Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SALVAÇÃO, EXISTE E COMO SE DÁ? O QUE DIZ A BÍBLIA



Ogerizo iniciativas e ações que dão em nada por parte de cristãos ( crentes evangélicos ). Há inúmeros sites e blogs feitos por irmãos ( e o são ) que não promovem nenhuma edificação, nada de positivo em que está se achegando a Deus, a Sua Palavra ou a uma igreja evangélica qualquer. Mas há blogs e sites, não se se igual número ou maior, espero, que ao visitá-los e lê-los independente da posição teológica e denominação, você lê boas coisas, vê boas coisas e decisivamente inspirado a continuar, a cultivar a sua fé. Desde bem cedo aprendi a discernir uma coisa da outra. 

Na época de minha conversão havia poucas possibilidades de se ouvir algo relativa à Palavra de Deus. Havia dois programa s que eu esperava a semana inteira para ouví-los no rádio: um era a Voz da Profecia produzida por Adventistas do Sétimo Dia e outro era produzida pela Igreja Luterana, Cinco minutos com Jesus. Foram decisivos pra mim. Na Televisão havia o Pastor Rex Humbard uma vez por semana primeiro na Band e depois no SBT e Jimmy Swaggart ( primo do Elvis Presley ). Da igreja Adventista do 7° Dia fiz um curso por correspondência "A Família Feliz" cujos princípios bíblicos didáticamente expostos ficaram marcados para sempre em minha vida para ter a família que tenho hoje.

Me causa estranhamento a forma estranha como alguns irmãos não reconhecem o que há de mensagem Deus ainda que na aparente confusão e profusão de textos, mensagens,canções, e tudo mais ampliado pelas novas possibilidades de comunicação atuais. Claro que há exageros, erros, contradições, que aliás sempre houve em todas as épocas antes  nós.Isso não exclui o fato de poder ser consolado, ensinado, por diferentes fontes e naturalmente discerni-las retendo o que é bom. A posse da verdade plena por um grupo, teologia, é apenas uma falácia. De fato cada grupo enfatiza algum aspecto da verdade em contra partida nega e se confunde em tantas outras. Na maioria dos casos colaboram para a proclamação do Deus único da Verdade das Escrituras e da Salvação pelo único salvador Jesus Cristo, único nome dado nos céus e abaixo dos céus para que o homem possa ser salvo.

Há crentes que não ouvem certas canções, não cantam certos hinos, não lêem certas mensagens, não utilizam de determinadas estratégias e se fiam e só ouvem algumas vozes, muitas vezes tão humanas  e pelo menos limitadas na compreensão como tantos outros ainda que em pontos diferentes. Não faço melhor do que ninguém, mas eu contudo tento olhar por sobre todas as nuvens cinzentas para o Autor e Consumador de nossa fé, O senhor de todos nós, Jesus Cristo. Num nível prático, a quem você segue e de quem você ouve a voz realmente? Examinar é uma coisa, ouvir é outra.

Posta essa introdução, vamos ao assunto dessa postagem, a salvação. Um ponto nevrálgico nas teologias é quando ventilado o assunto, a questão da salvação, seja no  passado, seja no presente, se pode ser perdida ou não. Tentarei dar uma abordagem menos livresca, aquela que é encontrada em uma teologia sistemática ou outra, repetida a exaustão por professores em seminários, pastores e esquecida por sua cansativa e complexa exposição. De fato muitas vezes nem é suficiente examinada na própria Bíblia como uma busca pessoal e sem a pretensão em transformá-la em doutrina pública. Lembrando que no nível de um questionamento pessoal sempre pode ser refeita e não há nada de errado nisso. Registrada em um compêndio vira dogma e passa a ser repetido sem crítica praticamente. O aqui posto é pessoal mas nem por isso fere ao que está nas Escrituras como lá está posto e revelado por fatos. 

Ao olharmos para o Antigo Testamento saltam aos olhos algumas verdades reveladoras. A primeira é que o homem não é o que poderia ter sido. A história humana não é a que deveria ser. A esse fato chama-se de queda do homem. Os Islã crê na existência passada do Édem, na criação do homem e da mulher, mas não admite a queda do homem". Não há cristianismo sem queda, sem o primeiro pecado, primeira rebeldia, sem essa ruptura de condição entre o homem e Deus. Daí todas as religiões e igrejas que eventualmente neguem a queda do homem como se deu não constituem cristianismo autêntico. Uma discussão teológica inútil a nível prático dividem crentes em três posições importantes com respeito ao assunto. Com o devido respeito a esses, trata-se para mim, de "buscar chifres em cabeça de cavalo". A queda e suas consequências é que constituem o ponto em que Deus, através das Escrituras, deseja que compreendamos.

Posto isso ainda, a pergunta seguinte é: já que os homens a partir de Adão e Eva todos morreram foram salvos ou não e com base em que? Adianto que sei de boa parte das respostas tidas  como teologicamente oficiais, mas todas são repetidas e ensinadas sem convicção tal como a convicção que confessamos a nossa fé no Senhor Jesus. Vocês entendem, parte do que cremos cremos com convicção pessoal e parte repetimos como papagaios, geralmente em questões menores. Coitado dos teólogos cuja fé no próprio Senhor seja apenas no nível da "opinião", "compreensão", "entendimento"... Fé bíblica é convicção e só essa fé é reconhecida como tal segundo as próprias Escrituras.

Comecemos por algumas figuras velho testamentária sobre as quais não repousam a menor dúvida teológica.
Moisés foi visto pelos discípulos do Senhor Jesus no monte das transfiguração. O corpo de Moisés não foi jamais achado e as Escrituras contam que foi alvo de disputa por parte de Anjos, Gabriel e Satanás. Elias, outra figura na visão dos discípulos conversando com Jesus. Então ambos foram salvos, segundo as Escrituras. Enoque não morreu, andou com Deus e Deus para si o tomou. Logo Enoque também foi salvo.
Hagar a concubina de Abraão, mãe de Ismael, a egípcia conheceu a Deus de tal forma, que mesmo despedida por Abraão segundo ordem de Deus, é socorrida no deserto por um anjo e recebe de Deus promessas a respeito de seu filho. Aliás Hagar era mais "crente" que Sarah , mas de longe, demonstra mais fé no Senhor que conheceu como escrava de Abraão, do que a sua própria esposa. Alguma dúvida de que ela foi salva? Elias foi arrebatado em um carro de fogo, não morreu e é o terceiro na aparição a falar com Jesus no monte da transfiguração. Elias mais um salvo.Poderíamos citar Elizeu, Abel, Noé, Ló e tantos outros.

Sansão é objeto de controvérsias em aulas em seminários e menos abordado em estudos feitos nas igrejas. Alguns asseveram que Sansão suicidou-se mesmo por uma boa causa e outros dizem que Sansão não suicidou-se, semelhante a um confronto numa guerra  destruiu os seus inimigos pelo desabamento do templo filisteu e consequentemente não sobreviveu a esse mesmo desabamento. Davi, Salomão, Jeremias, Isaías, em geral não há dúvidas sobre se as figuras bíblicas mais proeminentes, profetas e reis fiéis a Deus foram ou não salvos. Igualmente não pairam dúvidas sobre a perdição de Saul e  Judas Iscariotes, só para falar de alguns. Se houve salvação para as pessoas que  viveram não só no Velho Testamento mas as que viveram até a ressurreição de Jesus, todos os fiéis judeus por ocasião e seu nascimento, e as exceções como os chamados Reis Magos, os primeiros a crerem na vinda e no ministério do Salvador como essa se deu?

Primeiramente há de se considerar que a salvação do homem, sua redenção é uma providência de iniciativa única de Deus. O homem  não pediu para ser salvo. Por algum motivo, nem Adão e nem Eva pediram a Deus um tipo de salvação, talvez porque nem tinham idéia da extensão e significado da sua condição de queda, como hoje as pessoas não têm geralmente. A parte dos detalhes de como a Salvação se processa ela se manifesta numa efetiva reconciliação do homem com Deus. Salvação portanto não é loteria, não é prêmio, mas uma consequência de um novo estado, de uma nova situação. Um salvo tem comunhão com Deus e não há como ser diferente: ele ( o salvo ) conhece a Deus  e por Ele é conhecido. Nenhuma religião, posição teológica, prática religiosa pode dar isso a qualquer ser humano. Os salvos do AT tinham comunhão íntima com Deus e os do NT ídem. 

A diferença que no AT a comunhão com Deus vinha em consequência de um aprendizado a cerca do Deus único, invisível e criador de todas as coisas e de uma manifestação íntima de uma justiça agradável a Deus. Notem que isso não significa boas obras, como por exemplo Moisés e Davi assassinos e Davi adúltero, Ló medroso e enganado pelas filhas, insestuoso; Sara mulher de Abraão incrédula em pelo menos uma vez. No NT, pós ressureição de Jesus, através da fé na pregação a respeito de Sua obra, morte e ressurreição. Entretanto esses salvos Neotestamentários têm individualmente uma comunhão semelhante, e de mesmo "status" dos profetas, reis Velhotestamentários.

Em parte do Velho Testamento a comunhão com Deus era via cultos em altares erigidos ao Deus invisível. Após a saída do exílio no Egito, instituído por Moisés temos a Arca da Aliança e depois com Davi e mais com Salomão, primeiro o desejo da construção do Templo do Senhor, seguida depois a sua concretização.
porém a mediação sacerdotal, o templo, como manifestação pública  da fé da nação de Israel, jamais excluiu a oração e busca solitária de qualquer indivíduo, sendo Davi e Salomão expressão máximas dessa relação pessoal entre o homem e o único Deus. No Antigo Testamento a fé abrâmica era a referência aberta a qualquer um que a Israel acorresse. Raabe a prostituta que protegeu os espias israelitas, Rute são alguns exemplos. Vinde a luz, a Israel, a Jerusalém era a tônica Verotestamentária. No  NovoTestamento entretanto a ordem é "ide e pregai o evangelho a toda criatura" ( Marcos 16:15 ).

A salvação após a morte e a ressureição de Jesus Cristo só se dá por única e exclusivamente pela fé genuína nele e no seu nome. Como essa salvação se dá, por intermédio de uma igreja em particular, teologia particular, sacramentos particulares?

A salvação se concretiza através de:

Conhecimento da pessoa de e da obra de  Cristo

Arrependimento ( convencimento da situação de afastamento e da não satisfação dos padrões de justiça e santidade de Deus )

Restauração da comunhão com Deus ( esse homem, essa mulher é agora contemplado de forma especial, tão especial como qualquer  figura notável do VT ). Essa pessoa pode falar com Deus e será ouvida por Ele tal qual Davi, Salomão, Rute, Ester, Sansão, Abraão, Elias, Elizeu, Maria, José, Isabel, etc. Isso não tem como mensurar. Um ser humano abandonado, solitário, agora é recebido e ouvido pelo próprio Deus que agora atenta para esse pequeno e frágil ser, seja o lugar, a cultura, a época em que ele se encontre. 

Guia. Esse é um aspecto pouco enfatizado pelos pregadores em geral. Esse homem, mulher, cuja comunhão com Deus foi restaurada agora é guiado em todas as suas ações tal qual as pessoas fiéis eram guiadas no VT.
Muitos se deixam guiar pela religião, pela sua igreja em particular e não pelo próprio Deus. Deus pode levá-lo a mudar de cidade, de casa, de profissão, na escolha do cônjuge, nas grandes e nas pequenas decisões. Tal possibilidade não tem precedentes e não tem rival em nenhuma religião do mundo. Nesse quesito o verdadeiro cristianismo é também único.

Salvação assegurada. A salvação em Cristo ( dada por Ele, Ele é o doador dessa salvação ) é gratuita e oferecida a todos e não predestinada conforme querem entender alguns. Se toda a humanidade cresse no Evangelho toda a humanidade e seria salva, semelhantemente ao arrependimento de Nínive. O problema é que ao contrário do que alguns asseveram e defendem devido a não poucas implicações teológicas e doutrinárias, o homem pode escolher, infelizmente pode escolher e na maioria dos casos escolhe mal a semelhança do jovem rico a despeito do convite do próprio Senhor. Outros contraria e positivamente vencem todas as barreiras, sejam pessoais, familiares, culturais e impositivas e a semelhança do homem da parábola que achou um grande tesouro em terras alheias, vai vende tudo que tem e adquire o terreno com tesouro tão precioso. Percepção, avaliação, determinação e escolha.

A salvação pode ser perdida ou não? Por parte de Deus a resposta é não. Ele é fiel e Sua palavra não volta jamais atrás. Entretanto, não o é do ponto de vista do homem. As Escrituras e o próprio Senhor Jesus falam claramente e exortam a permanecermos na fé uma vez adquirida. Inúmeras são as advertências aos que um dia conheceram e se desviaram, por vários motivos também claramente exemplificados através de personagens e fatos escriturísticos. Alguns consideram tal possibilidade uma diminuição do "poder do evangelho" por haver uma certa participação do homem no processo da salvação. Mas essa participação se resume em amar a Deus  sobre todas as coisas tal qual princípios Velhotestamentários. Se amo ao Senhor não o deixarei, onde estiver o amor estará o meu coração. Nesse sentido ninguém pode ou poderá no arrebatar da mão do Senhor ( palavra dEle próprio ). Logo uma possibilidade da perda da salvação está ligada diretamente a perda do amor ao Senhor, por amar o mundo, as cebolas e alhos do Egito, o olhar  atrás para Sodoma e Gomorra da mulher de Ló.

Talvez a sua doutrina particular, a doutrina aprendida em alguma posição teológica vá contra tudo ou parte do que considerei rápida e resumidamente aqui. Os versículos e textos bíblicos não foram citados por economia, por se tratar de um texto sintético, de leitura e apreensão rápidas, partindo-se do pressuposto de que a maioria dos leitores estejam bastante familiarizados  com as Escrituras.

Se é um salvo, pela fé exclusiva em Jesus Cristo como Deus e Filho de Deus, guarde essa fé. Se ao contrário, pela primeira vez as coisas ficam mais claras em sua mente. Não perca tempo fale com Deus do desejo pessoal de ser salvo. Afinal muitos não querem ir decididamente o para o inferno, isso não seria razoável, mas não apreendem, não compreendem o que significa ser salvo. Aceite a Jesus Cristo hoje mesmo como seu único e suficiente Salvador e Senhor.  Para tal a grande maioria das igrejas evangélicas poderá ajudá-lo nessa decisão, ou crentes em particular. Hoje é dia de salvação. Amém.

Por Helvécio S. Pereira


P.S: curiosamente a imagem acima foi achada em um blog que aparentemente tem uma ótima visitação e cujo tutor, usando a mesma imagem defende uma verdade parcial das Escrituras ponderando de uma maneira racional e pouco embasada, contraditória um tipo de salvação estranha ao que claramente revelado na Palavra de Deus. Isso me leva a optar cada vez mais em produzir a versão mais escriturística, para que mais  pessoas conheçam ao que nela é exposto e revelado de fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos