Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DO BURRINHO DE JESUS A BMW, DOS DESCAMINHOS DAS CELEBRIDADES GOSPELS, À RETOMADA DO CAMINHO DA IGREJA EVANGÉLICA EM 2012...URGENTES E FRANCAS REFLEXÕES

Quantas vezes na Bíblia Sagrada encontramos relatos detalhados de fracassos, de grandes fracassos, decorrentes de erros espirituais? Faço esse questionamento a você pastor de qualquer denominação, de qualuer corrente teológica, de qualquer ministério, de qualquer geração, mais velha ou mais nova... responda não para os outros, mas para si mesmo. Se não for nesse momento pesquise cuidadosamente em sua própria Bíblia, use diferentes traduções, mas faça esse objetivo exame. Trata-se de uma lição importante a ser reaprendida.

A Bíblia deixa claro não poucas vezes e algumas vezes são bastante notórias, mais do que outras, que o caminho fácil, não é o bom caminho, não produz os melhores resultados, ou pelo menos o melhor resultado. Entretanto parece recorrente que medidas aparentemente bem sucedidas, ou indicativos de bem sucedidas, são exageradamente tomadas e desgastadas em substituição a métodos mais seguros e legítimos e o que é secundário torna-se primário e prepoderante.

Eu tenho particularmente uma visão diferente de muitos irmãos e de pessoas não internas ao meio cristão evangélico. Normamente quando alguém em destaque no meio evangélico erra e erra de modo claro, julga-se a pessoa por um ato, por dois atos, por dez atos, até mais atos que seja, enfim toda a sua história de conversão é de repente apagada ou negada, estranha e muitas vezes prazeirosamente! Não compreendo assim pelo que as mesmas Escrituras nos revelam sobre nós, seres humanos, e já explico.

Se alguém se converte, se converte de fato, e isso não só é um fato histórico pessoal como diante do universo, se podemos assim imaginar. A pessoa sabe que algo fundamental aconteceu, os anjos sabem que tal aconteceu, segundo declarações do pŕoprio Senhor Jesus Cristo. Segundo Ele, o Senhor, há festa no céus. Jesus não mentiu, pois Ele ( Jesus Cristo ) não pode mentir, logo essa é a mais completa e absoluta verdade.

Por exemplo, grandes líderes execrados hoje, e posso citar numa lista notável deles, Reverendo Caio Fábio de Araújo, Pastor Jimmy Swaggart, Pastor Estevam Ernandes e sua esposa Sônia Hernades, Pastor Ricardo Gondim, Pastor Silas Malafaia, Bispo Edir Macedo, os mais vísiveis e criticados por uma ou outra excrecência, um dia se converteram de fato e não podemos acusá-los simples e gratuitamente de mentirosos, falsos, hiṕocritas, etc ou de coisas bem piores, por que os apanhamos em algum gafe e finalmente não gostamos deles.

Trata-se de uma defesa irrestrita desses irmãos, antes amigos e apoiadores mútuos, que curiosamente brigam e se acusam publicamente hoje? Não. Tiro, ou tento tirar, apenas lições para mim e para você. Quantos que os criticam não fizeram nem um centésimo do que esses fizeram em alguns anos, duas ou três décadas? São, foram perfeitos, isentos de erros, e até erros na sua maioria plenamente evitáveis? Sim não foram, não são e alguns podem de fato chegar a  endurecer no erro e até nesse erro piorarem. Só que não só eles, mas nós também, na nossa anônima vida cristã somos perfeitamente passíveis de perdermos o fio da meada como se diz popularmente. Só que no nosso anonimato parefce que nada fizemos ou dissemos alguma vez. Quem acha que não corre esse risco atire alguma pedra, nem seria a primeira nem a útima, atire a sua se puder.

Essa é apenas a introdução, adianto-lhe que o texto será mais ou menos longo. O que desejo trazer a reflexão é exatamente o erro recorrente de nos maravilharmos com algo que deu certo e exagerarmos nisso, trocando as prioridades, muitas vezes esquecendo princípios bíblicos irrevogáveis. Estratégias, métodos, a própria liturgia são meios, bem sucedidos temporariamente, dentro de uma situação, de uma cultura, não são e não podem ser objetivos em si mesmos. Cantar, tocar, gravar um CD, um DVD, ter uma carreira musical, é apenas um meio, não pode se tornar um objetivo em si mesmo. Muitos hoje se esquecem disso.

Em provérbios encontramos a exortação para "não mudarmos os marcos antigos." Um dos marcos antigos, dos limites antigos e irrevogáveis, é exatamente que o mundo é nosso inimigo. Significa que mesmo sem saber, as pessoas envolvidas e movidas pelo mundo, via de regra agirão como nossas inimigas, mesmo que não o saibam e não o desejem. Serão em última instẫncia inimigas da Evagelho, da legítima declaração bíblica. Aceitarão no máximo algo mais palatável, menor, sem sal, uma luz mais tímida e relativa.

O Burrinho de Jesus e a BMW é o ápice disso, ou uma ponta de pedra que se levanta no espelho d'água que pode levar o barco a fazer muita água. Não é que a Mariana não seja crente, que não seja uma jovem mulher pura e cristã, comparada as poposudas do mundo ou as novas "evangélicas" do último BBB. Não é que seu marido seja um rapaz zombador das coisas de Deus. Apenas o fato de ser moderno, da possibliidade factual de ser uma estrela musical, de usar, como disseram, as tecnologias disponíveis, e de se apropiarem de uma linguagem mais proximal da sua geração, e tudo isso ter dado certo, do ponto de vista humano os fez agir como levianos, e ter a pexa de imbecis. 

Mais de três décadas de pastorado de pregações essencialmente bíblicas, em que a velha Bíblia era e é folheada, página por página, cujos sermões, cujos estudos bíblicos, pesados e repensados, passíveis de serem escrutinados pelo mais rigoroso viés teológico, a excessão do ponto de vista calvinista, mas mesmo assim dentro da esfera de uma rigorosa apologética cristã evangélica. Louvores de hinos centenários, tradicionais, sempre os mesmos, longos mas HINOS, cansativos, repetitivos... mais do que "tira o pé do chão igreja!!!..." ( ??! ) tudo jogado no ralo, por uma segunda geração de filhos de crentes, em poucos anos, e desastre após desastre, em poucos meses.

Sabem eles quantos milhares não ouvirão mais suas canções, nem as melhorzinhas? Passarão longe dos seus CDs, DVDs, e ate das livrarias evangélicas que vendem de tudo, de Caio Fábio, Ricardo Gondin, Benny Himm até" A CABANA"? Sabem quantos não ouvirão nem suas boas mensagens bíblicas? Sabem eles quantos zombam de sua ignorância e presunção? Que o mesmo twitter que defenderam tão apaixonadamente como ferramenta de "benção" advinda da neocantada tecnologia, é curiosamente o mesmo que "pia" incansavelmente fazendo deles a mais nova piada. Eles que fogem das desculpas e do arrependimento? Que se absteem de dar as reais explicações igualzinho o mais ignorante jogador de futebol ou o mais desonesto e desmemoriado politico? 

Perderam respeito diante dos tradicionais ( batistas, calvinistas, luteranos, presbiterianos, etc. ), dos  paraprotestantes que procuravam em algumas de suas canções algum sopro de espiritualidade/ modernidade ( adventistas )  e dos católicos romanos, que os via como exemplo e modelo a ser resgatado especialmente entre os jovens. Mas na contabilidade como celebridades, não eram para serem cada vez mais aceitos? Foi como um castelo de cartas, como uma vareta que movida erradamente no jogo.

Não os acuso, de fato é quase imposśivel na nossa miserável vida escaparmos incólumes. De fato, tolo é quem acredita ser isso possível. Alguns exemplos como aviso aos que cultuam de certa forma, praticam enfim qualquer culto a personalidade ou a alguma celebridade, ainda que aparentemente mais legítimamente:

Lutero, o principal reformador indubtavelmente, defendeu a certa altura, o escurraçamento dos judeus, as expulsão de suas casas e quiçá o seu assassinato. João Calvino, por várias vezes foi um ordenador de assassinatos, incluindo de póprios fiéis calvinistas, incluindos aí no Brasil por simples divergências litúrgicas e teológicas menores. Outras vezes ele as aprovou de terceiros. Salomão Guisburg, o maior tradutor de hinos para o CC ( Cantor Cristão) além de Maçom, graças a ele, a primeira igreja batista foi inaugurada no Brasil.


Poderia prosseguir com mais uma dezena de exemplos só agora, mas me absterei de enumerá-los. E quedirá dos escãndalos anônimos, lutas internas, entre filhos de fundadores de igrejas, pelo poder, pela liderança, pela sucessão. Ou da luta de filhos contra pais pastores, discipulos contra antigos mestres, favorecidos antigos contra seus padrinhos e também o contrário. Ou seja, mesmo acertando, testemunhando, pregando, levando outras pessoas ao conhecimento da salvação, o registro dos verdadeiros fatos traduz uma pateticidade arrepiadora.

Assim posto só um tolo, um imbecil completo, pode achar que está por cima da carne seca. A recente e crescente receptividade da mídia secular aos artistas "gospels" ( e não há nada de errado em serem artistas, aqueles capazes de lidar e bem, competentemente,  com a linguagem da arte,  no caso a música ) faz parte de um jogo maior, não da Rede Globo, não de seus executivos e diretores, mas de uma pessoa mais inteligente, que têm experiência e domínio da situação, o princípe desse mundo, o Diabo. A contragosto de muitos, ele existe e infelizmente é real a sua inimizade contra todo ser humano. E isso não é novo, não é um resgate preferencial e estratégico, mas bíblico, verdadeiramente bíblico.

Em dois meses, enquanto os tolinhos de alguns irmãos que nunca viveram no mundo propriamente dito, criados na igreja ( e não há nada de errado ou ruim nisso, apenas que os faz despreparados para lidar com o mundo com reais reservas ) foram genialmente assimilados, bajulados, e nivelados às demais manifestações religiosas como a do candoblé, como os mais simplórios e degradantes ritmos populares. Perderam ouvintes, pessoas que os tinham como exemplo, viraram enfim piada e chacota.

Mas o pior está para vir: se eles pessam que os católicos ( da Canção Nova e outros )  reagirão em defesa do burrino como BMW de Jesus, estão  totalmente enganados. A Canção Nova e setores mais modernos do catolicismo investirão na parte que deu certo, enfatizando a diferença entre o sagrado e o secular, e se não puderem fazer retornar muita gente à sua igreja, deterão a sangria para denominações antes mais bem aceitas como batistas, dos quais não se tinha até a poucos anos nada a acusar.

Cair no Espírito, BMW de Jesus, Jesus engenheiro do império romano, grande investidor, grande arrecadador e aplicador de recursos da época, fizeram juntos um buraco, um estrago não antes imaginado, estrago esse de forma tão contudente e rápida. Será que Paulo, o grande Paulo, não tinha visto em seus dias estragos semelhantes quando dissera para as mulheres ficarem caladas na igreja? Por mais que os pais se esforcem, e isso vale para nós todos, filhos ainda que bonzinhos quando desandam a se exceder, não há pai, avó, avô que lhes consiga parar, por-lhes freio, antes que façam um belo  estrago.

O pior é a existência de não poucos puxa-sacos! Não há um que lhes puxe a orelhas e lhes dê uns tapinhas ( tapinhas não, a irmã do dono do Pânico na Tv, filha de militar criou essa excressência...tapinha não pode ). Gente que não conseguiu outra coisa a não ser viver sob a sombra dos galhos de uma igreja rica é fogo... lugar onde abundam os cargos... se falar perde o emprego...e vai para onde? E o carro? E os contatos? Sai de uma denominação que os irmãos todos lhes viram as costas! Ô povinho com amor só de fachada sô!

Onde nós estamos? pastores e bispos da Igreja Renascer deixam a sua igreja, a sua denominação, por falta de pagamento de... salários meus amigos... dois ou mais meses de atrazos...!!! E qual seria o salário? Mínimo? Duvido! Mas acha que é somente lá essa coisaanormal e inimaginável? Vai algum pastor calvinista bem acomodado em uma igreja reformada falar algo fora do "script calvinista"... se atreva a fazer como o John Piper ( que é líder proeminente, praticamente dono de uma igreja batista ) a mencionar a contemporanidade dos dons espirituais... tá na rua... devolve casa, carro, até a Bíblia...depois de for o caso vai para a justiça processar a igreja em um processo MI-LI-O-NÁ-RI-O...é mole?

Enfim... a igreja precisa de testemunhas, testemunhas de mudanças, de conversão, de curas e até de riquezas, por que não? afinal um importante calvinista, na América do Norte, em seis anos saiu da pobreza e foi durante, muitos anos, dez vezes mais rico do que Bill Gates fora mais recentemente. Era ele um cristão fiel, sincero sob todos os aspectos e dessa forma foi espiritualmente abençoado. Da mesma forma o criador e dono da mais famosa aveia, o qual chegou a dar para a obra de deus, 90% do que abençoadamente lucrava com a estratégia que Deus lhe dera. Fatos são fatos, gostem alguns ou não.

Mas nunca é o caminho mais fácil, da bajulação humana, da aceitação, do nivelamento por baixo. A igreja não precisa do "caldeirão do Hulk", do "Xou da Xuxa", do "Esquenta", do" BBB" não sei das quantas, e eu não quero ser "moderno", nem "religioso", nem excêntrico, pois nem mais aceito ou menos aceito, esse mundo, as pessoas só se covertem quando se encontram com Jesus Cristo e não com a minha patética maneira de viver, patéticamente secularizada ou excêntricamente sobrenaturalizada, urrando, caindo, rindo, pulando, de olhos esbugalhados, andando de quatro... numa penumbra estranha...era assim na sala de desenvolvimento da União Espírita Mineira e mais alguns centros espíritas e de macumba grossa que frequentei na minha infância e adolescência juntamente com a minha mãe.

E sabe por que? Eles têm as duas coisas abudantemente no mundo, o extremo do sagrado que eles de certa forma admiram, e o extremo do profano: Do Dalai Lama ( presunsosamente "Oceano de Sabedoria" e Lady Gaga supra-sumo da imbecilidade. E por que não reconhecer ambos sendo talentosos para o que se propõem. Que as celebridades gospels tenham a consciência que o que construiram pelo atalho, pelo caminho mais fácil, para o ralo se  foi e ficará pior se não se arrependerem. Exemplos há abundantes, nas Escrituras e na história do mundo. Muitos jamais se levantaram, outros são hoje, uma pálida sombra do que foram, outros perderam completamente o rumo. Talvez jamais retornem.

Diferente dos deterministas que estão na geral apenas vendo os terríveis acontecimentos, eu creio que a escolha está permanente diante deles e  de todos nós: o caminho da campina ou do vale, como diante de Ló. Ló escolheu a região mais promissora, humanamente falando, ele não fizera uma análise errônea do ponto de vista humano. Anteviu humanamente as melhores possibilidades. Ló escolheu, fez de fato, a melhor escolha humana, o caminho mais direto, mais reto, para alcançar e obter legitimamente o  sucesso. Não só escolhera, se adaptára genialmente a situação, sobrevivendo e vivendo muito bem, fazendo concessões, até a ocasião do desastre súbito sobre os demais.

Não sou determinista ( e talvez você que é, humanamente se ofenda e não leia o resto do texto, mas lá no fundo concorda comigo ), por isso digo que temos que ser sábios e prudentes, guardando a fé, esquivando-nos do mal, resistindo ao diabo, salgando a terra e sendo a luz do mundo, enquanto édia, antes que a grande noite chegue e não se possa fazer mais nada. 

Há e eu espero, que surja uma nova geração de pregadores, apologéticamente corretos, mas crentes em milagres. Chega de crentes de uma perna só: um traz só palavras, palavras, palavras, e nada mais que palavras, e outro é dúbio, confuso, solto no ensino e na exposição mais ampla da fé bíblica. Não só de blá-blá-blá, mas cheios de autoridade no ensino e de poder como Pedro, Paulo e outros. Em nome de Cristo, levanta e anda. Pregadores que patéticamente defendam a idéia patética de que o Diabo não faz nada nesse mundo, que tudo está bem, que o homem não está perdido justamente nas suas escolhas, por ter justamente que escolher, sabe que está errado, gostaria de mudar, mas não tem forças para mudar, é vencido, amarrado, enganado e humilhado de todas as formas. Agradam mais das ideias de calvino do que de Jesus Cristo... foi exatamente isso que eu disse exatamente.


Não é porque para serem agradáveis a alguns ilustres defuntos e não gostarem dos métodos de pentecostais e neopentecostais ( que nem sempre são livres de alguma estranheza )  que Deus não faça nada além da mesmice que estão acostumados, por simples fidelidade a uma particular tradição. Olhem para Cristo, olhem para as suas próprias Bíblias. Não sejam incrédulos mas crentes. Vida cristã bíblica é experiência pessoal, não a do outro! Deus pode usá-lo corrigindo exatamente o erro que você e não quer no outro!

Alguns olham para homens do passado outros olham para homens do presente. Todos precisamos reaprender de Jesus Cristo... O único fiel exemplo e Senhor! Filho de Davi, em meio a essas terríveis trevas e acontecimentos, o que o Senhor quer que realmente seja feito por mim, ou através de mim? Pois eu sinto que as coisas não estão bem. Não estão certas. Uns se enganam e se desviam para a direita, outros para a esquerda, Senhor firma os meus pés no caminho certo para que eu não seja de todo envergonhado! Que correções aplicarás Ó Senhor a tua igreja particularmente a igreja no Brasil daqui para a frente?

Pastores sinceros estão angustiados, arminianos, calvinistas, paraprotestantes, até padres católicos... Senhor, só Tu conheces os corações sinceros, livres de vaidade, de ambições humanas, prontos a servir-Te... a mudar a si mesmo e a largar o lugar humanamente seguro... para o que Tu ordenares... Levanta novamente, dentre o Teu povo, homens e mulheres que tragam correções devidas á Tua igreja, pois é recorrente, que enquanto uns se cansam e se distraem, Tu preparas seus substitutos, ó Senhor, para que a Tua obra não retroceda e para que o inimigo Teu e da Tua igreja seja mais uma vez evergonhado Senhor, para a glória do Teu eterno nome. Amém.

Helvécio S. Pereira


OBS: Texto não subordinado a revisão, se você o leu em primeira mão. Desconsidere certos erros não ainda revistos.

2 comentários:

  1. Caro irmão Helvécio, é um prazer conhecer seu trabalho e estarei sempre por aqui, assim como espero encontra-lo no História com Cristo dando sua estimada contribuição. Devemos nos unir como Igreja de Deus para combater estas heresias e modismos que tem maculado o Sagrado nome de Cristo! Fica na Paz!

    Visitem: http://historiacomcristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não só já visitei como coloquei em meus favoritos.

    Um abraço meu irmão. Feliz 2012

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos