Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 28 de agosto de 2010

DOIS LADOS

Resolvi aproveitando o tempo que não tenho muito ( na verdade tenho igual a todo mundo, vinte e quatro horas, o difícil é investí-lo da melhor maneira ) e além de visitar alguns blogs cristãos, embora não seja a melhor coisa a se fazer, raríssimas excessões, acompanhei uma controvércia acerca do fato de Jesus ter deixado de ser Deus ou não ter deixado de ser Deus, o fato de não saber o dia de sua volta e o porquê de o não saber.  Bate bocas a parte vi algumas coisas boas, outras nem tanto, de fato, no balanço geral talvez fosse melhor assistir uma partida de futebol pela tv. Fato é que a maioria, a grande maioria dos crentes, incluindo ministros estão loucos, se mostram néscios no que se refere ao espaço e o poder da mídia hoje, especialmente da web.

Em um blog de um irmão particularmente encontrei no seu perfil algo interessante: após anos tentanto achar para si mesmo a melhor definição para blog, desprezando a oficial para vender computadores ebanda larga, ele como crente, encontrou no formato do blog a melhor forma de fazer anotaações para si mesmo. Isso se mostrou para mim muito interessante, pois se tivermos essa consciência, não passaremos a escrever como críticos dos outros apenas, como denunciadores compussívos, como potenciais reformadores, como dedos duros, como fofoqueiros mais baixos, como idiotas irresponáveis que atiram balas perdidas e que se danem em quem pegar, como inconsequentes, mas como pessoas que anotam suas idéias para si, sendo responsáveis por elas, e comoessas se tornam públicas e "etrernas" sobrevivendo a nós mesmos, que ao menos possam causar o mínimo de dano as pessoas ( quiça nenhum ) e sejam positivas sem serem simplórias, verdadeiras ao inves de fantasiosas.

Bem, a certa altura, o link em um blog cristão me levou a gravação de uma pregação feita por um proeminente educador cristão, teólogo e pastor. Baixe-e o mp3 da mensagem e a ouvi toda, cerca de 39 mimutos, um pouco mais. baseada em Oseias 4:10 ou 12, não vou conferir agora enquanto escrevo, direfionada a uma congregação de irmãos que se conhecem, peloque entendi desde a juventude e portanto a décadas, exclarecia que milagres são feitos nas outras religiões pelos espíritos demoníacos. A mensagem era fundamentada nas Escrituras e irreprensível do ponto de vista bíblico, enriquecida com exemplos atuais reais. 

Tratava-se de uma igreja presbiteriana tradicional, calvinista. Os exemplos foram desde os que fundamentaram a fama de padre Cícero, passando por Fátima e Aparecida. Mas como sou macaco velho, imaginei de cara que a mensagem não era para aquelas pessoas, crentes tradicionais, afeitos a leitura  e estudo das Escrituras tal como deve ser...estariam alguns dos membros de décadas daquela congregação, dando uma pulada de cercas nas paróquias católicas? Os primeiros dezoito minutos foram uma descrição precisa do cenário bíblico e tempo do profeta Oséias e a sua relação com os milagres oriundos da teologia popular católica. Lá pelas tantas uma revelação: que a última reunião do concílio presbiteriano decidira que pessoas batizadas em duas igrejas, Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus deveriam ser "rebatizadas" após uma profissão de fé nas igrejas presbiterianas do Brasil, pelo menos as sujeitas ao tal concílio. Até aí tudo legítimo, correto e de direito, e que as duas igrejas em questão foram rebaixadas por esse concílio denominacional a condição de seitas e não mais de igrejas evangélicas. Legítimo por ser de direito interno mas um mico quando, indiretamente após longa explanação relaciona-se os "milagres do padim Cícero", de "Fátima", "Aparecida" e qualquer santo católico aos milagres pretensamente recebidos pelas pessoas justamente nessas duas igrejas, e um público que não corre o risco, por força do hábito  e da fidelidade, a não ir nem para a seara católica romana e nem para as duas igrejas neopentecostais.

Pessoalmente, eu não tenho nada com isso, mas se eu fosse ministro e pastor eu perguntaria a meu Deus: " Senhor, por que não me usas para operar atravpes da minha vida conforme a Tua Palavra diz que poderia operar através de mim, o que há de errado se tenho a doutrina certa, ao invés deles que erram  e inventam tanto?" Essa pergunta sincera e legítima não há  em mentes cativas por uma teologia ministerial que os afasta do verdadeiro entendimento.  O lógico, e já disse isso várias vezes em várias postagens anteriores, incluindo postei algumas vezes comentários diretos em alguns blogs, é que esses irmãos de cima de toda a sua correção esciturística, fossem usados por Deus, para fazerem obras maiores, maiores  que o Senhor Jesus, pois é essa uma de suas promessas estritametne bíblicas.  Durante décadas  quantas curas esse pastor pode relatar ocorridas em sua congregação por seu intermédio, pois isso também é bíblico.


Cômicamente o pastor a certa altura de sua pregação citou ter ouvido declarações de quem chamou apenas de "Edir Macedo" e suas declarações emseu programa de rádio dizendo que a nova igreja Universal a ser inaugurada, uma réplica do antigo templo de Salomão, com pedras trazidas de Israel e com uma pé direito, altura do templo, superior ao do Cristo Redentor, possibilitará que as pessoas sejam curadas simplesmente ao tocarem em tais pedras. O pastor afirmou a sua platéia e claro a todos os seus ouvintes virtuais ouvindo-o em qualquer tempo, que isso efetivamente acontecerá, e com base em todas as suas argumentações anteriores, não será Deus o promovedor dessas curas. Curioso também que em certo sentido ele, o pastor, fez inadivertidamente uma propaganda da igreja concorrente diante de seus irmãos de congregação.

Foram quarenta minutos de uma mensagem construida com o objetivo claro, falar mal  dos outros, e a razão não foi nenhuma inspiração divina, mas a reportagem da revista Época ( uma reportagem já abordada por mim em uma de minhas mais recentes postagens ) tratando da "Nova reforma protestante" com o depoimento e opniões da turam do contra, que curiosamente, também tem pontos teológicos altamente divergentes entre si e que em comum tem apenas uma sonora "dor de cotovelo" por suas denominações históricas, sua teologia aberta e suas práticas litúrgicas que beiram o ridículo não alcançarem número de adptos significativos.

Depois casualmente dei de cara na web com o Paulo Coelho dos evangélicos brasileiros ( não todos claro, nem a maioria ), o rev Caio Fábio, num vídeo produzido em um cenário de jardim para a sua "tv". Do alto de sua fleuma destila todo o veneno de quem conhece os bastidores  das lideranças mais proeminentes do cenário pentecostal, falando como consultor evangélico para assuntos aleatórios. Pode em muito ser verdade do que diz e ameaça dizer mais ainda, mas é um autêntico deserviço escancara as janelas e portas para que todos fiquem sabendo do lixo cristão-protestante, tanto novos convertidos como inimigos do evangelho. O interessante nessa história é que dificilmente você encontra na web denúncias no mesmo nível do catolicismo romano, e olhe o que não faltam são fatos de arrepiar os cabelos da orelha.

E as opiniões dos incautos? Cada uma mais absurda que outra, seja pró  ou contra alguém. O nível é demasiadamente baixo, chulo, nojento,néscio. Nada  cooperando para a edificação de ninguém, nem do crente, nem do convencimento do não crente. E toda essa gente vivendo do dinheiro das igrejas, direta ou indiretamente. E não é das igrejas que parecem explorar as pessoas que as frequentam... são dinheiro de igrejas médias, com duas centenas ou menos de famíllias,e esses ministros fazem o que gostam, pregam o que lhes convém e fazem o feijão com o arroz que lhes é conveniente fazer. salvar o mundo que nada, afinal Jesus não morreu por todos. Nada de fazer  o muito além do normal e esperado pela minha denominação e congregação.

Aí fui visitar o outro lado da questão, ver os blogs e vídeos dos que representam o outro lado, a outra prática, dos que são linchados pelos primeiros. Aí vi respostas, mentiras, desmentidos, defesas provavelmente verdadeiras, tudo. Um prato cheio para quem  se arvorar como juiz  e repartidor. Tudo escancarado como se todos estivéssemos tomando banho de frente para a rua  com uma parede de vidro. É essa  uma figura esclarecedora da capacidade da web de deixar todos nús diante do mundo e de espalhar, literalmente, toda a "titica no ventilador".

Não estou a dizer que a capacidade e o direito de discordar sejam legítimos para qualquer um, o que falta é bom senso, autocrítica, uma faculdade oriunda da natural maturidade. Com todo respeito ao ilustre  pastor presbiteriano e a todos os presbiterianos, é difícil hoje se batizar em uma igreja presbiteriana e ter que explicar se exigido as infindáveis heresias e posturas antibíblicas da comunidade presbiteriana mundial, as quais conhecidas, não carecem de serem  citadas e listadas no momento. Se já sou crente de qualquer igreja, se tornar um presbiteriano, estou fora. Só não é mais, pois ser metodista, luterano, anglicano no Brasil é como ser um ET, ninguém sabe o que é. Sou batista, pelo menos membro de uma  a décadas, mas nunca ao ser perguntado sobre minha religião, aliás só quando perguntado sobre qual igreja frequentava, respondia "batista". Sempre me considerei crente, mais que  "evangélico", "cristão", etc.


Se alguém fica constrangido e com "saia justa" por causa dos muitos escândalos e invencionices do chamados "evangélicos"  das igrejas pentecostais e neopentecostais saiba  que não são os únicos a causar constrangimentos a quem ama o evangelho e a Bíblia.Trata-se apenas que as muitas histórias terríveis de crentes tradicionais, de seus filhos não chegam a conhecimento público. Embora na minha opinião, Deus olha dos céus e procura outros elementos que o agradem e conhece os que são sinceros e dispostos a fazer que verdadeiramente tem que ser feito.


Outro fato curioso, é que se você visita sites cristãos tradicionais e reformados ( há exceções e não pretendo ser injusto com as exceções que não são exatamente poucas), quase sempre críticas e controvércias refletem o tom predominante. Algo que gera dúvidas, incertezas, calunia alguém, tem endereço certo, pessoas que nem tomarão diretamete conhecimeto do que dizem. Espaços que poderiam ser usados para falar das bençãos espirituais e intervenções divinas em seus  próprios arraiais, são despendidos, inteligência e energia, de forma irresponsável, na minha opinião.

Eu deixo claro as minhas posições nesse blog, pois são registros meus, para mim principalmente, para serem revistos por mim em qualquer momento, até para uma autoavaliação. Contudo, como a web é uma janela aberta, um testemunho do que eu disse alguma vez e que dificilmente poderá ser totalmente apagado, avalio cada coisa que escrevo e pode ser que , as vezes legítimamente, eu me exceda vez ou outra. Como todos estou a usar e abusar de um apossibilidade para benção e para maldição e que muitos infantilmente não param para avaliar, como cristãos, da repercussão de suas palavras e idéias, principalmente aos neófitos na fé, ou até aqueles que ainda não conheçam ao Senhor.

Aí visitei o blog de quem eles se ocupam em falar. Só mensagens positivas capazes de gerar esperança em quem por acaso tiver acesso a tal espaço virtual na web. De cara um ex-mendigo, morador de rua, que hoj eéum empresário bem sucedido. Mas os mesmos torceriam o nariz, afinal nãoseria benção em qualquer lugar do mundo, em qualquer igreja, motivo de alegria entre todos os membros da congregação? Mas os tais teimam em ter "um controle de qualidade" do trabalho dos outros, coisa que não seria  de nossa preocupação, pois está escrito que Deus provará o trabalho de cada um, o que for palha será consumido.

Bem gosto de fatos e menos blá-blá-blás. Deixo as fotos e  um depoimento( para mim mesmo ) de cinco mil novos batizados na África ela IURD. Muitos podem pensar que concordo em cem por cento com todas as coisas que a Igreja Universal do Reino de Deus ( mas poderia ser outra entre tantas ) faz, não concordo pois pessoalmente não diria e não teria certas práticas bem como também não estou a fazer nem a milésima parte do que eles eventualmente estejam fazendo de certo. Da mesma forma não engulo toda a arquitetura teológica calvinista, por exemplo, para mim tão estranha quanto alguns procedimentos dos neopentecostais.


Você pode dizer que são diferenças e supostos erros de natureza diferentes, e de fato o  são. Provoco irmãos calvinistas e reformados, provoco no bom sentido, levando-os a refletir legítimamente, o porquê de não realizarem as grandes obras a que somos todos animados a fazerem, segundo as mesmas Escrituras.  Eles não respodem e transferem a questão para o poder de satanás em enganar a s pessoas. E o poder de Deus para fazer tudo o que lhe apraz onde fica? Só por que os reformadores não tiveram a compreensão  da cura, dos dons espirituais e se concentraram muito apropriadamente na restauração do evangelho da graça?


Eu pessoalmente, dou glórias a Deus pelos irmãos calvinistas ( cito-os como exemplo apenas ) e por todos os demais que se dispõem a amar e a seguir ao Senhor. Eu sei que há não poucas diferenças, na verdade muitas, entre os muitos irmãos que professam a fé no Senhor Jesus, mas louvo pelo encontro de cada um com o Senhor e o seu amor e fidelidade ao mesmo Senhor.  Quanto ao entendimento é diverso e de níveis diferentes. Quem pode julgar-nos a nós todos é somente o Senhor. Ele é Senhor e juiz. Nós não. Nós temos apenas uma obrigação: fazer o melhor que pudermos, já que conhecemos a Sua Palavra.

Veja abaixo algumas  fotos e um depoimento simples de um dos 5000 batizados em um único lugar, uma praia, e tire você as conclusões e lições  que achar mais convenientes, sabendo que o julgamento é seu. Pode ser um juízo correto  ou injusto, é com você. Lembre-se que é trata-se da África onde em muitos lugares  se mata pastores e padres, qualquer convertido, queima-se igrejas e perseguem e restringe o pensamento e ações de cristãos incluindo católicos. Não é o Brasil em que temos a oportunidade de escolhermos livremente que tipo de religião preferimos professar e praticar. Críticas são possíveis sim, claro, e direito de fazê-las é legítimo. Vá e faça melhor, esse é o desafio, também legítimo.

"No domingo, dia 9 de agosto, aconteceu em Moçambique uma cerimônia coletiva onde mais de 10 mil pessoas se batizaram em todo o país. Somente na praia Miramar, localizada na capital Maputo, o bispo João Leite, responsável pelo trabalho evangelístico na região, coordenou a cerimônia para mais de 5 mil pessoas. “Deus tem enviado muitas almas para as igrejas aqui em Moçambique e, por isso, resolvemos realizar um batismo em todo o país. São pessoas recém-convertidas que foram batizadas pela primeira vez. Como nas igrejas ainda não temos local para batizar, tivemos que realizar o batismo na praia, devido à quantidade de pessoas que queriam se entregar a Jesus”, explica o bispo.
O editor de vídeo Alessio Meque, de 24 anos, foi um dos que assumiram o compromisso com Deus, neste dia, junto com a multidão. Ele conta que frequentava a Igreja havia algum tempo, porém não se sentia preparado para o batismo, até entender o que o ato realmente representa. “Após assistir a uma pregação, passei a entender que o batismo simboliza uma aliança, uma entrega, a decisão de fazer a vontade de Deus”, declara.

Após sair das águas, Meque percebeu mudanças no próprio comportamento e deixou de ter atitudes carnais que desagradavam a Deus. “Agora eu me sinto mais leve e diferente. Eu aceitei o Senhor Jesus como meu único e verdadeiro salvador e me batizei. Desde então, minha vida ganhou um novo sentido e estou muito feliz”, finaliza."




Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos