Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 24 de agosto de 2010

GUARDANDANDO A FÉ

Ao que não conhece a Deus e não crê nas Escrituras comumente chamamos de incrédulo. Incrédulo é aquele que não crê. De fato um incrédulo qualquer crê em muitas coisas: crê em si mesmo, crê em outras pessoas e em outras coisas para as quais seu pensamento, sua mente, tem prazer em acalentar certas idéias. dificilmente encontraremos, talvez nem exista alguém que não tenha fé. a fé é uma dádiva de Deus ao homem, e quando direcionada Aquele que é digno de toda fé, de toda confiança, ela então está sendo exercecida na pessoa e nas coisas certas.

A fé genuína vem, segundo as próprias Escrituras, a Bíblia sagrada, a Palavra escrita de Deus, vem, nasce no coração do homem, e é corretamente direcionada exatamente por ouvir essa mesma Palavra de Deus. Isso acontece quando qualquer outra pessoa, conhecedora desse Deus, prega parte da Bíblia, da Palavra de Deus, explicando a mensagem contida nela. Aí ocorre um milagre,e nasce a fé no coração dessa pessoa. Curioso é o fato disso só acontecer quando alguém que já conhece, testemunha e fala dessa Palavra de Deus. Muitas vezes, eu já vi, pessoas lendo a e explicando a Bíblia, em locais onde a Bíblia não é crida e nada acontece.

Por exemplo eu e minha mão fomos kedercistas muitos e muitos anos, e lembro-me muito bem que uma pessoa bem intencionada separou um dia na semana, para numa sala , do prédio da União Espírita que frequentávamos, ler textos da Bíblia para pessoas interessadas, enquanto em outras salas havia desenvolvimento, passes, homeopatia, palestras sobre mediuinidade, etc. Mas essa pessoa embora bem inclinada e intencionada,apenas acrescentava uma possibilidade de acesso a Bíblia como informação apenas. Ourto exemplo dentro do próprio catolicismo romano essa possibilidade era dada a pessoas interessadas por leigos e padres inclinados a oportunizar essa infomação as pessoas. Um dia desses vi um muçulmano em seu blog, fazendo estudos sobre o evangelho de João, e dando várias explicações de conhecimento universal a respeito da Bíblia e do cristianismo, embora o seu objetivo era provar a não divindade de Cristo. Da mesma forma, há um blog espírita que de todos os modos tenta mostrar que a Bíblia não condena o espiritismo. O tutor desse blog estudou bem a Bíblia e várias vezes recorre as línguas originais para intentar provar a sua opinião. Por esses e por muitos mais exemplos reais, não basta lera Bíblia sem apostar que Ela tem algo a lhe dizer e que esse algo deverá fatalmente modificar as suas convicções naturais baseadas no censo comum ou na sua particular cosmovisão.

A Fé genuína e portanto Bíblica nasce da Bíblia e do que ela nos revela de novo desvendando-nos uma realidade e possibilidades até então desconhecidas. O corração e rasgado, a mente aberta e sinais se manifestam como prova de sua veracidade. Há libertação, mudança de pensamento e de hábitos, valores  e prioridades. Nenhuma religião, ideologia, cultura e educação consegue tal nível de transformação que atinge o mais íntimo do ser. a religião ainda que cristã e ainda que evangélica, algo plenamente desejável, por si só produz um tênue verniz e acabamento piedoso. Não escreve uma nova história, não concretiza promessas a todas as gerações depois de si, e não se materializa como prova inconteste do toque pessoal de Deus na vida do crente.

Essa experiência, essa fé não é uniforme e não acontece com as mesma intensidade para todas as pessoas. A quem muito se perdoou, esse  muito ama. A quem menos se perdoou menos esse ama ao seu Deus, infelizmente. A medida seja a sua fé. Disse Jesus a uma das pessoas curadas por  Ele em Mateus 9:29 : "Seja-vos feito segundo a vossa fé" Várias ouras vezes o Senhor Jesus criticou a falta de fá, a pouca fé, a dúvida após a fé, e a qualidade da fé a despeito da quantidade ( Mateus 17:20 ) o tão conhecido exemplo da fé como o grão de mostarda.

A fé é racional, é lógica, basea-se em fatos, em uma realidade. Fé na  Aparecida, uma das imaginadas personalidades de Maria para o católico romano, não é fé,pois ela  Aparecida
ou Maria como se supõe, como entidade semi-divina, não existe. Logo  não é fé é apenas imaginação, vaidade, coisa vã e que nenhuma  consequência real virá daí a não ser um prazer mental mentirosamente acalentado pelo que escolheu crer na mentira. Assim Buda, ou qualquer outra pressuposta divnidade inexistente   ,pode ser objeto de fé genuína, pois de fato não existem e não podem realizar nada em tresposta a uma fé vã, que de fato não é fé de fato.


Mesmo no que concerne a fé genuinamente bíblica, não basta dizer creio, enquanto o coração diz  la no fundo " nãoé verdade, não pode ser assim". Embora racional, lógica, estabelecendo relações entre coisas  reais, numa situação concebível, só pela cultura, pela escolaridade, pela informação pela informação, não se chega a fé espiritual. Pessoas simples, pecadores, manifestam na maioria das vezes um tipo de fé que cristãos letrados e educados nas minúcias do cristianismo não conseguem alcançar. O próprio Senhor Jesus afirmara certa vez que meretrizes e publicanos entrariam adiante dos fariseus, pois criam e eles não. Quem eram os fariseus, pessoas, homens educados nas minúcias da religião judáica, com as melhores infomações acerca do verdadeiro Deus.

Depois de se ter fé, deve-se "guardar a fé". De fato, segundo a Bíblia pode se perder a fé por várias razões:

             Perder-se o foco, significa olhar para outras coisas, para outra direção que não a direção inicial. afinal com os  anos, com a vivência religioso nos tornamos aparentemte "mais experientes", tendo muito mais a falar do que aprender e isso é muito, muito perigoso. Durante mais de três décadas vi muitos crentes fervorosos, com testemunhos maravilhosos de vida, de dedicação, de transformação que passaram a priorizar outras questões dentro da vida cristã. Questões legítimas, nada de pecado, de escândalo, mas ai, a experiência primeira, dos primeiros dias de vida com o Senhor, da conversão, das primeiras lágrimas, orações e louvor, das primeiras mensagens ouvidas, já não tinham o mesmo valor. Já não viam a igreja,os irmãos, as conversões, as pregações com os melhores olhos e ouvidos. Perderam ou mudaram perigosamente o foco.

            Amar o mundo. As coisas de Deus e todos os assuntos relacionados a Ele passam parecer chatos frente aos assuntos e ao brilho do mundo. Quero dizer que a igreja pode ser chata eventualmente sim. Igreja não é clube, associação de amigos com interesses comuns, lugar de encontro, e é até bom que nem sempre tenha os melhores atrativos. Pois os atrativos são culturais, temporais e plenamente secundários. Não espere sentir-se bem toda a vez que se arruma para ir a igreja ou que sai dela após uma reunião. Quem tem que tentar agradar-lhe e cativar-nos é o mundo e tenha certeza ele, o mundo se esforça para isso. Conheço igrejas cujas reuniões são um desastre. Outras um show de perfeição, outras ainda um tédio. Outras cômicas, outras exemplo de organização e planejamento, outras de  improvisação. Já vi pessoas serem verdadeiramente tocadas  alcançadas em todas elas e pessoas que jamais  se converteram também em nenhuma delas.  O mundo não tem nada a lhe dar melhor do que a melhor igreja e nem da pior. Não é essa a comparação. Não ame o mundo nem as coisas que nele estão, pois o amor de Deus não estará em você. Jamais caia no erro de fazer essa comparação.

Fuja do que não aumenta a sua fé. Controvércias não contribuem para a fé definitivamente. Não temos que saber tudo, temos que saber o que cada um de nós suporta, dá conta de saber. Determinada informação para mim pode ser útil, para o meu irmão pode ser desastrosa. Aquela fé que te uniu  ao Senhor é a que é suficiente. Não a submeta a nenhuma sabatina inútil. Não entre em nenhuma discussão enfadonha. Com relação a incrédulos aprenda a seguinte grande lição: você não tem que provar nada a ele. ele se quiser busque as provas para a sua incredulidade, se as puder achar. Ninguém irá se converter por que você conseguiu provar que está certo. Você já está salvo graças a fé que você já tem. Apenas ore pelos que ainda não crêem,você não lhes deve prova alguma. 

Milagres não são para os outros embora contá-los possa significar muito para alguns. Milagres são para você e não para os outros. Minha esposa tem um coração novo, um coração que já foi condenado com toda propriedade, com  exames e avaliação médica.  Sem cirurgia, sem um corte, sem ter-lhe aberto o tórax, ela não tem nada. Maria guardara tudo em seu coração diz a Bíblia. as experiências pessoais são a prova para a fé pessoal do crente. Por isso embora racional, inteligente, a fé sem obras, sem coisas que acontecem de fato, é morta. A fé não é algo apenas teórico. Há finalmente um testemunho pessoal,uma prova pessoal gratificante, certa e esse conjunto de convicções e experiências é que finalmente devem ser guardadas até o dia que estaremos diante do Senhor, na eternidade. Corroboram para a conservação e guarda da fé a leitura e estudo diários da Palavra de Deus e a comunhão com o nosso Senhor e salvador através das orações  feitas diariamente,onde e como estivermos, andando, trabalhando, antes do sono, ao acordarmos, ao dirigirmos, no ônibus e até no leito com o cônjuge. Afinal se o meu Senhor não puder estar então eu também não devo estar. Não há como ocultar aspectos da minha vida dEle. Ele é finalmente meu Redentor, Salvador e Senhor. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos