Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 7 de setembro de 2013

HOJE QUAL A ATITUDE CRISTÃ MAIS RECOMENDÁVEL DIANTE DE TUDO O QUE VEMOS E CONSTATAMOS TRISTEMENTE TODOS OS DIAS NA IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL?



Hoje, todos os aspectos da vida são cada vez mais públicos, não há como manter uma áurea de que uma igreja, qualquer que seja a  denominação e a sua liderança, seja algo a ser dito as pessoas como algo perfeito e cem por cento recomendável. Escândalos e bizarrices hoje, infelizmente ( ou felizmente ) são coisas públicas aos da igreja e aos de fora dela. Não há como dizer a todas as pessoas e ficar sossegado e seguro que nenhuma péssima notícia ou escândalo será logo divulgado e sabido por todos.

Não se pode hoje cair na infantilidade de se  vender às demais pessoas uma imagem de uma igreja perfeita e nessa imagem perfeita de igreja apoiar toda a sua fé cristã. Antes, penso, uma necessária introdução: alguém me perguntara um dia desses, sincera e não ironicamente, a partir de um comentário feito por mim acerca do calvinismo de que o mesmo era uma heresia ) já me cansei do lero-lero educado feito para não conduzir a lugar nenhum, e decidido a ir ao ponto exato da questão, faço exatamente essa afirmação de que o calvinismo é de fato uma heresia. O irmão em questão perguntou-me diretamente se eu poderia citar ao menos uma heresia do calvinismo. Como o espaço e a oportunidade não eram convenientes para longas e intermináveis colocações, rara e quase impossíveis de serem das sempre feitas tanto pelos calvinistas mais extremados até pelos arminianos apaixonados por essas pendengas, citei uma, no na ordem de importância, mas uma que  decidida e claramente é um crasso erro: a da autoria do mal por parte de Deus.

Essa aventada autoria do mal por parte de Deus é entretanto a mais fácil de ser constatada como falaciosa, não só teologicamente mas na prática, diante de um acontecimento real e do qual todos sejam testemunhas, isso porque diante de um fato o calvinista reage erroneamente tal qual o católico romano em muitas situações, fica o pé numa afirmação irrazoável para ser fiel simplesmente ao que lhe ensinaram.

O caso do menino e treze anos que contra toda uma aventada teoria da conspiração matou toda a sua família, ao ser questionado um calvinista sobre o fato simplesmente responderá com  frases assemelhadas que Deus é quem fez toda essa tosca desgraça! Enquanto no terreno teórico ( porque de fato é ) teológico distante da realidade fica fácil manter um lero lero que desperte dúvida, arranque lágrimas e produza uma falsa sensação louvor a Deus, mas quando confrontados com problemas domésticos e reais a maquiagem teológica não pode ser mantida. 

Deus não fez, não criou, não conduziu as coisas para que depois de inumeráveis eventos as coisas terminassem desse jeito para essa família, e não adianta dizer que mereceram sob algum suposto e imaginado castigo por algo que fizeram. Numa comparação rápida, criminosos de várias estirpes mereceriam castigo tão ou menos sumário como esse. Logo a resposta é outra, e talvez eu volte a ela nessa postagem ainda.

Isso porque, a bem da verdade, não é esse o propósito original dessa postagem. Nem é propósito bater  teologicamente em calvinistas em favor dos arminianos. Desde as primeiras postagens em meus blogs a visão clara que sempre tive é que há coisas mais importantes a serem promovidas por qualquer crente e reduzir a fé e experiência cristãs a uma ou outra posição, e fincar portanto, todo o seu ativismo e energia nessas questões é uma coisa menor e portanto, a meu ver, uma grande perda de tempo.

A meu ver um crente perde muito por ser calvinista, mas perde igualmente por ser orgulhosamente arminiano. Prova disso é o teor de ofensas quase sempre ásperas e desprezo as vezes velado de uns em relação aos outros. E eu poderia citar nomes de pessoas e frases ditas por essas mesmas pessoas e crentes, em relação à pessoas de outro grupo que se opõem ao seu próprio grupo e pensamento. Pelas atitudes de uns em relação a outros, ambos se desqualificam. isso não significa que não se deva ter uma posição clara contra erros e suas consequências teológicas sejam quais e de onde forem. Entretanto o orgulho humano é tão grande que raramente alguém é convencido de seu erro, ouse deixa convencer pelo argumento do outro. O que se tem sempre é o prazer inconfesso em manter o seu próprio palavrório e ter a ilusão de colocar o adversário contra a parede, somente isso.

Deus que não vê as coisas como nós mesmos as vemos, tem usado para benção tanto calvinistas como arminianos, como a pentecostais e neopentecostais para nosso desprazer, vergonha e contra o nosso orgulho. Reféns da nossa dureza como os sacerdotes e fariseus, não conseguimos reconhecer o que Deus está de fato fazendo através de quem Ele mesmo esteja fazendo. Engana-se e muito quem teimosamente não se cala quando convém calar, espera quando convém esperar, e a exemplo de varias situações registradas nas Escrituras na Bíblia, não aguarda mesmo sendo um dos poucos ou parte de uma minoria invisível que realmente ouve a opinião de Deus, o julgamento de Deus acima e na grande maioria das vezes diverso dos dos homens, mesmo sendo esses homens de uma igreja evangélica, de uma denominação de uma visão ou posição teológica. 

Não importa onde e em que circunstầncias você conheceu as primeiras coisas acerca de Deus, na melhor ou na pior igreja, na melhor ou na pior linha teológica, importa o que você fez e faz com esse conhecimento de que há um único Deus, que Jesus Cristo é o único nome dado para a salvação de todo o que crế e que Ele mesmo, Jesus Cristo, é Deus e Filho de Deus, incriado e eterno o qual, Ele mesmo receberá todos os salvos um dia para Si mesmo e que onde Ele estiver, nós os que cremos estaremos com Ele.

Mas qual era o propósito dessa postagem inicialmente?

Exatamente, ou essa era a intenção, de falar, de dizer, de lembrar, de argumentar que a igreja e a vida cristã não são um sequência de eventos para preenchimento de tempo, com atrações que nos mantenham ocupados e nela ligados de alguma forma! Lembras-e do que disse no início logo a cima nessa mesma postagem? "Hoje, todos os aspectos da vida são cada vez mais públicos, não há como manter uma áurea de que uma igreja, qualquer que seja a  denominação e a sua liderança, seja algo a ser dito as pessoas como algo perfeito e cem por cento recomendável. Escândalos e bizarrices hoje, infelizmente ( ou felizmente ) são coisas públicas aos da igreja e aos de fora dela. Não há como dizer a todas as pessoas e ficar sossegado e seguro que nenhuma péssima notícia ou escândalo será logo divulgado e sabido por todos. Não se pode vender a imagem de uma igreja perfeita e nessa imagem perfeita de igreja apoiar toda a sua fé cristã."

A igreja no Brasil passa por uma fase em que inconscientemente pastores se sentem concorrentes de outros pastores e de outras igrejas, que copiam fórmulas tidas como bem sucedidas, pelo menos aparentemente, para atrair pessoas ( atrair pessoas não é uma coisa errada em si e é até positiva ilustrada em uma importante parábola contada pelo Senhor Jesus ) entretanto na obrigação de manter um roll de atrações para que os crentes tenham o que fazer e muitas vezes levadas a um limite perigoso: o que gostem de fazer!

Tal situação não se deu e não foi realidade em passado até recente no Brasil onde igrejas ou era distantes umas das outras denominacionalmente sem grande cooperação mas que não se sentiam intimidadas e diminuídas pelo sucesso das outras! As reuniões eram poucas por semana as vezes não excedendo a quatro e sendo suficientes para se fazer o evangelismo feito anonimamente e praticamente por trás das cortinas por décadas!

Hoje além do patético investimento em eventos nem sempre com propósitos tão bem definidos espiritualmente e nem tão louváveis há a concorrência que impede a cooperação e a clareza na colheita dos resultados que não deveriam ser de uma denominação, de um líder isolado, mas da igreja invisível em todo o mundo e da propagação definitiva do Evangelho a todas as pessoas.

Dois ou três exemplos, foi o show do Diante do Trono)gravação de um de sus vários DVDs ) do nordeste há algum tempo, em que uma família comprou passagens em um avião de uma companhia aérea que só tinha três aeronaves, um dos quais explodiu próximo a uma praia, motivo aparente, os crentes que viajaram escolheram essa companhia pelo preço mais acessível! Outro exemplo o do pastor que choraminga em vídeo do YouTube, ter pago R$ 40.000,00 ao cantor Thales Roberto e o mesmo não ter ido fazer o "show"! Há ainda o outro pastor de uma igreja de Minas Gerais, que perdeu a filha de nove anos e um idoso da igreja, por ter alugado a prelo de banana ( R$200,00 ) um ônibus sem condição de uso para transportar membros de sua igreja a um evento em outra cidadezinha!

Esses eventos e atividades não são pecaminosas em si e nem proibidas de serem feitas, mas deve-se perguntar seriamente se dentro da liberdade de fazer inúmeras coisas, que tenho a compreensão clara de termos para fazê-las, se elas correspondem à importância das coisas que devemos realmente fazer na categoria de coisas que sobre elas nos é dito pelo Senhor Jesus, "que o fruto permaneça!"


O calvinista João Ferreira de Almeida, o escritor português mais traduzido em todo o mundo e responsável pela quase totalidade da tradução das Escrituras para a língua portuguesa, o fruto do seu trabalho certamente permanece, trabalho feito sob as mais severas e desanimadoras condições em sua vida, tendo que ser refeito do zero, para que hoje, muitas vezes tivéssemos e tenhamos até, preguiça de ler as Escrituras em nossa própria língua portuguesa. O trabalho desse calvinista abençoa calvinistas e arminianos até hoje, trabalho esse aprovado por Deus durante a própria vida de João Ferreira de Almeida.

Seria longa a série de exemplos de tantas pessoas, de tantos crentes diferentes, cujos focos e objetivos no que concernia a fazer algo para Deus, estava, se colocava muito acima das suas próprias, limitadas e erráticas em tantos pontos menores, teologias. Deus não é um idiota, algo que nenhum crente suporia, seja de qual igreja e de qual posição teológica seja, ao contrario, como reza um  velho hino norte-americano Ele, Deus "is able", ou seja é plenamente capaz de fazer o que Ele, Deus se propõe como obra de vontade nesse mundo, ainda que outorgada uma liberdade aos seres humanos e uma certa liberdade a Satanás e aos demônios, para que através de uma aparentemente caótica atuação, os que amem a Deus e a Sua verdade sejam livremente manifestados.

A vida nos é dada como oportunidade de conhecermos a Deus, somos e devemos nos ver como bem aventurados, felizes, afortunados, e em um bom português mais popular: sortudos! Sortudos por um dia, de alguma forma termos conhecido a verdade sobre esse Deus e seu maravilhoso proposito salvífico que se cumprirá em cada um de nós por ocasião de nossa morte individual ou em evento histórico único se a Sua segunda vinda coincidir com o fato de estarmos ainda vivos nesse mundo. Passem quantas décadas forem nessa nossa breve vida, tão breve como um sopro.

Contudo, essa nossa fé e experiências únicas não podem ser calcadas e mantidas por bizarrices artificiais sejam quais forem e por mais bem intencionadas e circunstanciadas à uma época, modismo, etc. Não é a igreja que mantém a minha fé, não é o que ela faz ou deixa de fazer em termos de eventos, produções artísticas ( música ou outra coisa ), nem pelo volume de "novas ideias", descobertas de escritores oportunistas mesmo tidos e autorreconhecidos como cristãos e crentes, a minha fé não se deve a congressos ( eventos e locais de conversação e de discussões ), pelo que é moda ou não em ser feito, a minha fé não depende do que celebridades cristãs e evangélicas digam ou deixem de dizer, do que teólogos profissionais de qualquer posição se dignem a dizer ou contradizer o tempo todo, etc.

Do mesmo modo escândalos não devem afetar e não afetam a minha fé, não preciso de mais ou menos gente que creia como eu creio, a minha fé nas Escrituras continua sendo pessoal, intransferível e totalmente desobrigada da fé que outro tenham, na própria igreja, e na própria famíĺia, inclusive. Nesse sentido é que o Senhor Jesus afirmara que se alguém amar mais a sua família que a mim, não é digno de mim. A fé uma vez tida e crida no Deus das  Escrituras é pessoal e deve ser guardada sob que circunstância for. É algo inegociável e não pode ser movida ou mudada a título de emoções e relacionamentos, tendo entre outros grandes exemplos a fé de Jó.

Espera-se que a igreja seja como denominação, igreja local, irmãos de uma congregação e seu pastor, e todos os eventos por ela produzidos sejam para edificação da fé, mas é bem provável que nem sempre isso aconteça e aconteça o tempo todo, como no caso da mãe de Samuel, chamada de bêbada pelo sacerdote Eli. Mas é seu e meu dever como crentes, nunca desanimarmos e imputarmos à qualquer igreja, denominação, corrente teológica a culpa pela nossa qualidade de vida cristã! Andemos com Deus como diz a Bíblia que Enoque andou!

Poderá ser que o seu caminho com Deus seja tão único que os próprios irmãos o verão de forma estranha e desconfortável, mas os frutos dessa vida tão mais próxima e calcada em Deus somente certamente permanecerão como desejo expresso do próprio Senhor Jesus. O avesso disso seria o orgulho e a falsa consciência da auto-iluminação e de uma pressuposta superioridade espiritual tão própria da corrupção religiosa humana. Somos tão suscetíveis ao lisonjeio e ao reconhecimento por parte dos outros ou de nós mesmos que muitos de nós oportunizamos compreensões espúrias das revelações Escriturísticas em franco detrimento ao que as mesmas Escrituras Sagradas dizem a nosso respeito e a respeito de todos os seres humanos.

Cuidemos para que achando-nos de pé não caiamos por desprezarmos a sabedoria que  clama nas esquinas como nos assevera a própria Escritura. Amém!

Por Helvécio S. Pereira





-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos