a essa última . A Bíblia não é um livro científico em termos modernos. É um livro escrito a partir de tradições orais e outros documentos não existentes mais, até onde se sabe. Tem um estilo e uma organização literária oriental  que é bem diferente dos estilos de prosa ocidentais e modernos. Esse estilo diferente é comprovado no livro de salmos, por exemplo,  em que as letras de canções entoadas pelos hebreus não tinham nenhuma rima como usamos no cancioneiro moderno. Ou seja a própria  estética do texto  era absolutamente outra.


Como já havíamos dito anteriormente, o livro de Gênesis não é para provar que Deus existe. A existência de Deus é antes de tudo  uma opção. Cada ser humano pode usar a sua fé natural para escolher em aceitar a idéia da existência de Deus ou não. Incrivelmente, quando alguém teima em refutar a simples idéia da existência de Deus, não o faz  por absoluta falta de provas ou de coerência mas exatamente porque a idéia de Deus se choca com o grau de rebeldia  ou com algum princípio aprendido por  ocasião alguma educação religiosa. Quase sempre um ateu é oriundo de uma família que lhe impôs cegamente uma crença que se confundiu com alguma liberdade de comportamento ou pensamento desejado por ele. É rebeldia contra os homens confundida e direcionada contra a suposta divindade que é em última instância confundida com a religião. Nessa perpespectiva o livro de Gênesis e particularmente os primeiros capítulos, tem por objetivo não provar que Deus existe mas revelar seus atributos que podem ser percebidos em toda a sua  criação.

Dessa forma podemos compreeder que o Livro de Gênesis, particularmente os seus capítulos iniciais, não foram escritos para descrentes,  mas para pessoas que já criam na existência de Deus, no caso os hebreus recem libertados do Egito antigo. Isso não significa que hoje , disponibilizado à toda a humanidade, você que ainda não crê na existência de Deus não possa e não deva lê-lo. Resumidamente ( voltaremos a esse e outros assuntos específicos em outro momento ), diferentemente de relatos contemporâneos e  cosmologias mais antigas, já  a compilação feita por Moisés, ou seja o Livro de Gênesis, chegou tardiamente  aqueles povos. E  tinha como objetivo contrapor as já existentes. Apresentava em relação as demais um importante diferencial:

A criação feita por vontade absoluta do Deus Bíblico, diferentemente das cosmologias anteriores, de todos os outros povos e nações, foi feita sem oposição. Não houve uma guerra entre o bem e o mal, entre duas forças semelhantes, ou iguais e opostas, sendo vencedora uma e tudo veio a existência. O Deus Bíblico é um Deus soberano, autossuficente, único e pré-existente. Nas demais cosmologias os deuses tinha certidão de nascimento e vinham de algum lugar, sofriam transformações que culminavam com o surgimento do mundo e da humanidade. O Deus bíblico não é  "o cara lá de cima" como dizia a letra de uma canção escrita para  apresentadora Xuxa Menegel. Não é simplesmente maior, grande, embora esses atributos possam ser usados em relação a Ele, não são suficentemente adequados para descrevê-lo. Ele é mais, bem mais, é inigualável. É realmente e verdadeiramente único.


Por Helvecio S. Pereira
e-mail para contato helvecio.p@oi.com.br

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