Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 20 de julho de 2010

O FARISEU E JOÃO O BATISTA

Calma ocasional leitor! O título dessa postagem é apenas uma desculpa ( no bom sentido ) , uma chamada propriamente dita, uma "cabeça" em jargão jornalístico, sem ter a pretensão de construir um ponto teológico, um modelo, um tipo, servindo entretanto a comparação que pretendo utilizar em um esquema mais ou menos simples e prático.

Quando ouvimos falar nos fariseus do tempo de Jesus, vem a nós , cristãos e crentes evangélicos sobretudo, a imagem de religiosos zelosos e hipócritas, e geralmente na sua maioria o eram pois os próprio Jesus o disse várias vezes ( desse modo o eram mesmo e não há possibilidade da menor defesa do seu comportamento ). Entretanto havia honrosas excessões no grupo daqueles religiosos, embora sejam essas excessões, a que não nos interesse no momento. 

Quanto a João o Batista, segundo testemunho de Jesus, dentre os nascidos de mulher, não houve maior do que João, embora saibamos tão pouco sobre ele, apenas umas poucas pinceladas e alguns acontecimentos relacionadas a sua pregação, batismo de Jesus, e sua morte.

Mesmo com tão poucos elementos essas duas figuras ou tipos ( sem impô-los como modelos teológicos ) servem a nossa análise e reflexão momentânea:


João foi predestinado, como poucos nas Escrituras, ou seja João foi concebido e nascido para fazer exatamente o que fez. dentro de um plano de Deus. O seu conhecimento de Deus, a sua inserção na história real, foram providenciadas por Deus com a finalidade de preparar o caminho aos Salvador. Muito difícil avaliar o porquê e como isso foi feito, sem sermos testemunhas históricas oculares, simplesmente o aceitamos e não poderia ser de outro modo.

Os fariseus haviam herdado uma religiosidade legítima e transmitida familiarmente com a legitimidade de sua posição na sociedade israelita. Mais ou menos como católicos romanos, ortodoxos gregos, anglicanos, presbiterianos, metodistas, luteranos e paraprotestantes como mórmons, testemunhas de jeová, adventistas, etc. Se excluí ou incluí algum grupo aparentemente indevidamente, os citados foram apenas exemplos de como uma tradição e herança religiosa são de fato transmitidas, sem crítica ao fato.

Evidentemente, ambos, João e os fariseus amavam a Deus ( os fariseus não todos, sinceramente, pelo menos João sim ) afirmando e confessando por ordem, a existência em um Deus único e criador de todas as coisas, na revelação Escriturística anterior ao seu tempo ( excluindo-se aí todo o Novo Testamento, que ainda não havia sido escrito. Elementos e coisas absolutamente legítimas.

João entretanto, não tinha aquilo que era valorizado na vida e prática religiosas por parte dos fariseus: uma confortável coerência teológica e visível, uma prioridade e uma ênfase constante em suas vidas e prática religiosas.

Trocando em miúdos, a vida religiosa dos fariseus atendiam as espectativas humanas, aquilo que inconscientemente atrairia e satisfaria religiosamente um ser humano, e válido para qualquer modelo religioso, algo válido também hoje. Já a vida "religiosa" de João Batista se baseava únicamente no que Deus planejara para si mesmo. Embora eficaz na sua pregação, levando pessoas ao arrependimento, atraindo a ira dos governantes e indo contra a interesses pessoais de poderosos. O ministério de João não tinha nenhum atrativo insconscientemente esperado por um religioso e portanto nenhuma ênfase no que poderia ser esteticamente atrativo.

O espaço é curto e a reflexão carece até de maior profundidade. Trata-se apenas de uma observação rápida e nem por isso menos verdadeira do ponto de vista bíblico. Uma coisa podemos afirmar, o dilema é o mesmo, uma religiosidade aparentemente coerente e socialmente previsível, não constitui a verdadeira  obra de Deus, quaisquer que sejam os elementos históricamente aceitos e solidificados na prática religiosa. Isso explica em parte o fato de grandes denominações protestantes, que abençoaram o mundo e levaram através de seus regadores, milhões ao conhecimento da verdadeira salvação escriturística, estarem hoje estagnadas, embora humana e socialmente, estejam muito bem, sejam respeitáveis e produtivas.

Para quem conhece minimamente o universo cristão religioso, sabe que a sua materialidade é complexa, envolvendo não poucos elementos e recursos. Sabe também que um crente humildemente arrependido e que amem ao Senhor verdadeiramente, pode em pouco tempo adaptar-se e tomar gosto pela estrutura eclesiástica, e por coisas indiscutivelmente legítimas e nunca ser usado ou estar inteiramente dentro dos planos de Deus como João Batista, Paulo e tantos outros. Mesmos por que se o fizer, a primeira coisa a ser enfrentada é a aversão, o ódio e o  consequente desprezo dos demais confortavelmente adaptados a sua religiosidade  peculiar. 

Não se trata somente da teologia mais correta, da denominação mais respeitada, da liturgia e das reuniões mais biblicamente coerentes, seja agtravés das pregações, estudos, cânticos e orações. Há uma posição mais sutil, mas corretamente difícil de ser tomada, mais desconfortável, que poucos podem assumir diante de Deus.

Não serão essas apenas divagações sem pouca ou nenhuma base bíblica? Penso que não. Qualquer um de nós pode examinar-se a si  mesmo e avaliar o quanto no centro da vontade de Deus para a sua própria vida estamos. Se estamos fazendo tudo o que poderíamos fazer realmente ou confortavelmente descansamos em uma prática religiosa confortável embora legítima.

Conversões e milagres que ultrapassem a simples retórica é que qualquer cristão gostaria que acontecesse por intermédio de si mesmo ou de sua igreja, independentemente da denominação, se reformada, de confissão calvinista, armeniana, pentecostal, neopentecostal, etc. Olhamos sempre o defeito no outro, desqualificando o que o outro faz ou produz, algo bastante compreensível e humano. Justificamos as nossas opiniões coo defesa aquilo que não gostamos, concordamos ou aceitamos, as vezes a nossa posição é legítima, e as vezes não. 

O desastroso é que mesmo que a nossa posição aparentemente seja legítima mostrando o erro do outro, muitos de nós não apresentamos nada a mais, não somos usados por Deus, como as Escrituras afirmam reiteradamente que seríamos e não vemos nada de errado nisso. Afinal muitos ministros tem nas suas denominações e púlpitos, um bom emprego, um bom status social, e uma segurança social oriunda de um trabalho religioso socialmente legítimo.

Aparentemente a melhor fase da vida cristã seja a que rodeia os dias da conversão, seja em termos de humildade e amor, deteriorando-se através dos anos em uma  religiosidade legítima mas aparente ou em um profissionalismo religioso improdutivo pelo menos do ponto de vista de Deus. Daí o fato de ter tomado os Fariseus e João Batista como arquétipos. Com qual dos dois nos identificamos na prática? Creio que todos responderiam que ser um fariseu, é algo que definitivamente nenhum de nós gostaríamos de ser. Contudo ser um João Batista nos planos de Deus é algo que definitivamente não sabemos por onde começar e mais tememos, embora saibamos ser a única e a correta opção. 

Bem é apenas um início de conversa, nada mais que isso, por ora. Que o Senhor tenha misericórdia de cada um de nós e nos toque especificamente para que tenhamos a atitude certa em nossas vidas.
Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos