Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 6 de agosto de 2011

NÃO PERDER O FOCO...UM DESAFIO AO CRENTE

Há dois assuntos que penso não poder deixá-los honestamente de abordá-los mas que por essa postagem ficarão adiados, devido a urgência de uma reflexão a qual considero solene:

Todos os dias, diria mesmo que vinte e quatro horas por dia, em todos os lugares do mundo, de diversas maneiras diferentes, alguém é salvo maravilhosamente por Jesus Cristo, ou seja, ouve o Evangelho, crê, aceita-o e tem a vida inteira e radicalmente transformada de modo tão contundente quanto nas próprias páginas da velha Bíblia.

Há poucos dias, uma vizinha no prédio foi convidada a ir uma célula ( caso não conheça, a estratégia do G12 ). Essa senhora que não dormia literalmente a dez ou mais anos, fumava constantemente, e que só se relacionava com os filhos já crescidos aos palavrões, em três dias, dormiu pela primeira vez por quinze horas initerruptas, sem medicamentos, comprou uma Bíblia, descobriu por si mesma um excelente filme cristão e pela manhã surpreendeu um de seus filhos , ainda incrédulo, com um "bom dia, Deus o abençoe meu filho". O rapaz surpreso perguntou a sua mãe: " a senhora está bem?" completando: "a senhora nunca nos abençoou..." 

Não se trata de uma defesa contra o combate feito por muitas igrejas e cristãos evangélicos, ao que alguns consideram como famigerado, a estratégia do G12, mesmo porque, não faço nenhuma observação a nenhuma forma de estratégia, defendendo-a como regra ou combatendo como desvio. Nessa mesma célula, um Senhor que havia sido crente por anos quando mais jovem, abandonado a igreja e montado por anos um bar, disse a todos: " não posso ser dono de um bar sendo crente. Após a minha volta aos caminhos do Senhor, já pus meu comércio a venda e certamente o Senhor irá guiar-me em uma outra forma de legitimamente ter  a minha renda e trabalho".

Conversões genuínas e realmente maravilhosas ocorrem praticamente em todas as igrejas evangélicas, das mais tradicioanais as pentecostais, para desconforto de alguns. Tal fenômeno ocorre, em menor ou maior número, mas sempre acontecem todos os dias, em todas as horas do dia, de diversas e mais curiosas maneiras, pessoas se encontram com Jesus Cristo, tal qual Zaqueu ou Saulo no caminho de Damasco.  Não poucos são curados e sobrevivem a doenças ou desastres que até por bem menos outras pessoas morem igualmente todos os dias. Alguns podem dizer conta tudo e contra todos, "só sei que era cego e agora vejo" fisicamente, não metaforicamente apenas, curados de câncer, úlceras, distrofias várias, doenças estranhas e raras, libertos de demônios, tirados da sarjeta e transformados em pessoas e famílias capazes de sustentar a obra de Deus e serem ativas economicamente. Essas histórias, se o mundo as reconhecesse e se lhes fosse conveniente, encheriam documentadas todas as edições da revista eletrônica da Rede Globo, o Fantástico.

Entretanto, após a conversão, movido por interesses ou inclinações várias de grupos, denominações e crentes desocupados, esse homem ou mulher salvos, podem adquirir conhecimentos do mundo teológico, que embora legítimos, o tiram do foco, que é o relacionamento, o testemunho e o poder de reproduzir na vida dos que ainda não conhecem a Palavra de Deus e o poder de Deus, o que de fato aconteceu um dia de forma tão inegável em suas próprias vidas.

Pela minha experiência ( que não se sobrepõe por si só a dos demais de modo professoral ) e convívio, na maior parte das vezes, o conhecimento teológico ( repito que deveria ser legítimo e benéfico em tese ) cria um incrédulo com verniz de fé. Numa conversa um pouco  mais aprofundada é notável a sua extensa lista de negações, normalmente relacionadas ao cruzamento da realidade com sua listinha teológica. Outra característica são os inúmeros adendos e/ou, não poucas considerações, acerca do que mais claramente se depreende dos textos da própria Bíblia. E mais: a Bíblia sem o assentimento teológico de celebridades do mundo teológico se torna errática e incompreensível para o crente comum que segundo estes deve ter a sua interpretação pessoal sujeita ao paternalismo teológico de figurões do momento. é evidente que pareço ao dizer essas coisas desconhecer e ser fatalmente injusto com as boas e exemplares excessões materializadas na vida de teólogos que antes de serem teólogos são simples crentes, santos de Deus e testemunhas poderosas de Cristo.

Ou seja, apesar da abençoada e benéfica conquista da reforma que consiste no livre exame das Escrituras, a esses, na prática fica praticamente impossível, a compreensão do que a Bíblia diz de fato, na intimidade do leitor e o próprio registro da Palavra de Deus encontrada na Bíblia Sagrada. Quase se pode ouvir a voz de Satanás no Éden novamente a dizer aos nossos ouvidos: " não é bem assim que Deus disse!" 

Há retaliações teológicas sobre quase tudo, desde a foram de se decidir por Jesus Cristo, a possibilidade de ser curado ou curada de uma doença para qual a medicina tem pouco ou nenhum recurso, a forma de se orar, como louvar, cantar mesmo, aos dízimos e ofertas, como se ver as diversas personagens do Antigo Testamento, sobre o que é e o que não é pecado, sobre a Salvação, sobre a igreja, sobre o crente, sobre a qualidade de vida cristã, sendo uma lista quase infinda de coisas e questões que amplamente são negativas muito mais que positivas. Essas mesmas questões entopem a mente do crente, ocupam o seu tempo e o mesmo deixa de reconhecer coisas que biblicamente só podem vir de Deus, devido ao ciume, desconfinhança e presunção espiritual do indivíduo que frequentemente esquece do que foi a coisa mais importante ocorrida na sua vida cristã, que foi  ( se de fato houve ) o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, exatamente no dia em que cônscio de que não era nada além de miserável pecador, sem nenhuma questão ou questionamento maior, sem perguntas e maiores explicações, se debulhou em lágrimas legítimas e sinceras diante do Deus que desconhecia teórica e em realidade.

Por experiência ( afinal são alguns anos de crente, o que de fato não significa nada, por si só, ou seja  pelo tempo acumulado ) acumulei relativo conhecimento teológico do que consiste nas várias e diversas posições, na maioria defendidas ardorosa e apaixonadamente como a própria salvação e sei da banalidade e do perigo que consiste em ocupar-se com essas questões em detrimento absoluto da sua comunhão como Senhor. Afinal não é o quanto você sabe acerca dEle ( teoricamente falando ) mas quantos eventos a partir dEle e de você em relação a Ele consistem em fatos e comunhão reais com Ele.

Provavelmente na sua conversão, você se sentiu ouvido, tocado por Ele. Você era nada e Ele tudo... mas e agora? nesse momento em que lê essas linhas, qual o nível de intimidade ( não religiosidade ) tem você  ( ou eu, por que não ? ) com Ele? Será que não trocamos um pouco as coisas, ir a igreja "X" ou "Y",cantar os mesmos se tais hinos legitimamente, ouvir as mesmas pregações, fazer publicamente as mesmas orações ( algo igualmente legítimo ) até discutir a Bíblia e questões cristãs como se discutisse futebol ou economia fazem da vida cristã, algo tão real e decididamente inegável como o dia da conversão? Será que o conhecimento acumulado legitimamente repito, não nos faz sentir a todos "mais espertos" espiritualmente sendo que não necessariamente é essa relação real? 

Finalmente não é, conforme a promessa do próprio Senhor, o Espírito Santo, nos guiaria em toda a verdade e não ao contrário, nossas reles interrogações nos guiaria a uma verdade distinta da  verdade claramente expressa, registrada na única, inerrante e toda suficiente Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada? 

Lembremos de onde caímos, se de fato o fizemos, e quem de nós julgar estar de fato em pé olhe para que realmente não esteja caído. 

O Senhor se apiede de cada um de nós. Amém.

Por Helvécio S. Pereira 

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos