Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FÉ OU OPINIÃO?



A Bíblia declara, não dando margens a dúvidas que, "a fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem e que se esperam" ( Hebreus  11 :1     ). Esse texto é bastante conhecido pelos cristãos e o que mais joga luz sobre a natureza e o caráter da fé genuína. O texto  literal encontrada na Bíblia versão João Ferreira de Almeida:

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, {e} a prova das coisas que se não vêem."

A Fé foi objeto de observações do Senhor Jesus referente a vários tipos de pessoas diferentes, desde os fariseus, habitantes de Gerazim e Betsaida, e a própria cidade de Jerusalém. Jesus chamou alguns de "homens de pouca fé"  e outros de descrentes, referindo-se a eles dizendo diretamente:  "porque não credes".  Pouca fé, sem fé alguma ou fé exemplar como a do centurião romano do qual o Senhor Jesus se referiu dizendo: "nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé".

Logo alguns tem pouca fé, outros nenhuma e alguns poucos apresentam um fé maior, excepcional que agrada a Deus. Há que defenda que também as pessoas tenham fé e que apenas a direção que dão a sua fé é que diverge. Eva deu crédito, creu, na palavra de Satanás em detrimento da fé no que Deus já havia dito. Portanto acreditou em Satanás e não creu no que Deus lhe havia dito. Semelhantemente Adão na sua omissão, manifestou um tipo de fé na palavra distorcida proferida por Satanás. A questão não foi falta de fé, mas fé na direção errada.

Mas a razão dessa postagem é considerar a diferença entre a fé como reflete o texto bíblico ou um simples assentimento a uma posição, a um modelo, a compreensão particular. Muitos crentes têm posições compreensívelmente divergertentes acerca de uma questão ou outra em que visivelmente os dois não podem estar certos sobre o mesmo ponto ou colocação. Cada defende que a sua posição é legítimamente uma posição baseada na fé, e com base nessa fé nem consideram uma revisão crítica de sua posição. Afinal para eles a sua posição distinta e particular é fruto de uma fé bíblica e portanto irrefutável. 

Porém nem todas as nossas posições podem ser enquadradas na categoria da fé bíblica, descrita no texto de Hebreus  :   . "O texto afirma que a fé é a certeza  das coisas que não se vêem." A ênfase do texto não é na fé mas o objeto da fé. As coisas "que não se vêem" constituem o elemento mais importante no texto e não a fé em si mostrando que não basta crer em qualquer coisa, mas nas coisas que de fato existem e são reais. Cremos em um Deus real, em um Salvador real, numa Redenção real. São verdades factuais e não imaginárias. 

Alguns crêem fielmente na reencarnação, no "status" quase divino de Maria, em "santos", no profeta Maomé, em Buda, e em teologias absolutamente complicadas, em astrologia, passes, espíritos, livros psicografados, profecias de Nostradamos, Ets, etc. Esse tipo de crença poderia segundo muitos, ser enquadrado como fé genuína mas não o é, comparado com o texto bíblico em questão, pela razão simples que não são coisas concretas, que existem, que são de fato, pelo menos como são compreendidas pelos adeptos e simpatizantes dessas crenças. A Fé bíblica, se baseia em fatos reais ou em dados reais, e não em coisas prazeirosamente imaginadas. As outras "fés" embora seus objetos de fé sejam inexistentes, trazem um prazer real aos que a confessam e propalam.

Trata-se portanto de uma opinião e não de fé. Entre nós crentes, tal avaliação é a mesma. Muitas vezes uma opinião é apenas travestida de fé. Não é fé pois o objeto da referida fé não é real, no sentido de ser o que a Bíblia declara. A Fé bíblica, em algo declarado pela Bíblia, é uma fé com resultados, a fé com obras, pois a "fé sem obras é morta" asseverada pelo Apóstolo Tiago. 

E a fé nos acontecimentos  futuros, escatológicos, como saber que se trata de fé genuína e não uma simples opinião se ainda não se cumpriram e muitos se encontram tão distantes? As profecias bíblicas são como cadeias de montanhas que se estendem como elevações umas, por detrás das outras, que só se tornarão claramente compreensíveis, cada uma no seu devido tempo. A ânsia faz com que tenhamos a ilusão de  domínio sobre o seu conteúdo e que  possamos explicá-las antes do tempo, nos seus mínimos detalhes. Na maioria das vezes são apenas opiniões legítimas mas somente opiniões. O pior é que, centenas de livros com centenas de páginas, são escritas com base em pobres opiniões pessoais.

No que se refere a fé legítima não há que reparar, consertar-se, mas com relação as nossas opiniões, temos que reformulá-las muitas vezes, e na verdade é o melhor que façamos honestamente. A Bíblia traz opiniões de seus escritores e o próprio Apóstolo Paulo afirmou certa vez, " isso digo eu, não o Senhor" com relação a determinado assunto. Da mesma forma, nós como crentes vivendo no século XXI , temos direito legítimo de expressar opiniões, fazem parte do nosso crescimento e pode refletir o nosso esforço em aprendermos assuntos consernentes à igreja, a pregação e testemunho do evangelho, as nossas próprias vidas, etc. Porém não podem ser inadvertidamente rotuladas como fé autêntica e claro, exatamente  por isso, nem ser impostas aos outros.

Ora, sem fé {é} impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. ( Hebreus 11:6)

Finalmente a fé genuína é elogiada pelo Senhor e produtiva, redundará em algo, uma intervenção sobrenatural por parte do Senhor. Vemos essa manifestação e o agrado de Deus em vários textos que registram variados e corajosos atos de fé  genuínas em toda a Bíblia. A opinião é apenas uma massagem no ego, redundando em apenas uma posição fixa acerca de algo. O resultado pode ser desde uma simples divisão até inimizades cruéis mesmo entre crentes. Já a fé em questões pontuais e importantes, pode ser resultado de uma mesma atenção a esses mesmos pontos importantes, igualmente claros a todos os que crêem.

A Bíblia adverte que tudo o que não provem da fé  ( não de fé ) é pecado. Sejamos prudentes com nossas opiniões e posicionamentos ainda que legítimos. O sábio Gamaliéu deixou-nos o bom exemplo ( interessante que a Bíblia trata até dessas questões, aparentemente menos importantes ) de que o tempo provará se tal obra é ou não de Deus. Aparentemente, cinco, dez, quinze, vinte anos, até mais é muito para a nossa paciência e aprendizado, mas não para Deus. Para Ele mil anos são como um dia e um dia como mil anos. Heresias ou renovações espirituais genuínas se mostrarão verdadeiras, bíblicas ou heréticas, espúrias, porém sem a nossa pressa costumeira e ansiosa por juízo, julgamento do outro.

Abster-se de opinião seria então a melhor atitude? As vezes sim e as vezes não. Normalmente não avaliamos bem os resultados e lembremos que Jesus afirmara também que o joio e o trigo estão juntos, "cuidai para que intentando cortar o joio cortai também o trigo", parafrazeando o texto bíblico original. Ainda finalmente a fé para salvação, não é apenas uma opinião simpática ao que alguém acha que a Bíblia diz ou afirma, mas a própria revelação Bíblica, quase sempre antipática segundo as nossas mais humanas expectativas: não gostamos exatamente de nos humilharmos, de nos arrependermos e deixar coisas que Deus nos pede para deixarmos ( vide o jovem rico ). 

Outra coisa é nos deixarmos subjugar por opiniões de grupos que representem poder sobre as nossas vidas, poder religioso, poder teológico, poder financeiro, que de algum modo nos conferem alguma segurança material ainda que legítima. A nossa fé tem que estar somente relacionada ao nosso  Deus, Salvador e Senhor, baseada na compreensão simples e clara dada universalmente em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Alguém pode asseverar e os pressupostos individuais, culturais, advindos da própria educação e cosmovisão anteriores? A fé jenuínamente Bíblica nasce da contemplação do que Deus é, conforme revelado nas Escrituras, uma perfeita e original, não uma adaptação do Deus apreendido dentro do catolicismo ou do islamismo, ou de compressões espírito-cristãs ( algo improvável ),etc, tal qual uma criança reage apresentada a algo novo e que escapa a sua limitada compreensão.

Finalmente lembremos das palavras do Senhor: 'Tende fé em Deus,tende fé também em mim ", não apenas opiniões, com certa vez arguiu Ele a seus discípulos: "O que dizem de mim?", e "Vós o que pensais de mim?" ao que Pedro prontamente se levanta e faz uma confissão de Fé, sobre a qual seria edificada a Sua Igreja. Sobre o alicerce de uma Fé com "F" maiúsculo, uma fé genuína.

Por Helvécio S. Pereira









De vez em quando, um ou outro anúncio completamente divergente da fé cristã evangélica é veiculado oportunamente em nosso blog. Trata-se puramente de um mecanismo do Google de incluir anúncios que se interrelacionem com o tema e assuntos abordados no blog. Trata-se algo normal, desde que aceitamos a possibilidade de adição de anúncios em troca, da gratuita possibilidade desse serviço na web que leva as nossas reflexões a milhares de pessoas. Se você é um crente saberá desconsiderá-lo. 






LEMBRE-SE: NÃO HÁ OUTRO NOME DADO NOS CÉUS OU DEBAIXO DOS CÉUS PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS. PORTANTO JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS. QUE VOCÊ CONHEÇA ESSA VERDADE E FAÇA DELE  ( JESUS CRISTO ) A ÚNICA PESSOA E O ÚNICO NOME ATRAVÉS DO QUAL DIRIGIRÁ SUAS ORAÇÕES A DEUS O PAI. DEUS O ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos