Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS REIS MAGOS FORAM SALVOS?



Um dos assuntos pouco levados a sério é o assunto da salvação. E isso não se refere aos religiosos apenas, ou mais especificamente aos cristãos. As razões são várias mas algumas são certamente mais determinantes que outras. No nosso caso, mesmo em se tratando de país de terceiro mundo, no caso o Brasil, temos relativo conforto muitos de nós ( não todos porque a grande desigualdade social e regional ) e boa parte das mais importantes doenças endêmicas se encontra controlada e outras não são convenientemente levadas tão a sério como dengue por exemplo. De forma que sem guerras, terremotos, furacões, vulcões, temos a despeito de calamidades como enchentes ( as recentes no Rio de Janeiro mais por culpa da ocupação do que da chamada natureza ) há no ar uma ilusão de que a vida chegará ao final só depois de muitos anos, mesmo descontadas o crescente número de mortes em decorrência de acidentes automobilísticos, enfarto, câncer de mama e de próstata e tantas outras coisas. O tráfico de drogas e os crimes como latrocínio e passionais atingem e afligem vítimas inocentes, que nada fizeram para que os mesmos acontecessem.

Tal estado de coisas e a cultura católico-romana que não atribui a morte a cara terrível que tem,  nem à salvação a urgência necessária, faz com que o grande assunto da salvação da própria alma seja completamente ignorado. Salvo o segmento evangélico cuja pregação não omite esse importante detalhe memo ao lado de outras ênfases e até diferenças teológicas importantes. E justamente por isso é mal compreendido, atribuindo-se aos crentes um "loteamento do céu", o que não é verdade. Nenhuma igreja evangélica vende nenhum tipo de salvação, pois em regra todos como herdeiros em certa monta da reforma de Lutero, anunciam a salvação única e exclusivamente no nome e pela pessoa de Jesus Cristo, pela graça somente e não pelas obras, pelas quais, repito as obras, segundo as próprias Escrituras ( A Bíblia ) de modo algum podem salvar alguém.

Mas o melhor exemplo de preocupação pré-morte com a salvação, que eu me lembre, é de um homem rico ( vi em uma reportagem da tv ) na Bahia, em uma das cidades desse estado brasileiro. Católico romano, deixou a sua riqueza em pagamento para que até a volta de Jesus fosse celebradas missas em favor de sua alma e assim é feito. Seu corpo está enterrado no interior de uma igreja, talvez cuja construção tenha sido por ele financiada.

Biblicamente essas missas jamais poderiam ou  poderão salvá-lo, como nenhuma outra reunião ou culto evangélico poderia ou podem fazê-lo, ou de outras religião qualquer que fosse. Mas há contudo uma lição a partir de sua vida e exemplo. Sobre o seu túmulo está escrito em letras que não podem ser ignoradas: "Aqui jaz um pecador". Esse homem não foi além do que os religiosos poderiam ensinar-lhe na sua época, mas ele deixou um testemunho inegável de que cria no céu, em um salvador e temia a perdição eterna, pois sabia e se via como um pecador. Quantos hoje não chegam nem perto nas suas respectivas consciências e, espero que não, até mesmo como membros de uma igreja evangélica, ouvindo e conhecendo uma mensagem bíblica?

Quantos hoje zombam da simples menção de céu? Riem do que se depreende como figura dos horrores infernais? Negam a Deus, negam o pecado, relativizam os valores e padrões sociais mais essênciais. Não querem outro lugar além desse mundo e se pudessem, se fosse possível, estenderiam todas as mazelas e  vícios a um outro mundo, quem sabe à própria eternidade. Aquele homem sabia da sua condição de pecador e que só havia dois destinos, também que apenas um deles seria seu destino final. Sabia também que havia um que  ele temia de todo o coração, o da condenação eterna. Há não poucas pessoas que zombam da vida e zombam da morte, como poderão ainda que, em tese, serem salvas, se houver, em tese, uma justiça e um Juiz que as julgue? Outros teimam em criar alternativas mais palatáveis e ilusórias que não passam no crivo da razoabilidade.  

Há uma salvação a ser buscada pois há uma perdição certa. A perdição é uma certeza enquanto a salvação é uma única possibilidade, essa é a relação real entre uma e outra. Todo adulto é em tese uma pessoa perdida, sem a salvação. Quem já pode viajar alguma vez para o exterior sabe por experiência que coisas básicas e fundamentais como o nosso dinheiro, o Real, não tem poder nenhum de compra em muitos países, na verdade quase todos do mundo, excetuando os nosso vizinhos mais próximos como Uruguai, Argentina e Paraguai. Espiritualmente é mais ou menos  a mesma coisa: o céu é um outro lugar, um outro país, cujo passaporte, cidadania, dinheiro, títulação, nada significam lá. Ou seja você não pode ser cidadão de um país a que não pertença. Teria que ser aceito, receber uma nova cidadania, ter os valores, costumes, comportamento como um cidadão de nosso mundo. E esse homem, essa mulher, que nunca se importou comas coisas de Deus, nunca avaliou a sua condição diante do Criador de todas as coisas, não tem nada na eternidade. Viveu e morreu fazendo o que sempre quis, coisas boas ou má, independentes de Deus e de sua vontade. Para essa pessoa, Deus é mentiroso, pois para essa pessoa a Bíblia é mentira, loucura, e tudo relacionado ao homem, à salvação são apenas mitos. Então você chama Deus de mentiroso, louco, ultrapassado, incompetente, ausente, para dizer o mínimo e depois acha que poderá ser contemplado com uma salvação? Não parece lógico de forma nenhuma.

Aquele homem sabia de sua condição e sabia que necessitava de uma salvação.Sem dúvida ele tinha uma consciência de quem era e do que precisava acima de tudo, da sua riqueza, ou do que mais pudesse significar nesse mundo. Há uma salvação e uma perdição reais, independentemente de como as sentimos. A maioria de nós não sente nada e por isso exatamente parecem pertencer a uma categoria mítica e imaginária apenas. Mas não é essa a verdade.

Há um motivo, um por quê, não entro muito em detalhes qual a igreja mais conveniente, melhor para alguém conhecer a Deus. Em princípio uma igreja evangélica, seja reformada, tradicional, pentecostal, neopentecostal, etc. entretanto, logo depois que me converti e por delicadeza, fui a casamentos católicos e a batizados ( não pelo batizado em si  mas pelos pais e pela alegria de terem aquela criança ) percebi que com todos os defeitos teológicos da igreja católica romana, como primeiro referencial da existência de Jesus,de sua vinda a esse mundo, por que não pensei nessas questões mais seriamente? Os padres ao final da missa fazem menção clara e explícita a segunda vinda de Jesus e ao Juízo Final, e ninguém leva a sério ( as vezes, e não poucas, até ele o padre ). A primeira coisa para salvação é a consciência que há um Deus, e esse Deus é o único Deus, criador de todas as coisas, plenamente soberano e que Jesus Cristo é o Seu único Filho, Deus conosco, cuja missão é salvar a todos que nEle crêem. A igreja é anunciadora, mas não é a salvadora, nem ela e nem suas práticas, doutrinas, liturgia, organização, educação, formação teológica o que for. A salvação tem que ser buscada, desejada, deve-se ir a Deus, buscá-Lo, ter-se um encontro real com Ele, e só assim ser salvo, uma vez e definitivamente. 

Deve-se pagar um preço: deixar a velha religião, romper com o passado de crenças ou de anti-crenças, dedicar-lhe amor acima de todas as coisas. A decisão pessoal, a única válida, entretanto deve ser pública ou tornada assim, perante a família, cônjuge, filhos, amigos,inimigos, outros parentes, levantando a mão perante uma igreja reunida, em um ar-livre, em uma reunião na casa de alguém, etc. Se crê, confesse, testemunhe, fale de sua nova fé, e do Deus em que você se apegou para a sua salvação, do único nome pelo qual podemos ser salvos: Jesus Cristo, salvador e Senhor. Se assim o fizer o sobrenatural irá acontecer, a sua vida será redefinida em AC ( antes de Cristo ) e DC ( depois de Cristo ). O salvo, independente da igreja sabe dessa realidade em sua vida. 

A salvação não é algo que você saberá só no dia da morte ou do juízo final. Aliás hoje se não tem certeza da salvação por não ter a fé bíblica, saiba que é de fato, um perdido, essa é a certeza para quem não se sente salvo bíblicamente. Logo se ainda não é salvo, se não pode dizê-lo, confessá-lo, é de fato um perdido, tendo ou não tendo religião, ainda que essa seja de fachada e historicamente cristã. Deus não salva os batistas, os metodistas, os presbiterianos, os reformados, os pentecostais, os neopetecostais, os católicos, etc, Deus salva cada homem e mulher individual e pessoalmente, através de uma experiência única e intransferível.  De fato pode haver e infelizmente há, em todas as igrejas cristãs, pessoas religiosas, ou com alguma afinidade religiosa denominacional, sectária, e que não são salvas de fato, que vão para o inferno se não se arrependerem e crerem na verdadeira salvação: pela graça, única e exclusivamente pela pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Não vou recontar aqui a história provável dos chamados Reis Magos, dos quais sabemos bem pouco de fato. Deus não precisava deles, nem de seu testemunho embora seja importante e magnífico e cumprimento de profecia, portanto sinal para nós. Mas esses homens cuja prática religiosa se distanciava do judaísmo de forma diametral, pelo que conheceram em sua época, pela atenção aos sinais, pela fé depositada na informação com a qual tiveram contato, por crerem no único Deus criador de todas as coisas e na Sua palavra por eles parcialmente conhecida, não mediram esforços e com as condições que lhes favoreciam, com homens poderosos em suas respectivas culturas, andaram longas distâncias, em uma jornada teimosa e Deus honrou-lhes a fé sendo os primeiros a crerem em Jesus Cristo como Rei e Salvador, mesmo sem entender como isso se daria, diferentemente de nós que olhando para um passado histórico temos todo o testemunho das Escrituras. 

Hoje há em muitas partes do mundo alguma igreja, alguém anunciando de uma forma ou de outra, que há um Salvador e uma Salvação, e que esse é unicamente o Senhor Jesus Cristo. No Brasil todos os dias há um testemunho público de alguém que foi alcançado e sentiu o toque de Deus em sua própria vida. Se olha pra uma denominação, para suas características,para isso ou aquilo você é um tolo, um néscio, um louco. Todos os dias, de uma forma ou de outra pessoas estão se arrependendo de seus pecados, pessoas estão sendo curadas e podem dizer que isso é real, e de tal forma  inescusável. Agora se você olha opera a placa da igreja, para  a teologia da igreja, pela forma de culto você é louco, tolo. Se você imagina que as reuniões feitas pelo próprio Senhor Jesus eram de todo agradáveis como as nossas reuniões e cultos se engana totalmente. Aliás quando o culto, quando  a pregação , a igreja começa a no ser agradáveis, a coisa começa a dar errado do ponto de vista de Deus.

Há igrejas em que as pessoas não choram em público, não gritam, não caem ao chão endemoniadas, não clamam publicamente por arrependimento, não têm nada a contar de suas próprias vidas, são todos com passados normais, vidas normais, sem carências, sem traumas passados. Algo está errado, muito errado! Não há igreja perfeita, esqueça! Há a igreja que faz eventualmente o que Jesus fazia e que faz o que foi ordenado aos seus discípulos em sua época, não menos que isso. Você que não é salvo, entre na primeira igreja em que haja um pregador falando sobre o céu e o inferno, sobre a genuína salvação em Cristo, sobre a urgência de buscar a Deus. Se ele fizer o apelo, aceite a Cristo imediatamente. Se você for sincero (a ) na sua atitude, a partir desse momento Deus fará todo o resto na sua vida. Você estará salvo! O processo começa nesse momento e prossegue por toda a sua vida, mas se morrer naquele instante estará salvo, viverá nos céus e terá escapado da perdição, essa sim, que você  a tem como herança.

Faça isso o mais imediatamente possível e seja salvo como os Reis Magos o foram.

Por Helvécio S. Pereira



BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO UMA BÍBLIA DIGITAL PARA O SEU COMPUTADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos