Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A NOVA REFORMA PROTESTANTE, uma análise da matéria da Revista Época




Muitos crentes, iniciamente ficam felizes quando uma reportagem de capa, de uma revista de circulação nacional é relacionada aos evangélicos. Isso sempre e por dois motivos: o primeiro pouco provável e sempre incompleto, é quando valoriza uma ação evangélica; outra quando um escândalo atribuido geralmente a um grupo, ou igreja rejeitado e até odiado, por parte da população protestante é desfiado publicamente.

Falar sobre evangélicos de um modo geral se tornou um negócio lucrativo a partir da tentativa da mídia de destruir a Igreja Universal, e isso não apenas uma opinião, é fato. Todas as edições que traziam como matéria de capa reportagens referentes á igreja esgotavam rapidamente das bancas.  Outras igrejas tiveram as suas denominações como alvo, uma delas foi a Renascer em Cristo. Sem entrar no mérito de cada matéria, dos fatos relatados e pessoas entrevistadas e demais depoimentos, que ninguém se enganem o propósito é a desqualificação da fé evangélica como um todo, ou pelo menos de sua parte sobrenatural.

Agora a revista Época traz uma nova reportagem. O destaque são os evangélicos e denominações não alinhados com as denominações mais conhecidas pelo público em geral. O que seria normal e plenamente justo, pois estaria dando voz e destaque, a quem não tinha sido reconhecido, tem endereço claro que é o de impedir que as denominações, ministérios que estejam a seu modo influenciando a sociedade, ou pelo poder econômico, ou pela influência política. Oferecendo uma outra alternativa aparentemente os objetivos podem, em tese, serem alcançados.

Vale ressaltar, que a prática alternativa e em nada nova, aparentemente se coloca com a alternativa correta e solução aos não poucos desvios apontados nas mega igrejas e movimentos neopentecostais e pentecostais, pegando por tabela as denominações tradicionais renovadas ( batistas, presbiterianas, metodistas e outras ). A novidade em nada nova consiste em desvios igualmente perigosos conforme alinho abaixo:

Busca por uma "certa elite intelectual" conforme declarado pelo entrevistado, o sociólogo Ricardo Mariano, defendendo uma prática de um "pastor que não pode proibir nada".

Um pastor  ( Kivitz )declara: " as pessoas não querem dogmas, querem honestidade". Um pastor não sabe a diferença entre uma coisa e outra e o lugar de cada uma?

A contradição interna é patente, quando um grupo de outros insatisfeitos afirma na Marcha para Jesus: "Jesus não está aqui, ele está nas favelas". Mas não era uma busca pelas elites intelectuais?

A valorização dos blogs evangélicos que tratam de assuntos seculares e religiosos, algo legítimo, sob a  bandeira do pretenso " rompimento com o ostracismo da igreja histórica tradicional e entrar em diálogo com a cultura e com os ícones e pensamento dessa cultura". Vale lembrar que os blogs que mais descem o pau nos pentecostais e neopentecostais são tradicionais ou reformados, não constituem igreja histórica tradicional?

Propostas que tem apelo mais pela curiosidade ganham espaço como a publicação da "Bíblia Verde", com laminação biodegradável, papel de reflorestamento e encarte com textos sobre sustentabilidade feita pelo Instituto Gênesis, que embora inofensiva se iguala a outras publicações feitas por pentecostais como a Bíblia da Mulher, etc. Nada de novo portanto.

Na música, artistas que afirmam que a música feita por eles é apenas "música feita por cristãos" A ênfase é negar qualqeur ligação com a denominação e com  o que acontece somente entre as quatro paredes do templo, palavras de um pastor presbiteriano.

Um dos pastores  entrevistados cita Marx e Freud na sua alternativa para suprir as carências ( leia-se econômicas ) da sociedade.

Exemplo americano em contraposição a alternativas legitimamente brasileiras, um modelo de quarenta anos atrás, "uma igreja para quem não gosta de igreja" . A mesma mídia nunca mostrou o lado positivo de ministérios americanos como Rex Humbard por exemplo, que influenciou positivamente milhões de evangélicos no Brasil. O pastor Ed René Kivitz afirma que o seu compromisso é com "a multidão de agonizantes". Mas que multidão? as igrejas que atingem multidões para o bem ou para o mal é que usa a mídia. Não seria pretensão e uma contradição?

Desprezo a uma liderança que orquestre o "novo"  movimento, ênfase a diversidade entre as várias  diferenças teológicas, culturais e denominacionais e de seus ideólogos (??) Os neopentecostais possuem tantas diferenças não era a hora de começar a ser respeitoso na diversidade? Sãoa firmações do teólogo , professor universitário, e pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro do Limão, Ricardo Quadros Gouveia.

Despir quanto possível , e a revista os chama de "pensadores", os ensinamentos cristãos de todo o aparato institucional (!!!). Para esses a igreja evangélica no caso, chegou ao século XXI, tão encharcada de dogmas, tradicionalismo, corrupção e misticismo quanto a igreja católica romana. Sério? de onde eles tiraram tal afirmação? afinal boa parte são batista tradicionais, presbiterianos, anglicanos, quer mais tradicionalismo que isso? A afirmação é do pastor Miguel Uchôa, da "Paróquia Anglicana Espírito Santo", nome bastante tradicional não parece? Ele mesmo acrescenta: "é difícil conviver com tanto formalismo e tão pouco conteúdo". Não pode ser na Igreja Universal ou Quadrangular que ele estava pensando, pois formalismo não é o defeito dessas denominações. Será na dele?

Uchôa é entusiasta do movimento inglês "Flesh Expressions", cujo bordão é uma igreja mutante para um mundo mutante. Reuniões em cafés, praias, pistas de skats, etc. Mas cadê a "novidade", se isso é acrescentar alguma coisa, a Igreja Renascer criou o Vale-tudo gospel para evangelismo, a Igreja Universal, o drive-tour para oração para as pessoas que passam perto da igreja e a mais de trinta anos uma igreja americana funcionava com reuniões em um  espaço tipo drive-in. Que revolução é essa? O seu combate é a toda forma de hierarquia então porque não deixa de ser anglicano, uma igreja tradicionalmente tão hierárquica como a católica romana e com origem absolutamente espúria históricamente?

Sermões não são sermões, são chamados de "palestras" com aspas na própria reportagem. Já há igrejas sem templo, as reuniões são em salões, casas,  e a igreja se auto intitula como"comunidade".

Aboliram os dízimos e as ofertas (!!!) mas dízimo não é bíblico? Os sermões chamados de "palestras" são feitos com recursos multimídia com um MacBook ( deveriam usar um Linux ). A meditação "bíblica" dominical é comumente ( quase sempre ) ilustrada por uma crônica de Luis Fernando Veríssimo ou uma "música ", correto seria canção, de Chico Buarque de Holanda.  Prática de dois pastores Anglicanos.



A afirmação que a verdade bíblica  segue divulgada em formatos ultrapassados, e que pregadores formados em seminários "passam a vida oferecendo respostas  a perguntas que ninguém mais faz." Só se for na igreja dele. Aliás uma análise sociológica dos pentecostais e neopentecostais é exatamente o contrário: são eles acusados de investirem nas necessidades urgentes das pessoas, vida amorosa, estabilidade financeira, independência, etc.


Uma coisa ficou clara nas declarações desses "novos reformadores", nem tão novos assim: o rompimento declarado com a face mais visível dos protestantes brasileiros, os neopentecostais. Se gabam de "atrairem gente com formação universitária e que nos consideram como pensadores", afirma Ricardo Agreste.

O combate a heresias aventadas pelos neopentecostais seria esperado por grupo de crentes com melhor nível cultural e educacional e teologicamente sério, mas as diferenças de dogmas ou de doutrinas não é o que enfatizam, querem apenas substituir as hierarquias instauradas, pela deles, claro, desejam ser os novos guias religiosos de uma multidão não católica. O interessante que nesse mesmo grupo estão arrolados combatentes audazes contra a chamada "macumba para evangélico" da Igreja Universal do Reino de Deus. Esses se sinceros poderão conviver com um cristianismo sem dógmas, sem templos, sem sermões, sem hinologia, sem teologia, etc, como o teólogo Augustus Nicodemos Lopes, chanceler da Universidade  Presbiteriana Mackenzie . Aceitará  a declaração do pastor da Igreja  Batista da Àgua Branca, Ed René Kivitz, que afirmou que as pessoas não querem mais dogmas, querem autenticidade ( que autenticidade seria essa ? )

Aceitaria ele, Augustus Nicodemos Lopes, a quebra e anulação de qualquer hierarquia, ainda que legítima na igreja? Sem "ungidos", sem "culto show", as reuniões são formais. O triunfalismo Antigo testamentário é evitado intencionalmente como "vitória", " vingança", " peleja", "guerra"," maldição ", etc. Pelo visto  o Antigo testamento será todo trocado por crônicas  de Fernando Veríssimo e poemas de Chico Buarque. Igrejas não são mais igrejas mas "comunidades". Os cultos não são mais cultos mas "reuniões" ( Na IURD já é assim a muito tempo! cadê a novidade? ). Evangélico não: agora é usado o termo "cristão".


A reportagem colocou uma conclusão interessante: Segundo o sociólogo Ricardo Mariano ( PUC-RS ) "o embate é natural e as lideranças históricas, desde o final da década de 1980, se levantaram para desqualificar o movimento neopentecostal. Só que não há nenhum órgão que fale em nome dos evangélicos ( ainda bem !) então nenhum grupo tem autoridade legítima para dizer o que é uma legítima igreja evangélica".

Minha opinião:


O Senhor Jesus afirmara que escândalos haveriam e os há mesmo no arraial tradicional. Adultério, homossexualismo, estupro, desvio de dinheiro, etc, todos "pecados" tão rejeitados socialmente. A igreja não é um clube, um espaço para interrelações ainda que supostamente espirituais e cristãs. Nesse quesito o cristianismo seja a pior das religiões institucionais. A Igreja de Jesus faz a obra de Jesus e que em nada guarda a aparência com a melhor e mais  concebida comunidade pseudo cristã. A verdadeira igreja de Cristo não é nenhuma neopentecostal em particular e nenhuma dessas comunidades alternativas. Pelo menos sabem-se o que os neopentecostais dizem que crêem e essas novas igrejas sem dogmas, sem lideranças, mas com "pensadores", que caminhos e a que níveis de perdição conduzirão certamente? Bom para o catolicismo do qual essas "comunidades" sem perceberem estarão mais próximas e assim finalmente estarão inclusas em uma hierarquia e ditadura espiritual mais grave. Finalmente nada de novo e ai daqueles que se deixarem serem levados por mais esses ventos de pretensa novidade.

Por Helvécio S. Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos