Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 11 de dezembro de 2010

PARA ONDE OLHAR: PARA O PASSADO, PARA O FUTURO OU PARA O PRESENTE?


A diferença entre o homem e os animais, todos nós criados por Ele, o ( único ) Deus criador e sustentador de todas as coisas, entre outras que podem ser aventadas e razoavelmente sustentadas, é a de que o homem tem lembrança do seu passado, que verbalizado se traduz em informação que somadas podem ampliar a sua cosmovisão que somada a de outros seres humanos semelhantes a ele constroem  uma cosmovisão de humanidade. Trocando em miúdos: somos os únicos  fazer crescer o bolo do nosso conhecimento com a contribuição do passado e do presente e de todos nós.Se os animais pudessem fazer o mesmo construíram uma civilização de macacos em constante desenvolvimento, como da ficção "O Planeta dos Macacos" e outras passíveis de serem imaginadas.

Posto isso, como cristãos, como crentes, a nossa fé só existe, pois o passado registrado e de certa forma nos contado, possibilita a nossa fé no presente e no futuro ( esperança ). Todos somos assim. Daí a importância dos livros e escritos sagrados em todas as religiões do mundo, lugares, relíquias mal intencionadas, relatos fictícios e fabulosos, tradições impingidas por embusteiros e oportunitas, impostas autoritáriamente, mantidas pelo terror e todas as formas de memória sem as quais não há fé alguma no tempo presente, válida para o cristianismo, islamismo, judaísmo, budismo, espiritismo, catolicismo romano, testemunhas de Jeová, Mormons, etc.

Particularmente dentro da fé cristã evangélica não há como ser diferente. Se o passado é o único ponto de partida não pode ser a única referência e a estagnação. Há de se fazer uma distinção, o passado não é movediço ou mutável. Para toda fé religiosa e até ideológica, é importantíssimo que o que se tenha se mantenha até prova em contrário ou total negação e desmoralização. A natureza da crença exige lógica e racionalmente isso. Ainda no que se refere a fé cristã e a genuína fé cristã-evangélica, o presente tem sua relevante importância: o passado sem provas deixa o cristianismo em pé de igualdade e nivelamento por baixo, com as demais crenças. Se Cristo não ressuscitou é inútil a nossa fé, segundo Paulo, e mais, se tudo que foi dito por Ele, nada ou em parte não acontecer hoje, há margem sim para toda a sorte de  dúvida legítima, a não ser que o crente tenha uma fé teimosa e obstinada como a do ideólogo fanático, do agnóstico ( fé ao contrário ) do ateu que defende a sua anti-fé, ou seja uma "fé" que não admite interrogações a sua legitimidade, e que portanto, não se arrisca nem por hipótese, a provar a si mesmo e aos outros a sua veracidade.

Essa fé não tem virtude apresentável legitimamente em si, pois basta ser teimoso e se mostrar obstinado o suficiente em repetí-la indefindidamente até a morte. Todo os fanáticos ( no sentido correto ) de todos  os tipos agem assim. Matam quando podem e morrem quando não há outro jeito. Nesse caso todos se mostram batatas do mesmo cesto. Que diferença houve entre o ditador Sadan Russem, que foi tremendo compulsivamente para a forca, praguejando em nome de Alá o inferno para seus inimigos, e seus executores, também muçulmanos, que também o faziam? Católicos queimando "pagãos" e "protestantes" na fogueira em nome de sua teologia, do papado  e de sua visão do cristianismo? Calvinistas matando uns aos outros na forca, como no caso da ocupação no Brasil a cerca  de quinhentos anos. Todos olharam para o passado, para o que aprenderam em toda a uma vida, por não terem opção dentro de sua cultura, sem uma prova contundente de que o que criam era a completa verdade e o que defendiam fosse a realidade.

Tenho lido textos de teólogos de todos os tipos, debatendo as mais variadas firulas do cristianismo, e quase me inclino a caçar teólogos como os agentes do filme "Caça Fantasmas". Há naturalmente exceções, mas sou inclinado a combatê-los, graças a inutilidade, o pedantismo, e a boçalidade de suas declarações, teóricas e alienadas, distorcidas pela sua visão particular, todas custeadas, uma vida inteira por cristãos contribuintes para suas respectivas e respeitáveis congregações,boa parte com visão distorcida do cristianismo. Imagino a incapacidade de ter uma fé alimentada por uma comunhão genuína e pessoal com Deus, sem a qual o cristianismo e a vida cristã não se sustenta como tal e não diferencia-se em nada das demais práticas e vidas religiosas com seus mais refinados valores humanitários e humanistas. Se certa forma já dou algumas alfinetadas como exercício de um autêntico "caça teólogos" pelo dano que causam recomendando, indicando, querendo guiar a igreja para o lugar que só eles vêem, e cá entre nós não é lá grande coisa (!!!).

Defendem um tido de cristianismo que é rico em idéias e em correlações mas se pararmos e vermos em suas vidas, em suas congregações e instituições a que eles se vinculam, NADA de especial acontece que se relacione inequivocamente com aquilo que se pode apreender do verdadeiro evangelho, da veradadeira mensagem ao homem perdido, miserável e sobrecarregado de pecados que estão presentes em todos os lugares, desde as mais latas classes sociais até as favelas mais fétidas e a condição mais miserável em que o ser humano possa ser humilhado e escravizado, seja individualmente, seja culturalmente ( dentro de uma cultura nacional particular ) ou como gênero e etnia.

Para que passado olhar? Penso que o passado descrito nas Escrituras Judaico-cristãs seja a única base para a fé cristã genuína. Embora aos embates históricos fossem necessários e são portanto legítimos para a definição mais correta da base teológica ( no sentido correto ) do verdadeiro cristianismo, não é esse passado pós escriturístico a referência a que devamos nos fiar. A razão é absolutamente simples: a Palavra de Deus tem autoridade para se cumprir quando crida nela. Isso é facilmente compreendido quando alguém ( e são inúmeros os testemunhos a esse respeito ) lendo um único versículo se converte pela crença nele como palavra de Deus. Deus honra a Sua Palavra e por Ele somente opera em nossas vidas. O contrário também é verdade: podemos nos sentir inspirados e termos a visão de algum assunto ampliado por uma palavra humana, uma reflexão como essa, um estudo teológico, um estudo específico dentro da área teológica, mas a sensação, ainda que positiva é absolutamente outra, diversa do que se sente ao constatar-se uma verdade em um texto ou verso da própria Escritura. Creio que há leitores que sabem por experiência própria o que estou falando exatamente.

Essa experiência a que me refiro é a manifestação presente da nossa fé e sustentáculo para a fé cristã genuína. Cristianismo sem sinais não é cristianismo autêntico. Esse tipo de igreja não é mais a igreja viva de Cristo mas um pálido museu apenas. Daí também o catolicismo criado inúmeros e nada originais embustes para manter o povo ligada ao clero romano. Uma teologia leiga e popular nem sempre reconhecida oficialmente pela teologia oficial mas que prende o povo dando o que uma igreja  morta e distante da comunhão com o Deus que proclama não lhes poderia dar: o presente como elemento legítimo de prova de sua fé. Daí também o crescimento em]certa época do espiritismo kadercista, dando as pessoas experiências que não tinham dentro do morto cristianismo que conheciam.

O futuro também como descritor e apontador do resultado da fé é um elemento definidor da experiência cristã autêntica. Claro no catolicismo romano essa deficiência é classa, mas também no paraprotestantismo ( Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventistas do 7º dia. ) e fora do cristianismo nas diversas cosmovisões religiosas. Para o crente, o passado é a Bíblia,o presente é a Bíblia e o futuro é a Bíblia unicamente sem dela decair-se e nem sucumbir-se a tentação de passar uma imagem menos fanática na visão do mundo que nada tem para oferecer garantidamente em termos de esperança e fé autênticas. Mais do que isso, as Escrituras, a Bíblia, não contem a vida eterna mas testificam ( toda ela ) do único ( ser pessoal ) que tem Ele a verdadeira vida eterna: Jesus Cristo, Deus e Filho de Deus. Amém.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos