Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 31 de outubro de 2010

JOGANDO COM AS PALAVRAS

Eu até pensei em omitir-me de algum comentário relacionado a discussão, mas decidi não fazê-lo em nome do esclarecimento a quem possa interessar as informações para construção de um julgamento. Boa parte dos cristãos, infelizmente não todos, sabem o quanto o conceito de livre arbítrio é combatido pelos irmãos calvinistas. de fato é o calcanhar de Aquiles da doutrina calvinista e como tal fica impossível sustentá-la em todos os seus pontos, se ele, o livre-arbítrio, existir. Até aí é algo bastante compreensível, mas jogar com as palavras para convencer-nos de algo dito  não seja exatamente o que é dito enfática e repetidas vezes já é demais.  

Encontrei em um blog de um irmão calvinista a abordagem do assunto feito da forma descrita a seguir. primeiramente foi colocada uma frase me destaque com a seguinte informação:

"Eu creio que o homem seja livre para fazer  tudo o que desejar o seu coração." 

Assim posto, o autor do blog nos faz a seguinte afirmação: "nenhum calvinsta vai dizer que essa frase é falsa, todos cremos que essa frase é verdadeira." e conclui: " o que não podemos dizer, baseados nela,  é que o homem tenha livre-arbítrio."

Tratou-se de fato numa articulação elaborada para trazer qualquer interlocutor para dentro de seu raciocínio e aí conduzir o seu pensamento cativo para finalmente, esse é o único objetivo, descredenciar a temida idéia do livre-arbítrio, que se for verdadeira, ou até algo próximo disso,  se traduz num duro golpe a toda estrutura da eleição e da rejeição antecipada do homem por parte de Deus.

Mas não pára aí. a título de uma abertura ao diálogo convida um desavisado e descoupado de um arminiano ( para os calvnistas infelizmente os crentes se dividem em calvinistas com algumas matizes e arminianos  ) para derrubá-lo em nome de todos os demais. E o bobo, por se auto denominar armeniano, por se engajar em um baralha insonça como essa cai como patinho.

A coisa prossegue, com o adoram definições de dicionários e citações em latim, tudo antes da Bíblia ( essa prevalência dos conceitos, das afirmações teológicas históricas, o culto a certos teólogos, oculto a erudição, as vezes é detestável ) e aí aoser perguntado gentilmente, depois de uma falsa e solene "paz em Cristo", faz-lhe a seguinte pergunta isca:

O irmão poderia por favor definir o que significa livre-arbítrio?

a que o outro irmão  ( o arminiano )  responde:
( ...) disse...





Caro irmão ( ... ), primeiramente obrigado pela sua participação no meu blog. Sinta-se sempre bem para poder interagir conosco.

O amado foi curto e objetivo, como também o serei.





Dividindo as palavras temos:

LIVRE = liberdade, sem estar preso a algo (seja vontade, pessoa, lugar, instituição, etc.).

ARBÍTRIO = é capacidade de arbitrar, tomar decisões, escolher, fazer julgamentos.


Logo livre-arbítrio seria a capacidade de se tomar decisões livremente, sem a interferência de ninguém e de nada.


É claro que essas escolhas muitas vezes podem vim a ser manipuladas por más informações recebidas, seja a fonte que for. Mas a escolha em si sempre recairá na liberdade que cada um individualmente detém.



É evidente também que cada escolha tem as suas conseqüências, dependendo se forem boas ou más, é o que se percebe claramente em Dt 30:15:19.


Desse modo o "arminiano" caiu que nem um patinho chegando com seu raciocínio exatamente no ponto em que o irmão "calvinista" queria que chegasse.


QUERO DESTACAR QUE AMBOS ( E ELES E QUALQUER UM DE NÓS ) CONCORDAMOS QUE  DEUS SUSTENTA E DIRIGE TODAS AS COISAS, QUE SALVA, CONDENA E JULGA TODAS AS SUAS CRIATURAS. DE FATO BRIGAM POR NADA. MAS QUE NADA É ESSE? A DIFERENÇA TEOLÓGICA DESENVOLVIDA BASEA-SE UNICAMENTE A RESPOSTA FORMULADA A PERGUNTA TAMBÉM FORMULADA; POR QUE O HOMEM DIA NÃO A DEUS REJEITANDO A SUA SALVAÇÃO? CALVINISTAS AFIRMAM: PORQUE DEUS DECIDIU QUE NÃO CRESSEM. ARMINIANOS DIZEM: O HOMEM É LIVRE PARA CRER E NÃO CRER, ACEITAR OU NÃO ACEITAR, POR ISSO É RESPONSÁVEL TANTO PELA SUA SALVAÇÃO, CRENDO, OU PERDIÇÃO REJEITANDO A OFERTA GRACIOSA DE DEUS. É SÓ ISSO. TUDO O MAIS SÃO FIRULAS TEOLÓGICAS.

Bem essa abordagem foi a mais de três anos atrás, portanto em 2007. Eu pergunto: por que esses dois não vão diretamente às Escrituras e obtém lá a resposta autorizada e definitiva da pelo próprio Deus sem se aterem a um ou a outro digníssimo defunto cristão? ao que eu saiba, tanto João Calvino, quanto Jacó Armenius, liam , estudavam e fundamentaram suas opiniões divergentes nas Escrituras e a bem da verdade, ora além do que fazemos pessoalmente hoje e ora aquém do cremos e colocamos em prática hoje, por razões históricas e culturais.

Isso não é defesa do evangelho, isso não é nem sequer evangelização e o pior tem implcaões diretas no que você prega e como prega a outras pessoas, as quais pouco ou nada conhecem do que dizem as Esccrituras para serem salvas. As vezes sou comedido, considerando as pessoas sinceras as quais não quero ferir o coração e nem  ser tropeço para elas, mas quando vejo os meios favoráveis, as oportunidades para a proclamação do evangelho serem usadas para o que não é efetivamente levar a alguém a conhecer a Deus, eu fico literalmente fulo, e aí dá vontade de bater realmente em quem pode apanhar.

Um dia desses vi um pastor ( vejo vários, de neopetecostais a tradicionais ) em um vídeo pregando na sua igreja. A voz era semelhante a do rev Caio Fábio no passado, quase vinte anos, a impostação de voz a construção das frases e a pontuação ao expor cada idéia. Um pregador culto, educado, bem aparelhado para pregar o evangelho de forma  a conduzir a salvação os simples e os mais empedernidos graças ao status social ou a cultura acadêmica. além de previsível, o que não é exatamente um defeito, o texto escolhido foi submetido a algo secundário na sua mensagem que  consistiu em uma autêntica aula acerca do que crêem os calvinistas, tudo embutido na pretensa mensagem do texto escolhido como tema de sua pregação.


É mais ou menos assim: uma testemunha de Jeová quer convecê-lo que o seu Deus nãotem nome ou está com o nome errado. Venha para a Torre de Vigia, e venha logo,pois  só lá chamamos Deus pelo seu verdadeiro nome. Os adventistas querem convencer-nos que o domingo é do diabo e da igreja católica, tudo o mais é acessório. Venha para cá  e como bom conhecedor da Bíblia guarde o sábado conosco.
O Calvinista radical enfatiza a eleição, tufo o mais é acessório, e tudo o mais é simplesmente para explicar e justificar uma posição desnecessária e inlógica; que o tal foi escolhido com base em nada para ser salvo e o outro com base em nada para ser perdido. Não é isso que a Bíblia revela. A graça resgatada a partir das Escrituras a 493 anos por Martinho Lutero, é graça por ser imerecida mas não inlógica.

O deus do Islã é imprevisível e suas ações injustificadamente improváveis, mas o Deus bíblico não. O Deus bíblico  se baseia em Sua divina natureza que é perfeita justiça e perfeita bondade. Algo que torna as suas ações perfeitamente justas sob qualquer argumentação e consideração. Temos como consequência um enorme contingente de crentes, de cristãos, devidamente aparelhados cultural e acadêmicamente, incapazes de pregar o evangelho como deveria ser pregado e do outro lado, na outra ponta um contigente maior de despreparados por não terem tido acesso as mesmas ferramentas e meios  seculares e teológicos, se esforçando para contar aos outros, de alguma forma, a verdadeira boa nova do evangelho (que é a grande boa nova ).

No meio disso tudo, milhões vão para o inferno diariamente, todos os minutos e segundos de um único dia. E o pior alguns ganham para isso: para serem exatamente pregadores do evangelho e para tal separaram toda a sua vida  como religiosos, como pastores, professores em seminários, etc.

No aniversário, quase esquecido da Reforma, tiremos a lição, do que deva ser feito, em que devemos concentrar as nossas energias e conhecimento, nossa voz e meios. Detalhes há  na nossa fé , na explicitação da mesma, mas alguns deveriam ser ignorados, pois não são nem verdadeiros e nem essenciais. Deveríamos dizer as pessoas somente o que elas deveriam fazer para serem salvas e só, o resto é com Deus. E isso as vezes, não poucas, para a ser um tema satélite e não central.


Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos