Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 31 de janeiro de 2010

PONTO FINAL NA ELEIÇÃO

O ponto inicial da crença na "teologia da predestinação", já que ela é um esquema para justificação da eleição cujo ponrto de partida foi a pergunta feita por Calvino, até sem uma razão de ser: "Por que algumas pessoas aceitam a mensagem do evangelho e creem nela e outras não?"

Para respondê-la foi construido todo um modelo que implica uma descrição específica da preciência divina, soberania de Deus, liberdade de escolha humana, etc, etc. A meu ver um erro levou a outros, e até hoje se torna o cerne de uma discussão despropositada que divide, sectariza  e impede a propagação efetiva do evangelho em muitas situações.

Lemos em Isaias 48:10, entre outros textos a seguinte declaração:

"Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição."
O verbo escolher nesse verso tem o siginificado de  distinguir, e é sempre importante notar que o termo implica em uma escolha cuidadosa e bem pensada. Já em  I samuel 17:40  lemos o seguinte:

"E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu."
O verbo é bãhír. A escolha mencionada não é uma simples arbitrariedade, mas em um propósito da escolha que reside na mente de Deus. Logo pressupões-se que Deus escolhe alguém cuidadosamente para uma tarefa específica  e também o  rejeita caso o seu propósito não seja realizado pela pessoa por Ele escolhido.
Em I samuel 2: 28-31 vemos como Deus mostra a sua rejeição a quem, mesmo escolhido não cumpre o seu propósito, propósito para o qual foi escolhido.

28
E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
29
Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
30
Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.
31
Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.


Nos textos citados, é clara a natureza da escolha divina e como ela se processa, Também como Deus pode rejeitar alguém desde que essa pessoa, homem ou mulher, escolhidos para tal propósito, não cumpra esse propósito.

Muitas outras passagens poderiam ser cuidadosamente citadas, mas o espaço dessa postagem não comportaria uma análise mais demorada. A escolha não se aplica portanto à salvação, mas  a um propósito na grande obra de Deus. Judas foi escolhido por Cristo, como todos os demais discípulos e foi finalmente rejeitado e posteriormente, ainda substituido por Saulo que após o encontro com o Senhor se tornou o grande apóstolo Paulo. Saul, o primeiro rei de Israel foi escohido por Deus, rejeitado, foi substitído por Davi, outro escolhido de Deus. A igreja primitiva tinha uma missão e tinha consciência dessa missão. Sentiam-se eleitos para uma obra e para o cumprimento de um propósito no grande plano de Deus.

Deus escolheu Noé, tempos depois escolheu Abraão, ainda depois entre Esaú e jacó, escolheu Jacó, que viria ser Israel. Por quais razões Deus escolheu essas pessoas? Ainda viria a escolher José e também a Moisés, Josué e tantos outros homens e mulheres em toda a Bíblia. Todos eram pecadores como todos os decendentes de Adão e Eva como nós mesmos somos. Por que então seriam escolhidos? Escolheu Maria para ser a mãe do Senhor Jesus e a José para ser o seu padastro. Maria era pecadora tanto quanto qualquer um de nós. Não por viver em pecado mas por compartilhar a natureza que todos nós possuímos. Mas algo distinguia todos eles, cada um em seu tempo, lugar e encruzilhada histórica no grande plano de Deus. Mais recentemente Lutero, Calvino e tantos outros reformadores. E a história prossegue com inúmeros pregadores que não só levaram a mensagem do evangelho, foram grandes mestres e alcançaram povos e nações distantes de sua terra natal, tudo por amor a Cristo. Foram escolhidos, creio, pois tinham talento e determinação para fazer o que Deus espervada deles. Outros copo Saul e Judas também o tinham, mas em dado momento de suas vidas, a exemplo de Satanás, perderam o foco que seria glorificar  a Deus, se rebelaram e tentaram alcançar seus próprios propósitos. Dizem alguns estudiosos que Judas pensava em lucrar duas vezes: financeiramente e ainda. de alguma forma, ter a prova definitiva de que Jesus poderia ser o libertador político de Israel, já ue Judas tinha, possivelmente uma ligação com um grupo político que tinha como objetivo uma revolução que libertasse Israel do domínio e julgo econômico que os judeus como nação eram submetidos ao império de Roma. Conhecedor , como Deus, dos desígnos humanos, e do rumo que um ser pecador pode tomar a cada momento Jesus dissera a Judas: " O que tens de fazer, faze-o depressa" e o comentário "melhor que não tivesse nascido".

Concluindo vemos claramente que alguns são eleitos para uma obra específica, a partir de uma escolha cuidadosa, dentro do grande plano de Deus. "Muitos são chamados mas poucos escolhidos". Não para a salvação mas para uma obra. No que concerne a salvação todos são chamados. Há a classe dos eleitos para o serviço e a classe dos salvos que são todos que os que creem no evangelho que aponta a Jesus, e só Ele, como salvador de cada homem, mulher, criança, velho, rico, pobre, branco, negro, amarelo, etc.

Apocalípse 22:17
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Finalmente parece ser conveniente cada um se auto proclamar  um "escolhido", "eleito", mas dura coisa é ser escolhido ou eleito, pois o tal terá uma obra a fazer e não poderá falhar. E se o fizer a sua situação não será nada boa diante de  Deus. Ao invés de presunçosamente declarar isso aos quatro ventos, deveria se perguntar: o que de especial fui certamente chamado a fazer para o Senhor, se de fato o fui ? Você pode responder, que é um pastor, missionário, evangelista, cantor, músico, etc. Há porém  inúmeros pastores espalhados pelo mundo, também músicos, evangelistas, etc. Todos sem serem "especiais", "eleitos", a comissão dadas eles é a mesma dada igualmente a todos. O que a eles competem fazer é o mesmo que compete a mim e a você. Continue pois a fazer o que é justo, o que lhe vem a mão para ser feito. Se Deus o separar para algo maior e específico Ele o fará saber. Nessa segunda situação não é de bom tom sair apregoando a sua eleição, sua escolha para determinada obra dentro do grande plano de Deus, pois a regra básica dentro do reino de Deus relacionada ao serviço e a sua obra é bem simples. 

Observe:
 
Em Mateus 23 11
 "Entre vós , o mais importante é  aquele que serve os outros " 23:12 "Quem se engradece será humilhado, mas quem humilha será engrandecido."


Ao invés de sair correndo por aí proclamando a sua própria eleição para a salvação, seja agradecido por conhecer ao Senhor e se uma obra específica lhe veio a mão para ser feita para a glória do Senhor, faça sob a graça do próprio Senhor e lembre-se que a sua salvação se deve unicamente a fé depositada no Salvador e no reconhecimento dele como Filho unigênito de Deus.



por Helvecio S. Pereira


COMENTE ESSE "POST"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos