Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 25 de maio de 2010

QUÃO GRANDE É O MEU DEUS ( início de uma belíssima canção de adoração contemporânea ) ou QUAL A VISÃO QUE TENHO DA SOBERANIA DE DEUS

Novamente tenho que citar o blog Kálamos, do querido irmão Jorge, e a sua última postagem ( quando você estiver lendo nem deve ser mais a última ) que acabo de ler e de dar um " pitaco", uma pequena observação lá. A postagem tem por título "Deus não tem escolhas".

O caríssimo irmão discorre habilmente acerca das definições mais ou menos contemporâneas de liberdade e de livre. Não há nada de errado em corajosamente tocar nesse tema, pelo contrário é fato bastante louvável. Corretamente demonstra e eu concordo, que as definições por ele citadas ( não são dele ) correspondem únicamente a nossa visão humana e portanto só podem ser encaixadas mais ou menos corretamente aos seres humanos e não a pessoa de Deus por razões claramente óbvias. Tudo bem , a meu ver até aí. Entretanto passa a discorrer sobre hipóteses as quais Deus poderia fazer coisas improváveis e inlógicas ( ele não afirma que Deus as faria, não é isso que o irmão postula, apenas interroga o leitor ). 

Nada de mais se não gastasse bons parágrafos nessa digressão passando por possibilidades hipotéticas de Deus ter planos ruins e falíveis, fazer não tão boas escolhas, ou criar coisas imperfeitas -  o caro irmão não afirma  essas coisas, apenas indaga se seriam possíveis- concluindo que Deus não poderia fazê-las, ter escolhas que não fossem as que efetivamente fez, e nem ao menos antever duas ou mais possibilidades. 

Quanto a construção da reflexão e colocação das idéias, trata-se de um encadeamento lógico, e uma referência a possiblidades verdadeiramente factíveis. Eu mesmo , na adolescência elaborei a minha primeira idéia verdadeiramente sincera e pessoal a cerca de Deus em uma conversa casual, descendo a Rua São Paulo, a pé com mais dois colegas, todos vindos do Estadual Central em Belo Horizonte, uma menina bonita de dar dó e um colega, o Eduardo, um afro-descendente como eu, ele de inteligência e maturidade acima da média para as nossas idades a época. Disse eu a eles: "Esse negócio de Deus não ter princípio nem fim ...antes de Deus deve ter havido um outro Deus e antes do outro, outro...etc.", aos que meus dois colegas ( coitados ) sorriram e concordaram (!!!!). Lembro-me disso até hoje, e continuei lembrando depois de minha conversão. A importância foi o fato de pela primeira vez, mesmo sendo criado e influenciado no catolicismo, Deus de fato não despertava até então a minha curiosidade. Desse modo, acho  que a dúvida, o questionamento são importantes, mas eu não conhecia a Bíblia, as minhas dúvidas eram então sinceras mas soltas, sem nexo.

O que eu quero dizer então? Quero dizer que com as Escrituras em mãos não posso me dar a devaneios, dar ares a minha imaginação. Dizem as Escrituras: "o que não provém de fé é pecado". Agora não é a dúvida descarteana ( de René Descartes ) que me guia, mas a revelação das Escrituras que já tem de a muito a resposta. Não o que poderia ser,mas o que é.

Tem a Bíblia uma palavra a essas questões? Sim estão no Livro de Jó, curiosamente dadas pelo próprio Deus ao longo de vários capítulos da referida Escritura Sagrada.Logo o livro de Jó que hoje correntes teológicas convenientemente querem atribuir-lhe o status de mítico e/ou apenas literário. Porém gosto também  da compreensão da única personagem elogiada no que tange a fé, em toda a narrativa dos quatro evangelhos, a do centurião romano.

Mateus8:5¶ Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:
Mateus8:8Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
Mateus8:13Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.

Observemos então todo o texto que registra os seguintes diálogos:

5
E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
13
Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.


A fé desse homem não foi vista, encontrada por Jesus nem mesmo dentre o povo que tinha a informação e a formação legítima da revelação do que Deus era e quem era.

Esse centurião teve a visão exata ( se podemos assim dizer ) da soberania de Deus, visível e perceptível em Jesus ( Emanuel- Deus conosco). Enfim , Jesus ( verdadeiramente O Deus conosco ) podia exatamente tudo, qualquer coisa, porque, ele centurião romano,pela história sabemos, podia tudo, qualquer coisa, coisas injustificáveis, com os seus comandados. Ele centurião não tinha de dar explicações, satisfações, acerca do que decidia sobre os menores que ele hierarquicamente.

Ou seja: ele não teve dificuldades em compreender o que todos os dias temamos em complicar. Nós entretanto, cogitamos em colocar Deus em um tubo de ensaios e definir como Ele,como Ele, Deus funciona ou não funciona. Trata-se de um erro crasso e uma inversão de relacionamento, de perspectiva de como o vemos.

Há coisas que o temor e a sabedoria não nos permitem fazer  pergunta, como exemplo ( pode parecer grosseiro) como foi a relação sexual entre nossos pais da qual nos originamos.Ou imagine um segundo cônjuge de alguém perguntando ao primeiro como eram as relações sexuais do casal. Só um imbecil faria tais perguntas. Há coisas que só a Deus pertencem e cogitá-las não é exatamente algo sábio.

Sobre o que Deus faria ou deixaria de fazer, é a mesma coisa. Não saberemos, não é cogitável, é SANTO,e pronto, ponto final.Por outro lado, é saudável a fé , saber que "todas as coisas lhe são possíveis", mesmo não as entendendo as todas, mesmo sabendo mínimamente as que nos são por ele reveladas, as que nos são amorosamente devidas.
  
Ah sobre o livro de Jó, algumas passagens relacionadas a esse tema me são especialmente preciosas. Destaco algumas:

Jó 9:1-33 

1
ENTÃO Jó respondeu, dizendo:
2
Na verdade sei que assim é; porque, como se justificaria o homem para com Deus?
3
Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder.
4
Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz?
5
Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e o que os transtorna no seu furor.
6
O que sacode a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem.
7
O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas.
8
O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar.
9
O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul.
10
O que faz coisas grandes e inescrutáveis; e maravilhas sem número.
11
Eis que ele passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto.
12
Eis que arrebata a presa; quem lha fará restituir? Quem lhe dirá: Que é o que fazes?
13
Deus não revogará a sua ira; debaixo dele se encurvam os auxiliadores soberbos.
14
Quanto menos lhe responderia eu, ou escolheria diante dele as minhas palavras!
15
Porque, ainda que eu fosse justo, não lhe responderia; antes ao meu Juiz pediria misericórdia.
16
Ainda que chamasse, e ele me respondesse, nem por isso creria que desse ouvidos à minha voz.
17
Porque me quebranta com uma tempestade, e multiplica as minhas chagas sem causa.
18
Não me permite respirar, antes me farta de amarguras.
19
Quanto às forças, eis que ele é o forte; e, quanto ao juízo, quem me citará com ele?
20
Se eu me justificar, a minha boca me condenará; se for perfeito, então ela me declarará perverso.
21
Se for perfeito, não estimo a minha alma; desprezo a minha vida.
22
A coisa é esta; por isso eu digo que ele consome ao perfeito e ao ímpio.
23
Quando o açoite mata de repente, então ele zomba da prova dos inocentes.
24
A terra é entregue nas mãos do ímpio; ele cobre o rosto dos juízes; se não é ele, quem é, logo?
25
E os meus dias são mais velozes do que um correio; fugiram, e não viram o bem.
26
Passam como navios veleiros; como águia que se lança à comida.
27
Se eu disser: Eu me esquecerei da minha queixa, e mudarei o meu aspecto e tomarei alento,
28
Receio todas as minhas dores, porque bem sei que não me terás por inocente.
29
E, sendo eu ímpio, por que trabalharei em vão?
30
Ainda que me lave com água de neve, e purifique as minhas mãos com sabão,
31
Ainda me submergirás no fosso, e as minhas próprias vestes me abominarão.
32
Porque ele não é homem, como eu, a quem eu responda, vindo juntamente a juízo.
33
Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos.

e Jó 38: 1-38

1
Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
2
Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
3
Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.
4
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
5
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6
Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
7
Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
8
Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre;
9
Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa?
10
Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
11
E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?
12
Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar;
13
Para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela;
14
E se transformasse como o barro sob o selo, e se pusessem como vestidos;
15
E dos ímpios se desvie a sua luz, e o braço altivo se quebrante;
16
Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?
17
Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?
18
Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto.
19
Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar;
20
Para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa?
21
De certo tu o sabes, porque já então eras nascido, e por ser grande o número dos teus dias!
22
Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva,
23
Que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?
24
Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra?
25
Quem abriu para a inundação um leito, e um caminho para os relâmpagos dos trovões,
26
Para chover sobre a terra, onde não há ninguém, e no deserto, em que não há homem;
27
Para fartar a terra deserta e assolada, e para fazer crescer os renovos da erva?
28
A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho?
29
De que ventre procedeu o gelo? E quem gerou a geada do céu?
30
Como debaixo de pedra as águas se endurecem, e a superfície do abismo se congela.
31
Ou poderás tu ajuntar as delícias do Sete-estrelo ou soltar os cordéis do Órion?
32
Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos?
33
Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra?
34
Ou podes levantar a tua voz até às nuvens, para que a abundância das águas te cubra?
35
Ou mandarás aos raios para que saiam, e te digam: Eis-nos aqui?
36
Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento?
37
Quem numerará as nuvens com sabedoria? Ou os odres dos céus, quem os esvaziará,
38
Quando se funde o pó numa massa, e se apegam os torrões uns aos outros?

ou ainda: Jó 40: 1-9

1
RESPONDEU mais o Senhor a Jó, dizendo:
2
Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso.
3
Então Jó respondeu ao Senhor, dizendo:
4
Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca.
5
Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei.
6
Então o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
7
Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me explicarás.
8
Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares?
9
Ou tens braço como Deus, ou podes trovejar com voz como ele o faz?

e finalmente Jó 42:1-4 

1
ENTÃO respondeu Jó ao Senhor, dizendo:
2
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
3
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
4
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

Creio ter sido um pouco longa essa postagem, mas espero que sinceramente seja objeto e instrumento de edificação de alguém.Que o Nosso Grande Deus nos abençôe. Amém.


Por Helvecio S. Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos