Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

quarta-feira, 20 de julho de 2011

UMA IMPORTANTE RESPOSTA

É sempre desejável quando possível, dar esclarecimentos devidos a pessoas que inquiram coisas acerca da nossa fé, pessoas essas com alguma capacidade maior de questionamento e de detalhamento de uma afirmação, sem contudo desviar ou descaracterizar a mesma verdade revelada como tal nas Escrituras judaico-cristãs, tidas por nós crentes, como a única e inerrante, completa e auto suficiente Palavra do único Deus Criador e Sustentador de todas as coisas.


Posto isso, gostaria de lembrar a quem de direito, que o ser humano possui uma natural e compreensível limitação para açambarcar, apreender toda a realidade da sua existência e do próprio universo em que se insere como ser vivente. É fato que alguns homens e também mulheres ( verdade que as mulheres sejam desfavorecidas circunstancial e materialmente na maioria das vezes, mais do que os homens ) se destaquem e tenham bem mais do que outros seus semelhantes, lampejos de genialidade, descobrindo coisas, repensando coisas, impulsionando a humanidade para novos caminhos sejam intelectuais ou tecnológicos. Sem esses favorecidos estaríamos até hoje de tangas ou talvez pior, sem tangas. A total compreensão das coisas, é desse modo, impossível não só a um indivíduo mas a toda a humanidade.

Porém como humanidade, como um grande grupo, um grupo que não pára de crescer e se espalhar pela terra, a humanidade, todos os homens têm na verdade uma possibilidade muito maior de avançar muito mais, muito além do que um individuo sozinho e favorecido por circunstâncias várias, possa avançar. Na Bíblia esse perigo ( chama lo-ei assim, mas significaria possibilidade ) se materializa somente após a expulsão do Édem. Apreende-se facilmente que Deus não destruiu o Édem em um ato de raiva após a desobediência do primeiro casal. Parece que ele ( o Édem ) continuou a existir por um período incerto de tempo. Talvez até o Dilúvio, o que parece lógico. Mas seres celestiais com poder sobrenatural visível foram lá colocados para impedir a volta  ( ou invasão ) dos homens após um grande número multiplicado sobre a terra. Sabe-se hoje que homens sem máquinas e aparatos tecnológicos modernos construíram as grandes pirâmides com peças de duas toneladas cada numa planície desértica de areia movediça e as elevaram a exatos 140 metros de altura no meio desse mesmo deserto.

Muto se fala e de forma direta e simplista sobre a queda do homem ocorrida no Édem. Tal maneira de expressar os fatos ali ocorridos e explicá-los rapidamente não está de modo algum errado, mas também não é exatamente um erro pensá-los ( não repensá-los...pois implicaria em uma outra leitura anti-escriturística ) mais descritivamente sem ferir a revelação Bíblica. Ao comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal o homem, nunca cajadada só, fez o que Deus dissera clara e diretamente para não ser feito, embora pudesse ser feito  ( notemos que comer do fruto do conhecimento do bem e do mal não era algo impossível e menos ainda difícil, ao contrário sem impedimento material, apenas legal, moral ), fez de Deus um mentiroso ( como Satanás sugerira, fazendo de Deus um sujeito desconfiado e temeroso de ser igualado e superado, de ter a sua influência, não poder, dividido com outro - obviamente algo real só na mente de Satanás ) e materialmente recebeu algo que não tinha em si mesmo( de fato ganhou e essa é a verdade, Satanás não mentiu nesse ponto, apenas deturpou: ser igual a Deus como conhecedor do Bem e do Mal ) a capacidade de projetar todas as possibilidades más opostas a todo o bem possível a cada situação diante de si. Diante de uma mulher, um homem pode respeitá-la, ajudá-la, protegê-la, amá-la mais que a si mesmo ou estuprá-la, violenta-la, bater nela, humilhá-la, escravizá-la e matá-la. Mesmo ue não a faça essas possibilidades todas sãoconhecidas por sua mente. Não era assim com Adão e Eva antes da queda. Essa é a importante diferença.


Dessa forma além das limitações que não tínhamos ou teríamos pelo favorecimento divino, ganhamos algo que não poderíamos e não podemos lidar ( e não podemos mesmo ): o conhecimento do mal. Aparentemente tudo dado por Deus nos impõe uma contrapartida. Os exemplos são de fato vários, cito um por exemplo: o sexo é surpreendentemente uma experiência  a parte de todas as demais experiências humanas e de tal modo tão forte potencialmente que ninguém escapa incólume de seu exercício, de sua experiência materializada na vida humana. Religiosos, presidentes, intelectuais, artistas, pessoas de intelecto e experiência que vai bem alem da simples sobrevivência são derrubadas, destruídas, subvertidas por algo aparentemente simples na sua fisiologia e funcionalidade como o sexo. E olhe que ao escrever essa frase só me ative a fatos atuais, sem me reportar a toda a história humana.


Como esse pecado entrando na humanidade por um homem passou a todos os demais de forma que todos pecaram e estão todos igualmente destituídos da glória de Deus ( decaídos na sua semelhança com o seu único Criador )?  A resposta é que todo ser humano nasce com a capacidade de solta e livremente avançar na quase infinita capacidade do mal, se tornando impossível a melhor das pessoas ( e as há de fato, pessoas melhores, boas comparativamente a outras terrivelmente más ) passar uma vida sem pecar, seja por atos, seja por convicções, por projeções de idéias, por valores diversos do que seriam os valores de Deus, etc.). Dessa forma  enquanto o pecado era apenas uma possibilidade para Adão e Eva, para nós seus descendentes, é uma possibilidade real e praticamente inafastável, em qualquer de suas manifestações. Produzimos justiça, de fato, e somos até instados por Deus a produzi-la e procurá-la, mas são como trapos, interrompidas, descontinuadas, imperfeitas e incompletas. Jesus no disse  que a nossa justiça como seus discípulos deveria em muito exceder a dos Escribas e dos Fariseus, senão não veríamos ( não entraríamos no Reino de Deus ).

A cristologia, dentro da teologia cristã autêntica, discute de há muito a humanidade-deidade de Cristo. Para salvação necessita-se crer em Jesus Cristo como Deus e Filho de Deus. Colocá-lo em tese, em um Tomógrafo Computadorizado ou examinar o seu eventual DNA, é não só desnecessário mas a meu ver impróprio. Entretanto, discute-se muito se Jesus não era um homem em tudo igual a nós, e se as tentações e provações eram reais ou apenas fictícias, ou seja, apenas aparentes. Alguns afirmam que as tentações e provações eram todas reais e portanto, de fato, terríveis, mas que a Ele, Jesus Cristo, seria impossível  ( por possibilidade ) pecar. O que se apreende  de modo lógico, é que todo o risco corrido foi igualmente um embuste. Cristo teria apenas aparentado correr um risco que de fato jamais correu ( por possibilidade ). Teria sido desse modo apenas um teatro portanto, e tudo um roteiro que não poderia de modo algum, ser de outro modo ( por possibilidade ). Seria embuste do mesmo jeito.


Um exemplo: eu não posso matar um chinês, que vive em uma província desconhecida por mim, na China, a qual jamais visitarei ( por falta  de dinheiro, motivo, não conheço o sujeito, nem sei de sua existência , etc ) isso é POTÊNCIA ( poder para realizar algo, não posso voar por mim mesmo, por exemplo ). Posso matar um chinês, uma POSSIBILIDADE ( desde que cumpridas todas as necessidades e impedimentos, superadas todas as circuntâncias POSSO FAZÊ-LO ). Portanto eu defendo, ainda que pareça incomprensível em todas as suas inferências, que Jesus, como Deus e Filho de Deus, tenha percorrido um real caminho de sacrifício e risco por nós. Essa compreensão não diminui a glória e a honra a Ele devidas pela materialidade do perdão dos nossos pecados, da nossa filiação a Deus, e da vida eterna graciosamente dada a cada um de nós um dia nos céus. Ao contraŕio tráz à compreensão, ainda que palidamente é verdade a luta que o Salvador travou de fato por nossa completa redenção.

O Senhor Jesus Cristo, como Deus e Filho de Deus ( é exatamente isso que as Escrituras nos revelam, algo que não poderíamos saber por nós mesmos, nem colocando-O em uma tomografia  computadorizada e examinando o seu DNA ) poderia pecar ( por possibilidade ) e não pecar jamais ( por impotência para fazê-lo  devida a sua natureza perfeita e unicamente  divina). A resposta tem a ver com tudo o que expus até aqui nessa reflexão: Ele como Deus, aquele mesmo Deus o Criador de todas as coisas e desde sempre conhecedor do bem e do mal, pode ao contrário de nós lidar com o mal, pois Ele é maior do que o mal, o seu conhecimento, algo que jamais poderíamos lidar. Elucida-se aí e portanto a obra vicária ( substituta ) de Cristo. Ele venceu o que jamais poderíamos vencer, como indivíduos o tempo todo e como raça, espécie. O conhecimento do mal é maior do que qualquer um de nós e maior do que todos nós juntos, ainda que somados, ajuntadas, todas as melhores pessoas da espécie humana em todo o tempo e em toda a história.

O segundo Adão ( Jesus Cristo conforme dito nas Escrituras ) é infinitamente superior ao primeiro mas o seu risco e sua luta não foi um embuste, uma encenação. De fato após Sua vida e Sua ressurreição "TODO PODER FOI LHE DADO NOS CÈUS E NA TERRA". Um irmão calvinista me questionou: "se Ele tinha esse poder como foi tê-lo de novo?" ou "antes Ele ( Jesus ) era apenas humano, mas como tal, como Deus que era, como poderia deixar de ser Deus ( que era, eterno e imutável )?" Sob esse raciocínio e suas diversas implicações ( falo da lógica estritamente calvinista ) temos um nó que nem eles podem resolver de maneira cabal. Mas segundo o que compreendo da Bíblia, do que é revelado nas Escrituras, e está tudo lá para nosso esclarecimento, Jesus venceu como homem, correu os riscos todos de inclusive pecar como homem, e o poder nos céus e na terra, refere-se ao poder que o homem teria  ( senão fosse a queda ) de sujeitar a terra, de ligar na terra e ser ligado nos céus, no nosso lugar. Estamos todos os que cremos assentados com ele hoje em lugares celestiais e os demônios, e as doenças,e as circunstâncias até naturais estão sujeitas a nós se estivermos nEle e e a Sua ( dEle ) palavras estiverem em nós biblicamente.

O farto é que a grande maioria de nós cristãos e crentes temos um cristianismo teórico ( falo de mim mesmo ) e nos sentimos satisfeitos com isso. A manifestação sobrenatural ( e o cristianismo autêntico não é natural, não segue a lógica humana e muito menos do mundo incrédulo e rebelde à revelação divina nas Escrituras ) é a essência do cristianismo, aliás de toda a relação homem-Deus em toda a Bíblia. Deus se manifesta ao homem de modo incontestável através de eventos, intervenções miraculosas, que rompem com a mais imaginativa lógica humana e se contrapõe clara e inequivocamente a imaginativa religiosidade construída em toda a história humana como muita inventividade como nos não poucos mitos e lendas e falsos emissários e arautos divinos.

A lógica satânica foi vencida. Manifesta publicamente ( imagino diante dos seres dos céus e dos homens na terra, de ponta a ponta na história humana ). Uma humanidade, como raça, tornada inútil e improdutiva, incapaz portanto de satisfazer os altos padrões divinos é redimida, resgatada, recuperada, pela obra substituta de um homem apenas. Davi e Golias é o arquétipo de um enfrentamento substituto: se Davi perdesse a batalha para Golias, todos os habitantes de Israel, todos os israelitas deveriam ser declarados ( e aceitarem, ) a derrota. A vitória de Davi significou que os Filisteus, foram derrotados na morte de Golias.

Assim Jesus Cristo, como homem sem o pecado ( sem a realidade de não poder lidar com algo maior do que nós: o conhecimento do bem e do mal ), em tudo de fato, em tudo como nós somos tentados ( é o que  a Bíblia, nem mais nem menos ) venceu no lugar de TODOS nós ( João 3:16 ). O critério imposto pela própria Escritura e pelo próprio Senhor Jesus é o de justamente, individualmente, crer nEle ( Jesus Cristo ). De fato todos nós passamos a vida SEM CONHECÊ-LO, as vezes por nunca ter ouvido falar dEle; SEM CONHECÊ-LO POR NÃO CRER NELE ( ter ouvido e não ter dado crédito, levá-Lo a sério de fato e a sua real mensagem ); SEM CONHECÊ-LO POR NEGÁ-LO PEREMPTÓRIAMENTE ( combatê-Lo, combater a Sua existência, influência, verdade, como fez durante toda a vida e morreu afirmando a sua negação- negação de Cristo e de tudo o que ele sigficou e significa para a maioria dos cristãos - como o caso do escritor português José Saramago ).

Se a sua situação é uma dessa três, arrependa-se e  decida-se hoje mesmo, não só conhecê-Lo mas a CRER NELE. Pois Ele mesmo já dissera: "QUEM CRÊ ME MIM TEM A VIDA ETERNA" e "EU O RESSUCITAREI NO ÚLTIMO DIA".

FAÇA-O HOJE MESMO! DEUS O ABENÇOE!

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos