Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quinta-feira, 29 de julho de 2010

VOCÊ ESTÁ PERDIDO!!

Não é um esbôço de sermão ou pregação evangelística, mas apenas um análise comportamental de alguns regadores e ao final termina com um apelo ao leitor que ainda não se decidiu em aceitar ao ao Senhor Jesus. Espero que anime os crentes a pregarem mais as pessoas a sua volta, tocando em alguns elementos básicos que tem que ser respondidos pelo pecador sem certeza, convicção de salvação...

No início da minha conversão tive muitas oportunidades de pregar. Amei a Bíblia desde que tive contato com a mesma. Sempre gostei de ler, fui alfabetizado rápida e talvez, não hoje, precocemente, aprendi a ler em paenas dois ou três meses na escola ( Grupo escolar Afonso Pena, professora D. Sônia, uma jovem solteira com corpo e rosto de miss! ) Lia desde os seis, na escola prendi mais foi a escrever. Lia tudo, livros, jornais, revistas de histórias em quadrinhos, livros de catecismo, de histórias, anúncios, nomes de ruas, avenidas, lojas, produtos, etc.

Na igreja não foi diferente. Lia todos os vercículos citados nas pregações, todos citados nas Escolas dominicais, todos em todos os Estudos Bíblicos, lia indicados, lia por minha própria conta, marcava-os na minha Bíblia várias vezes, riscando de uma cor, de outra cor, com setinhas, estrelinhas, até não ter como marcar mais no mesmo lugar. Não marcava para decorá-los, tinha prazer em lê-los outra e outra e outra vez. Sempre fui mais exagerado, obsecado por uma coisa considerada boa. E nada melhor que a Palavra de Deus, claro.

Por conta disso, o próprio Pastor Márcio confiou-me, através de outros pastores e seminaristas a época, pregar muitas vezes, até dar um estudo bíblico, um avez em uma quinta-feria a noite na igreja da Lagoinha.Depois ajudando irmãos da Igreja Metodista Wesleyana, muitas vezes pude fazer a mesma coisa, pregar. Muito tempo depois, minha esposa foi pastora por três anos e e a auxiliei, pregava na Igreja, ajudava-a no esboço de sermões e na rádio que mantínhamos. Bons tempos, dos quais parei para lembrá-los agora justamente enquanto escrevo essa postagem.

Tentarei pregar como já fizera antes nessas ocasiões, e espero transmitir o mesmo fervor, das vezes que tive esse privilégio, e abençoar, se possível, ainda que uma única pessoa aí do outro lado por esta vasta world web.

Normalmente ao se pregar um sermão segue-se uma linha, e um esquema mais ou menos rígido que atenda o tema, o tempo e contemple o grupo de ouvintes. Um texto um versículo são recomendáveis na introdução. Pela mídia usada no momento,pelas circunstâncias fugirei desse esquema rígido e tradicionalmente seguido.

Um texto de referência poderia ser tanto o que registrou o  jovem rico, cônscio de uma salvação, que procurara a Jesus para certificar-se de sua condição espiritual, e que retira-se triste por ter que fazer a única coisa, que no caso dele deveria ser feita, seu único impecilho a sua salvação, ou ainda o ladrão ao lado de Jesus na cruz que também cônscio de sua condição de eminente perdição pediu a Jesus a salvação nas últimas horas de sua vida na terra.

A religião, qualquer que seja ela emite alertas, luzes que piscam, placas  que  são mostradas a quem passa por elas, ou longas listas descritivas ou explicativas sobre uma série de coisas. Não há nada de errado nisso, mas a razão é porque a religião, qualquer que seja, e não só as igrejas cristãs, tem que entreter  o fiel durante enquanto ele viver.  Não pode ser tão direta e esclarecedora, senão esse crente, esse fiel, se tornará independente da  igreja, da sua religião. Dessa forma, inconscientemente todo o cardápio religioso é distribuído ao longo  de uma vida, repartido com seus familiares ( se estes se aderirem e também confessarem a mesma fé e prática ). repito. nada de errado, se essa religião, essa igreja, esse pastor, esse pregador, não transmitir as pessoas, da igreja e fora dela a urgente mensagem de que estão perdidos!

O homem não precisa de um edifícío religioso, uma construção lógica e teológica rebuscada, cinco estrelas, nobre, com belos metais, grandes cômodos, espaçosas salas e livings, playgrounds ( tomando emprestada a metáfora arquitetônica de uma bela casa ou apartamento ), para que este crente se sinta confortavelmente  para ouvir e aprender acerca da sua condição espiritual.  Não confunda não estou falando de catedrais, de templos, estou falando de como a religião e a igreja cristã mantém seus membros e ouvintes dando-lhes metódicamente porções de informações religiosas, para que sempre esteja lá,sem a urgência de uma salvamento.

Todos nós vivemos bem conosco mesmos quando temos a ilusão de termos todo o tempo do mundo. Só nos desesperamos quando um aviso de cobrança nos chega com a declaração: não há mais tempo, seu nome está incluído no SPC, no SERASA, etc. Enquanto um do cônjuges não diz, estou indo embora, não se senta para avaliar no que se está errando com relação ao outro. Não se para de fumar, e as vezes nem assim, enquanto o  médico não diz: você tem um câncer no seu pulmão e não há mais chance para você.

Imagine alguém se afogando, a deriva no mar, e tem a oportunidade de usar um celular mundial e liga pedindo socorro e alguém do outro lado diz: calma você ainda tem muito tempo, o oceano é imenso, tem muita água, se você conseguir boiar, o que normalmente se faz na água, não é preciso pressa...

Pessoas em uma reunião em uma igreja, podem estar salvas ou não, todas tem parentes salvos ou não, normalmente muito mais perdidos do que salvos. E os seus pastores não vão para os púlpitos como alguém que vai salvar alguém. Não tem  uma postura de urgência. Não são como cardiologistas ao socorrerem enfartados, ou obstetras em partos de risco. Parecem mais jardineiros cuidando de praças, afinal a grama, a palmeira, estarão sempre ali e amanhã, enfim todo o jardim estará ali pelas próximas e muitas décadas, continuarão os mesmos cuidados, e depois e depois. Não há urgência, estresse, nem por parte do jardineiro nem dos transeuntes que passam ali todos os dias e vão relaxar e sentir a brisa da tarde. A igreja as vezes parece uma praça, um parque, um point agradável apenas. Celebremos esse lugar tão bom, sem urgência alguma. Falemos coisas boas, criemos boas programações que não aborreça e preocupe as pessoas. Já chega as últimas notícias na Tv, não é mesmo?

Alguém poderá dizer, isso é apenas uma simplificação, e de fato o é. Mas em muitas igrejas, muitos púlpitos, a postura, e a calma com que pregam a mensagem salvívica, quando pregam é exatamente essa. A maneira como olham para os membros de sua igreja, pensam nos seus parentes, nos vizinhos da igreja, qualquer um na sociedade é exatamente essa. Seus filhos, os filhos dos membros de sua igreja, seu mecânico, o síndico de seu prédio, etc. Os pregadores do passado não eram assim, os  reformadores, os fundadores de igrejas, os missionários, os pentecostais e os neopentecostais. Pregadores que até são divergentes na sua teologia em coisas secundárias, se igualaram na urgência de sua mensagem, comparada ao fervor apostólico, de Pedro, de Paulo.

Você pode sentir-se bem em qualquer igreja ou sentir-se desconfortável, pela reunião, pelos cânticos, pelos costumes, pelos jeito dos membros, do pregador, etc. Mas tanto um como no ouro modo  se sentir-se acomodado espiritualmente e convencido da sua própria justiça, algo está errado. Algumas perguntas tem que ter a sua resposta pessoal e individual:

Deus existe ou não?

Você o conhece ou tem ideias estranhas sobre Ele?

Há ou não para você, vida após a sua morte ( não a dos outros )?

Você é ou não um  pecador?

Há um céu e um inferno, ou não?

Se há para qual deles você merece ir?

Você é o que você acha que é ou o que a Bíblia diz quem você é?

A Bíblia é verdadeira ou mentirosa para você?

Está pronto para reconhecer o que a Bíblia diz quem você é e a fazer o que ela diz que você deve fazer para ser salvo?

Está pronto para enfrentar a morte quando ela vier, mesmo que seja hoje, agora?

O que você pode dizer a Jesus Cristo hoje se puder, dizer-lhe que Ele é uma farsa, ou reconhecê-Lo pelo que Ele diz ser?

Você é um nascido de novo?

É claro que não é um sermão usual em uma igreja, onde o pastor não pode dirigir-se diretamente a você a confrontá-lo a ter uma atitude imediata. Nem sei se foi a melhor maneira de despertá-lo para esse urgente assunto, mas tentei. Nem as perguntas podem ser somente essas e nessa mesma ordem, mas elas são reais e urgentes. Você terá que confrontá-las mais dia, menos dia.

Mas você sabe as respostas dadas por você, a cada uma das questões acima. Dependendo de como você as responde no seu coração, você ainda é um perdido.

Você pode e deve mudar essa condição ainda hoje, na verdade agora. Faça-o.

Ajoelhe-se onde estiver, em em secreto, ora a Deus que te ouve em secreto, dizendo:

Senhor, não o conheço, mas entre em minha vida, e revela-Te a mim, eu quero crer que o Senhor morreu sobre a cruz e ressuscitou para salvar-me. Perdoa meus  pecados e faça-me nascer de novo, a ter uma nova vida, a partir desse momento, pois sei que sou um pecador, perdido e merecedor, como todos os demais seres humanos da condenação eterna, por minha rebeldia contra Ti. A partir de agora quero ser uma nova pessoa, pelo que Tu fará em mim, e esse milagre eu recebo em teu nome Senhor Jesus, Amém.

Feito isso, se o fez sincera e verdadeiramente, Ele o Senhor o guiará a uma igreja para que cresça na fé e conheça mais do Senhor e da sua grande salvação. Amém.

Por Helvécio S. Pereira




De vez em quando, um ou outro anúncio completamente divergente da fé cristã evangélica é veiculado oportunamente em nosso blog. Trata-se puramente de um mecanismo do Google de incluir anúncios que se interrelacionem com o tema e assuntos abordados no blog. Trata-se algo normal, desde que aceitamos a possibilidade de adição de anúncios em troca, da gratuita possibilidade desse serviço na web que leva as nossas reflexões a milhares de pessoas. Se você é um crente saberá desconsiderá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos