Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 30 de outubro de 2010

POSSIBILIDADE REAL

Lemos em João 5:14



Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: 


Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

Há recorrentemente uma abordagem que fatalmente termina em discussão e ruptura de idéias no que concerne a alguma eventual possibilidade do ser humano ter alguma participação na concretização de seu futuro. Quase sempre recorre-se a um volume imenso de citações, idéias, teses, leituras, compreensões e uma palavra de uso novo "entendimento". Cada pessoa entende o que acha que deva ser entendido. O dar nomes aos animais do campo ( ordem de Deus a Adão ) é entendido como dar vida aos animais do campo. Toda idéia, compreensão, ponto e vista, se materializa e se torna real ao ponto de poder matar-se ou morrer por ela. Me aborrece o fato de em não sendo calvinista ser automaticamente arminiano. Sei o que a maioria das pessoas sabem sobre Calvino e sobre Armenius, com algumas variantes menores, mas se não soubesse nada sobre esses dois homens especiais que expressaram uma fé especial nas Escrituras e no Deus das Escrituras, a Bíblia, a única e genuína Palavra de Deus, que tiveram papéis fundamentais em suas respectivas épocas e lugares de forma benéfica para a igreja hoje, conhecê-los e partilhar suas idéias ( cá entre nós ) não faria falta alguma. 

As mesmas Escrituras estão aí diante de nós e mais disponíveis do que jamais tiveram, de fato guardadas as proporções até atrapalha. O grande número de calvinistas e arminianos ( não todos e nem a maioria )
incoversos e religiosos profissionais, cegos guias de cegos, que se sustentam ( vivem as custas das instituições vinculadas a um ou outro pensamento é imensamente grande. Pessoas que nem entram e nem deixam outros entrarem no reino ( me perdoem os sinceros, os regenerados, aos autruistas e aos que amam ao Senhor Jesus de todo o coração ).

A Bíblia está diante de nós, escancarada, pronta a revelar-nos o que precisamos ouvir, gostemos ou não, seja adequado ou conveniente aos nossos arcabouços doutrinários complexos e empedernidos, que não descrevem a Deus fielmente, nem a sua igreja fielmente, nem a seu Reino fielmente, mas os faz a imagem e semelhança de nossa particular e arbitrária compreensão para que nos sintamos bem com isso.

Não gosto muitas vezes do que a Bíblia diz sobre mim, sobre o homem, sobre a eternidade e sobre muitas coisas, já disse isso uma vez. Mas Deus não me deve satisfações e nem a nenhum homem ou outra criatura Sua. As vezes Ele no revela certas coisas por amor e pra nosso benefício como é o caso do texto e passagem registrada no início da postagem.

Não conheço quem tenha prazer em assistir "Paixão de Cristo" duas, três, quatro, cinco, vezes. É o melhor filme sobre Cristo, nosso Senhor e seu martírio por nós. Técnicamente bem feito, fiel aos fatos, terrível a mente. Basta assistí-lo uma única vez e nem o ateu mais empedernido conseguirá apagar as cenas de sua mente. essas o acompanharão até o dia do juízo como prova inconteste que de que alguém lhe falou sobre um tal Jesus Cristo.

Não há de fato como "gostar" do plano de Deus em matar-se a Si mesmo, matar o seu Filho unigênito em nosso lugar. Além de não entendermos totalmente mesmo como socorro da soteriologia não há como dizer a Deus: " é um belo plano...gostei mais da parte da cruz, etc, etc..."

Certamente Deus fez o melhor , da melhor maneira, da maneira mais eficaz, e nem Ele teve prazer em todos os episódios que envolveram a nossa redenção. Mas teologicamente tudo é prazeiroso, tudo é belo e os elementos mais terríveis parecem destaques e elementos de adorno num cenário terrível como foi o que evolveu a nossa desobediência, rebeldia, traição, negação mentirosa e ódio confessado a Aquele que nos criou a a todas as coisas. Isso não é belo, de modo algum, ainda que troquemos e adequemos melhor as cores desse cenário cósmico.

Pois bem, no texto em questão, após a cura de um certo homem ( leia a passagem na íntegra na sua Bíblia - João 5: 1 - 15 ) o Senhor Jesus adverte ao homem para que não incorra em novos pecados, que a primeira vista parecem ser os que possibilitaram o seu estado de doença, mas pode ser , de fato "novos e outros pecados" porém ligados ao mesmo estilo de vida.


1
DEPOIS disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
10
Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
11
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
12
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
13
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

Bem, não importa, o que importa para nós de todos os tempos e épocas,é a lição da possibilidade de haver para aquele homem dois amanhãs, dois futuros: permanecer curado e a parir daí experimentar um avida de bênçãos futuras a partir do momento de sua cura ou mesmo a despeito da cura milagrosa, do encontro com o Senhor ( haveria privilégio maior ? ) experimentar uma situação pior, eu disse pior ( foi o Senhor mesmo que disse isso ao homem ) do que o estado de doença a limitação vivida antes da intervenção e socorro por parte do Senhor Jesus.

Essas duas situações não dependiam de Deus, mas da atitude dele, do homem. Se incorresse nos mesmos pecados, ou em outros talvez assemelhados e aos primeiros relacionados, algo pior lhe sucederia. As palavras do Senhor Jesus eram um aviso solene e pŕeciso. Não sabemos qual foi o futuro e o final da vida daquele homem, se esse obedeceu e deu ouvidos as palavras e aviso do Senhor. Mas uma delas certamente se cumpriu literalmente na sua vida, na vida daquele homem, como resultado da obediência ou da não obediência. Só dependeu dele certamente.

Chame a isso o que quiser teologicamente. Não é problema meu, de fato é seu, inteiramente seu. A sua teologia ( figurativamente ) pode degradar uma cura no dia de sábado, que pena, racha toda a sua arquitetura e ela parece ser tão importante. Lixe-se Calvino e Armenius, nobres defuntos. Acima deles as Escrituras, fato que eles mesmos concordariam hoje, viveram , lutaram, sofreram e morreram, por isso.

Eu e você temos a possibilidade de escolhas, limitadas é verdade, mas há claramente um escopo de escolhas que podemos e devemos fazê-las e ai de nós se errarmos nessas escolhas.||O perdido pode ir a Deus e não ser á rejeitado se decidir fazê-lo. Essa é a única e verdadeira mensagem do evangelho. Seja o Zaqueu que agora mesmo ache uma árvore que compense as sua deficiência por estatura, esquecendo o seu orgulho; o  ladrão da cruz que enquanto as horas e os minutos se  escoam inexoravelmente num leito de hospital só pode tomar uma entre muitas decisões: pedir ao Senhor que se lembre graciosamente de si mesmo; ou Madalena, liberta de não poucos  demônios e da prostituição, derrama em adoração o bem mais precioso que possuía, ganho até mesmo a custa do pecado, santificando o que não era santo e tinha uso para luxúria, um caro perfume nos pés empoeirados de Jesus contra todas as objeções lógicas de todos, do dono da casa, do ambicioso e racional Judas, dos religiosos e falsamente zelosos da época.

Deus não faz acepção de pessoas. A sua atitude determinará a sua aceitação ou não, a sua escolha ou não. Mas você está sendo chamado enquanto lê essas linhas,meras repetições e reflexões do que está lá a quase vinte séculos, na Bíblia, nas Escrituras. Se não é crente seja não como Tomé,incrédulos a princípio, mas crente. Se se considera calvinista ou arminiano, cá entre nós , não seja nenhum dos dois. Isso mancha a sua experiência e fé cristã genuína. Olhe o mundo e veja quantos que se dizem e confessam ser um e outro envolvidos em tanta coisa anti-cristã. A lista é extensa e não há como dizer, esse sim, esse não. Seja de Cristo acima e antes de tudo.Se mantenha puro, fiel, como os joelhos que são dobraram a nenhum Baal. O que não entender, não compreender algo não julgue, mas também não se comprometa. 

Não se assente na roda dos novos escarnecedores, os escarnecedores cristãos ( bem piores que os incrédulos ). Tenha a atitude do sábio Gamaliel, a verdadeira obra de Deus sobreviverá ao tempo ( e o tempo é de Deus com todas as implicações ). Tenha experiências com Deus. A religião tem experiências comunitárias, o filho de Deus tem experiências particulares embora inteiramente consoantes com as experiências verdadeiramente Bíblicas. 

Nas páginas da  Bíblia são encontradas salvação, libertação, prosperidade, socorro, sabedoria, profecia, línguas estranhas e, direção, promessas, cumprimento de promessas particulares, visões, revelações, etc Se o estrupício do seu pastor endurece com relação a alguma dessas coisas ao se bel prazer ou fidelidade denominacional, mande o as favas com seus interesses particulares, pois importa mais "obedecer a Deus que aos homens" e o Senhor será contigo. Pode-se dizer com bastante propriedade: "quem tem ouvidos para ouvir que ouça" em alto e bom som.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos