Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

domingo, 27 de fevereiro de 2011

NÃO JULGAR, UM MANDAMENTO OU UM AVISO SOLENE?

DEUS nos adverte através das Escrituras que não somos como Ele, não estamos no mesmo nível de pensamento, de raciocínio, não vemos como Ele mesmo vê, não sabemos como Ele sabe e portanto não julgamos como Ele julga. Isso parece algo solto e facilmente esquecido. Traduzido na pŕatica significa para crentes e não crentes, cristãos e até ateus que se gabam por pensarem de modo aparentemente mais lógico, racional que as demais pessoas fanáticas e místicas, que nem por possibilidade remota, nos aproximamos do seu perfeito padrão de ser e de existência. Isso seria plenamente suficiente para nos calarmos não poucas vezes, houvesse  o que houvesse, parecesse o que parecesse.

Porém aparentemente, o fato de sermos os únicos a sermos ordenados a sermos efetivamente testemunhas, pregando, anunciando, compartilhando, testemunhando e até ensinando, em nome dEle, vamos um pouco mais além, e como Judas damos "pitacos" bem menos contidos, esquecendo tolamente das muitas advertências do Senhor com relação às nossas atitudes. Li uma das postagens mais lidas em um dos blogs de um querido irmão, me cocei para dar uma opinião, postar um comentário, mas como se diz, dei meia volta ( metafóricamente ) e pensei "não farei isso dessa vez", tirarei uma lição primeiro para mim e não farei a mesma coisa, não terei a mesma atitude, se ele está errado segundo o que vejo, errarei com ele, e se percebi isso ( o erro ) não o farei.

Tocar nesse assunto aqui não é o mesmo de dar uma resposta ou fazer uma defesa naquele momento que implicaria em uma série de detalhes relativizados e que não só não o convenceria mas criaria uma polêmica em torno do que definitivamente não é importante. Por razões naturais, por ser de uma outra denominação e ramo evangélico, o irmão foi a uma igreja e não gostou do culto, do pregador, do barulho, das músicas, etc. No resumo da ópera, embora muito compreensíveis as suas opiniões sobre tudo, que bem podem ser consideradas, o referido irmão fez um julgamento, condenou toda a reunião, a atitude das pessoas ali, a músicas, a mensagem, a própria existência daquela igreja. Obviamente deveria ser trocadas aquela reunião, aquele pregador, as músicas, os músicos, as pessoas, toda a reunião ( muita gente, mas muita mesmo, que tal uns gatos pingados de gente conhecida há algumas décadas? ) e substituídas pelo quê? Pela reunião de preferência do referido irmão, ouvindo as palavras que ele mesmo gostaria de ouvir e do modo de sua preferência...

Coincidentemente era a igreja que me levou a Cristo, primeiro a minha mãe, já falecida, que graças ao pai do pastor e pregador criticado pelo irmão, faleceu salva e um dia a poderei encontrá-la. Mas não é uma defesa da minha denominação, da "minha igreja", ou de qualquer pessoa... Encontramos a declaração do próprio Senhor Jesus para não julgarmos, não como proibição " não julgueis" e pronto, mas "não julgueis", você não fará isso bem...pois logo a seguir ouvimos: "pois com a medida que julgardes sereis julgados...entende? É sério. A língua pode coçar, posso aparentemente ter toda a razão, mas se o fizer posso cometer um grave deslize, tal como alguém inabilitado usar um bisturi para fazer uma cirurgia cardíaca em alguém, ou nos olhos de alguém... o resultado não será bom, será fatalmente desastroso.

No caso, aquele pastor que animava as pessoas, que pregou uma pregação rasteira, tocou mal ( gostaria de saber se o crítico é pelo menos músico ou cantor ) tinha até pouco tempo uma doença grave nos rins, aliás desde a infância, o seu destino seria fatalmente a hemodiálise em poucos anos. O mínimo que deveria fazer como toda pessoa portadora de uma doença crônica grave era ficar em casa, e tentar aproveitar os seus momentos reservada e egoísticamente. De um modo ou de outro pregou, cantou, testemunhou, aproveitou todas as oportunidades para estar em qualquer lugar e falar algo de Jesus as pessoas. Espero que o tal irmão que não gostou e os demais que lhe fizeram coro, estejam fazendo mais, ainda que a sua maneira para a obra do Senhor. Ah... esse jovem pastor deu testemunho recentemente que foi curado milagrosamente, para a surpresa do médico a doença estabilizou. Terá os 50% de cada rim mas agora perfeitametne funcionais, sem uso de medicamentos, nada. Um milagre do ponto de vista médico.

Um depoimento pessoal apenas: com a idade ficamos mais chatos, mais saudosistas, preferimos coisas que já conhecemos, falo de mim, trata-se de um fato. Por exemplo entre um carro novo que ao parar no meio da rua, eu fique olhando para o motor do bicho como a um Rolex legítimo na joalheria, prefiro um modelo que já vi aberto na oficina e que saiba onde se põe a água no radiador, em que se saibam onde estejam as velas, etc, etc.  Acho que não gosto da média das reuniões nas igrejas evangélicas hoje. Quando era jovem ( e já faz algum tempo rs...rs...rs... ) não perdia uma e saia feliz das igrejas, seja mais tradicionais ou "renovadas". Traduzindo: não gosto dos cultos seja pentecostais ou tradicionais, os primeiros são acadêmico demais e repetições do que se sabe que será dito e dito de novo e igualzinho e muito do que vejo na Bíblia acontece e nem é reconhecido, os outros festivos demais para o meu temperamento melancólico.

Mas e daí? O culto não e para o meu agrado pessoal como um filme ou um show...uma reunião em nome do Senhor Jesus é para que Ele esteja entre nós e faça o que Lhe aprove, cure, console, converta, ensine, mostre o Seu amor e poder. E isso não depende da nossa "fórmula"e muito menos aprovação. Os fariseus sempre desaprovavam as ações do Senhor, Judas ídem e até os demais discípulos apresentavam "sugestões" e "observações". Quem pensa assim não entendeu absolutamente nada.

Você acha que gostaria das "reuniões ao ar livre" do próprio Senhor Jesus, que as apreciaria inteiramente? Não era horrorosas, escandalosas... as pessoas fediam, se empurravam, havia discussões, oposições, se movimentava o tempo todo, demônios se manifestavam e pessoas fétidas, horripilantes eram trazidas ou se arrastavam até o Senhor... Já imaginou algo pior? E no templo, na religião oficial? imagina que era melhor? Animais berrando, cheiro, fezes ( animais estressados defecam de mêdo ), empurra-empurra, barulhos, vozes, trombadas entre as pessoas... Você imagina Paulo ou Pedro com vozes bonitas como as do Cid Moreira, a emoção do narrador Galvão Bueno, ou quem sabe de algum pastor ou pregador conhecido? Imagina-os simpáticos e afáveis ou estranhos e aparentemente antipáticos, coléricos? E João Wesley? João Calvino? tuberculoso, por dois anos ou mais, acho que foram quatro anos, sentado ensinado, pregando com uma tosse horrível e perigosa, escarrando frequentemente, cuspindo a sua volta. Possivelmente espalhou a sua doença entre  várias pessoas mais próximas de si. Só para citar alguns irmãos de fé e algumas situações. Esse irmão e os que lhe fizeram coro no comentário do referido blog, não têm a real e nem pelo menos  próxima visão das coisas.

A igreja as vezes, me é absolutamente estranha, não só a esse irmão e talvez a você que lê essa postagem... mas o Senhor Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela. Há uma guerra, sempre houve, espiritual e com reflexos materiais, que olhos  desatentos não conseguem perceber, mesmo porque não são sintonizados com o olhar do Senhor e se julgarmos pelos nossos pobres critérios, estaremos reprovando o que o Senhor aprova e vice-versa. O Senhor faz nos nossos dias uma grande obra e o seu Reino avança e prevalece, não duvide disso e nem desmereça a grande obra que será realizada ainda nos nossos dias, bem diante de nossos olhos, julgamento apressado, egoísta e baseado em seus sentimentos pessoais. Há ainda de se lembrar que o alvo do Senhor são efetivamente as ovelhas que ainda estão fora do aprisco, mais do que as que já  estão nele ( não sou eu que estou dizendo isso, não reclame comigo )

Não tenho procuração e nem me arvoro tanto em defender totalmente e a julgar a qualquer um que seja, claro evito cometer os mesmos erros, mas como não me ocupo em fazer as mesmas coisas ( dirigir uma igreja, pregar como ministro, me expor publicamente ) não "posso" julgá-los no que efetivamente fazem.


Para o irmão em questão há uma saída justa: fundar uma igreja e fazer tudo conforme sinceramente acredita, e terá algo a apresentar ao Senhor para galardão. Menos que isso é perda de tempo e algo absolutamente temerário.

Por Helvécio S. Pereira

Que tal ouvir e meditar na bela canção de Amy Grant...afinal há coisas que agrandam mais a Deus que a nossa conveniente religiosidade cristã, certamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos