Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

QUANDO É POSTA EM DÚVIDA O FATO DE SER OU NÃO UM CRISTÃO ( CRENTE )

Essa postagem sucede e complementa a uma outra em que me propus a separar elementos desejáveis na experiência cristã como FRUTO e as  OBRAS. Se desejar a leia antes desta ou depois ( CLIQUE AQUI ).

De fato essa postagem é resultado de duas observações: a primeira é a de que os crentes de degladiam não poucas vezes julgando e acusando uns aos outros; a segunda é que essas acusações específicas só ocorrem de crente para crente, de cristão para cristão. É verdade que ocasionalmente um incrédulo e especificamente ateus tentam e são objetivos em descredenciar o cristão mas o alvo não é exatamente o cristão mas a fé cristã, a religiosidade de uma maneira mais ampla, a negação da divindade finalmente.

Já um cristão, e agora especificamente entre cristãos evangélicos, protestantes, como queiram; o julgamento é objetivo no que tange a descredenciar não o cristianismo ou a fé cristã mas ao outro. O outro ( o pressupostamente irmão de fé ) é analisado e detalhes de seu comportamento, posição teológica, atitudes e a própria história de vida, a sua biografia são usadas para descredenciá-lo e obviamente em contrapartida credenciar o que  faz o julgamento.

A Bíblia nos adverte, o próprio Senhor Jesus nos adverte para não julgarmos pois com a medida que julgarmos os outros seremos julgados. A questão é então, nunca julgar, julgar em alguns casos, ou não julgar mas analisar e apartar-se do tal como forma de não assentimento as suas atitudes. Fico com a terceira opção, a meu ver mais consonante com tudo o que a Bíblia declara. Portanto examinar sem ter a presunção que se pode eventualmente cair nos mesmos erros ou em outros porporcionalmente mais graves e orar pela pessoa em questão, já que de um modo ou de outro trata-se de alguém que se relaciona com o mesmo Deus e Senhor.

Assim posto gostaria de listar quais são os alvos desse julgamento que muitos de nós recorrentemente fazemos como se não houvesse nenhum mal na forma como o fazemos e sem sentirmos o mínimo de constrangimento em fazê-lo. O pior é que com a instrumentalização da web, o que corria a boca pequena numa verdadeira fofoca caseira isso toma uma proporção astronômica.Uma simples "twitada" ou uma manifestação em um blog de relativa repercussão bota a vítima e toda a sua atitude exposta publicamente de tal maneira que se essa não tiver o mesmo poder de fogo em rebater e responder a acusação, permanece o que foi dito sendo algo verídico ou não. Em caso de possibilidade de resposta a altura o mal não é menor pois além do escândalo interno ( ao arraial tido como evangélico ) oferece não pouca pólvora e munição para os inimigos de Deus e do Evangelho genuíno. De fato alguns fazem muito bem feito todo o trabalho que o diabo teria que fazer sozinho ou usando inimigos da Bíblia e de Deus.

O correto seria varrer para debaixo do tapete toda a sujeira que de fato e muitas vezes há? Deus e a Sua verdade irretocável podem de algum modo ser atingidos por nossas mazelas reais e inegáveis? Não para ambas as questões parece ser irretocavelmente a resposta verdadeira. Mas em que áreas, direcionados a que elementos as acusações reais ou não são de fato direcionadas de irmãos para irmãos?

O PENSAMENTO

Partindo-se do pressuposto que a vida cristã só existe quando é iniciada após uma conversão genuína, para análise e reflexão, toda a reflexão baseia-se no fato de que todos sejam crentes renascidos e que um de dia, independente da igreja em que tal conversão ocorreu isso de fato se deu. Portanto são para reflexão, crentes que um dia creram no Senhor Jesus a través de uma pregação da Palavra de Deus e que arrependidos e humilhados experimentaram  uma transformação real e radical em suas vidas.

Entretanto após conversão, qualquer um de nós, legítima e naturalmente busca entender melhor o que aconteceu, que experiência magnífica e real foi essa ocorrida, e qual  melhor maneira de transmiti-la aos outros e como demolir toda oposição lógica por parte dos incrédulos. Basicamente é essa a atitude e a história natural que se segue após qualquer conversão. Entretanto o tipo de elaboração a um nível doutrinário ou teológico ( seja oficial, leigo ou pessoal ) é objeto de julgamento até entre irmãos de posições muito próximas. Os exemplos são inúmeros, hoje encontráveis na web com fartura,  em que irmãos descredenciam objetivamente um outro irmão, a sua igreja, ou a sua apreensão de parte do que é declarado nas Escrituras, as vezes algo mais relevante, as vezes algo menos relevante. Cada um muito objetivamente age como se dissesse: "Se não pensa como eu você não é um crente genuíno como eu sou."

O FRUTO

Os frutos apontados nas Escrituras como algo desejável na vida cristã, análogamente  aos frutos biológicos, o surgimento dos mesmos independem do esforço do cristãos ou do crente, devem surgir espontâneamente a partir do fato do tal ser crente de fato e viver em comunhão real com O Senhor em que professam a Sua fé.  

Porém antes de buscar frutos em si mesmo o alvo é sempre o outro, independente do temperamento, nível educacional, origem social, região do país, etc. Esquece-se que a Bíblia nos adverte não picas vezes para que examinemos a nós mesmo, e avaliemos se de fato estamos de pé ou caídos, além do que só Deus nos conhece, a cada um de nós totalmente.

AS OBRAS

Diferentemente do fruto a obra, ou as obras, dependem do que desejamos e nos propomos a realizar como cristãos e crentes.  Os frutos eu os tenho ou não e se não os tenho não há como tê-los de fato. O que deve ser revisto é portanto é, se de fato, estamos ligados a Ele ( ao Senhor ) como as varas se ligam a videira. É claro que alguém pode teologicamente discordar disso, o que é uma pena. Entretanto é nesse ponto que os crentes mais se distinguem e se degladiam. O que cada um realiza individualmente, ou cada denominação como estratégia de evangelismo ou de outra coisa, são julgadas e apontadas geralmente como erro com base na suas próprias ações.

E isso não é de hoje. Ter ou não ter rádio no passado, ter ou não ter televisão, usar violões além de órgão nos cultos, como cantar nos cultos e que canções ou hinos catá-los ou não, usar ou não determinadas peças de roupas, tingir ou não cabelos, cortá-los ou deixar de cortá-los, assistir filmes, torcer para equipes de futebol, praticar ou não determinados esportes, ter ou não determinadas profissões. Pode parecer piada tais atitudes ou posições certamente patéticas mas elas existiram e não por pouco tempo mas por décadas.

Um adendo refere-se aos dons espirituais ou a manifestação dos mesmos. Vale lembrar algo esquecido, a nossa simples opinião, ainda que parcialmente ( normalmente a análise é parcial e não criteriosamente total ): a realidade ( qualquer que seja ) não é mudada a partir de nossos posicionamentos. Ou seja, os dons e suas eventuais manifestações são reais ou não, e isso não muda se os aceitamos ou não. Entretanto tem sido os dons ou a falta deles ( sua manifestação visível ) um elemento de  afirmação ou de negação, ou seja de descredenciamento objetivo, de um verdadeiro cristianismo.

OS FATOS

Nesses dias o assunto vem novamente a baila com análises, críticas, defesas acerca de determinada forma de pentecostalismo ocorrido em certas igrejas. Algumas manifestações escapam as melhores expectativas de sobriedade e de razoabilidade. Tais fatos não são novos e remontam a décadas na América do Norte, especialmente nos EUA. De um lado há as críticas das chamadas igrejas protestantes tradicionais que negam qualquer contemporanidade dos eventos apostólicos. De outro lado dentre os pentecostais e neopentecostais há críticas sérias a inutilidade de certas manifestações cuja falta de clareza e ligação com os propósitos claramente divinos, se traduzem como espetáculos bizarros e patéticos tidos como elementos de promoção apenas denominacional. 

Notem que a natureza e a propriedade da verdadeira vida cristã não inclui e nem exclui eventos sobrenaturais. A experiência cristã se baseia, em princípio, num encontro real com a pessoa viva e real de Jesus Cristo, cuja consequência mais imediata é uma guinada de 180° em toda a maneira de viver, pelo arrependimento genuíno e o real perdão dos pecados e a doação graciosa da salvação feita por Deus mediante a fé no Salvador jesus Cristo.

Essa pessoa seria então, até independente da influência do mundo  e da qualidade espiritual de uma igreja local ou falta dela, guiada em todas as coisas conforme declarado nas Escrituras, na Bíblia Sagrada. Todos os demais fatos, elementos, o pensar, os frutos e os dons teriam uma única e indubitável consequencia: a verdadeira vida cristã.

Mas quem nos conhece de fato? Somente o Senhor. Os fatos têm demonstrado que até mesmo para fazer o correto os primeiros inimigos da verdadeira obra de Deus, não são os de fora, mas os dentro da igreja. E não sem lutas e oposições que esses têm conseguido realizar algo frutífero na vida e na história da igreja evangélica. O fogo provará, segundo as Escrituras, se a obra de tal pessoa é verdadeira ou não. Por ora o joio e o trigo se manifestarão juntos em todos os lugares e de todas as formas. Cabe a cada um permanecer o mais próximo do Senhor possível, só assim serão guardados do erro e saberão que de fato , é a verdadeira obra de Deus, naquele momento.

Por Helvécio S. Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos