Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SE VOCÊ RECONHECEU A REALIDADE DE DEUS, CREU NA SUA PALAVRA E EXPERIMENTOU EM SUA PRÓPRIA VIDA UM ENCONTRO PESSOAL COM ELE, VOCÊ TEM QUE DECIDIR O QUE SERÁ E O QUE FARÁ: ARMÍNIO E CALVINO, É POSSÍVEL SER UM BOM CRENTE SEM ELES? PARTE I

ARMINIO E CALVINO: É POSSÍVEL SER UM BOM CRENTE SEM ELES?

O meu objetivo nessa postagem não é de me levantar em uma guerra obstinada contra o calvinismo e  muito menos contra qualquer calvinista. Eu poderia fazer uma longa e politicamente correta introdução, cativar você meu eventual e acidental leitor, trazendo cativo o seu raciocínio, comendo pelas beiradas como se diz aqui em Minas Gerais, ganhando a sua simpatia e lá no final destilar alguma coisa, dar algumas alfinetadas contra aquilo que o calvinismo é e contra o que aparenta ser. Portanto se ficou com raiva, pare de ler exatamente aqui.

Entretanto não sinto a vontade para calar-me enquanto uma mentira é alimentada e uns e outros, mais bobos do que eu, vão sendo enganados e engajados em uma defesa de algo espúrio, passam a pensar, a agir, e reagir de modo patológico o que comprova a inutilidade dessa teologia. Isso sem contar nos complicados fatos, seja, históricos ou atuais, muitos ignorados ou distorcidos. Posições complicadas de líderes, de novos teólogos, entre simpatizantes auto confessadamente calvinistas.

Inicialmente para deixar claro, uma pessoa que passe a crer em Jesus Cristo como Deus, Filho de Deus enviado a terra, com todas as implicações e relatos, registrados como o são nos Evangelhos, e em tudo o que é dito acerca dele em todo o Novo Testamento e dito por Ele mesmo, Cristo, nos Evangelhos e no Apocalipse, não precisa de denominação, teologia, ou tendência cristã mesmo dentro do cristianismo estritamente evangélico para manter a sua fé até o último dia de sua breve vida!

Isso de modo algum significa que defendo a ideia e postura dos sem-igrejas, dos anti-igrejas, dos anti-cléricais, etc. Esses ao contrário são movidos por mágoas, não reconhecimento, insatisfação afetiva, disputa de poder e até por serem sovinas e não conseguirem ou não desejarem contribuir financeiramente para uma igreja, denominação ou instituição visível. Esses apenas por vários artifícios e contorcionismos bíblicos tentam justificar o que já previamente desejam e defendem. Alguns chegam a justificar a não existência de templos para o cristianismo.

O que eu estou a dizer, e digo é que nenhuma denominação, nenhuma igreja local, nenhuma linha teológica particular, podem ao lado da genuína e simples fé em Cristo, ser um exigência ou algo inexcusável ao processo de salvação individual de qualquer crente, de qualquer pessoa. Ou seja, você não precisa estar sujeito a nenhum sistema que naturalmente tenha algum desvio de cosmovisão como algo de que a sua salvação dependa.

Trocando em miúdos e sendo bem direto: você não precisa saber nada de Lutero, Calvino, Augustus Nicodemos, Edir Macedo, Silas Malafaia, Márcio Valadão, Papa Francisco ou quem quer que seja para ser salvo e permanecer salvo. Qualquer um que cobrar de você um alinhamento subserviente a qualquer cristão do passado ou do presente estará conduzindo você a um erro e um engano grave!

É absolutamente estranho e é tido muitas vezes como algo absolutamente natural quando católicos romanos ao se referirem sobre algum assunto cristão citam um papa tal e os calvinistas citam Calvino e um monte de escritores, teólogos alinhados com calvino, para elucidarem uma fala de Paulo por exemplo. Para entender o que  Deus disse, eu leio o que Paulo disse a luz do que Calvino achou. E isso não é ago eventual, é recorrente, quando a Bíblia categoricamente diz que o Espírito Santo, nada menos que o próprio Deus, nos ensinaria! Não estamos conjecturando sobre algo acidental, repito, mas algo costumaz, recorrente, obrigatório e pior visto com a maior normalidade. Mas esse não é o maior problema do calvinismo, apenas um sintoma que não é único no cristianismo, nem no passado e nem no presente.

A Bíblia é para nós, ( não para os incrédulos ) a Palavra de Deus, não contém parte da  Palavra de Deus, é o que Deus diz ao mundo, à humanidade coletivamente e individualmente. Eventualmente ela pode ser muito mal compreendida, tanto por quem eventualmente a ouça, ou a leia. Pode ser melhor compreendida, pode ser muito bem compreendida e pode ainda não ser compreendida quando se refere a fatos, para nós ainda futuros, ou mais difíceis, coisas que poderão permanecer incompreensíveis por mais ou muitas gerações. Mas ela, as Bíblia, é completa no que se refere que necessitaríamos saber, coletiva e individualmente, para a salvação e para a nossa sobrevivência nesse mundo.

Sobre essa maravilhosa dádiva de Deus, defendo eu ( e não estou sozinho ) a livre leitura e a livre interpretação da mesma. Duas coisas importantíssimas conseguidas não com pouco sangue derramado através dos séculos e ainda hoje por incontáveis mártires. Ainda sobre essa mesma Palavra de Deus temos a promessa de algo sobre natural, que o próprio Deus, e ninguém menos do que Ele, o Espírito Santo, nos ensinaria acerca dela. Logo embora seminários teológicos sejam legítimos, escritores, preletores, pregadores, teólogos sejam legítimos em seu ofício e ministério ( bem como tantos outros com formações acadêmicas necessárias e anteriores como linguistas, historiadores, tradutores, arqueólogos, etc ) não substituirão jamais na subjetividade da experiência e comunhão pessoal com Deus, a iluminação e compreensão prática dada pelo próprio Deus.

Claro que muitos outros elementos estão e estarão sempre envolvidos nessa compreensão individual, desde a formação mínima, leitura, compreensão de texto, relativo conhecimento histórico, interpretação,  cultura inserida que pode ser um elemento facilitador ou ainda dificultador, ensino recebido, instituição  com a qual o crente tenha uma relação de aprendizado, etc.

O fato é que por mais ideais e promissoras condições de aprendizado acerca de Deus, haverá sempre uma limitação temporal, individual e principalmente da comunhão do crente com o único Deus criador. Sobre Enoque se diz que "Enoque andou com Deus e Deus para Si o tomou". Cada um de nós anda a uma distância de Deus, mais ou menos tempo em comunhão com Ele. Isso é natural, impossível de ser medido, mensurado, julgado, mesmo por nós mesmos e muito menos por qualquer outro de nós. Somos  únicos e lidamos com essa singularidade manifestando cada um um nível diferente quantitativa e qualitativamente diferente.

Assim posto Calvino fez, creu, entendeu, explicitou da forma como pode, com o que tinha e agiu sob essa experiência, diante do tempo, das pessoas, do poder e do tipo de cristianismo e fé a sua volta. Exatamente como cada um de nós faz hoje, tomando-se por base a nossa experiência individual, a ocasião em que nos encontramos e reconhecemos a realidade e o significado de Jesus Cristo em nossas vidas.

Assim como cada um de nós tem eventualmente questões mal e bem resolvidas, entendidas teologicamente, não foi diferente com João Calvino, Lutero, os Wesleys, Spurgeon e tantos outros no passado e ainda no  presente. Só que João calvino, Lutero e outros tanto no passado como no presente, por serem líderes, tiveram liderados, seguidores, discípulos. E além dessas pessoas, meios legítimos para tornarem conhecido o que criam, como criam e como entendiam as realidades humanas e divinas. Juntamente com os acertos foram os erros, exatamente como seria e se daria se cada um de nós, fosse um líder, tivesse alguma voz e poder para espalhar o que cremos, e como cremos. O processo natural e efetivo da comunicação não foi e não é diferente hoje para tudo o que se acredite ou apaixonadamente se defenda.

A liberdade de crença e de expressão ( negada pelos opositores de João Calvino a todos e a ele próprio em seu tempo... e depois por ele mesmo a outros ) pressupõe erros e acertos e rivalidade entre pensamentos e interpretações. No meio disso tudo está exatamente o crente, o antes pecador, depravado, indiferente, zombador, que ao ouvir uma pregação acerca da Palavra de Deus e do Deus da Bíblia, bem como da salvação e nova vida oferecida através de Jesus Cristo, crendo, nasce de novo, arrependido em pouco tempo manifesta os frutos visíveis e inegáveis da verdade sobrenatural que é o poder do Evangelho na vida do homem!

Isso decidida e claramente acontece em todo o mundo onde haja alguém pregando em testemunho ao Jesus Cristo e independentemente da teologia de igreja "x", "y" ou "z".  Mas logo a seguir, para alguns, meses, talvez anos, muitos anos, vem alguém  ( geralmente crente de uma igreja em particular, batista reformada ou presbiteriana tradicional ) e começa a dar a esse crente aparentemente "algo mais" que na realidade é "algo menos".


Fruto de um erro absolutamente pueril, uma lavagem cerebral efetiva. É verdade que o principal é pertinente, a fé em Jesus como Salvador, a fé na Bíblia como a Palavra de Deus, mas a lista de não cremos é infinitamente maior do que a fé genuína que deva ser guardada. e a razão desse engano é uma só no presente: a vaidade, a vaidade do desejo de saber mais, de se estar mais certo, mas não pelo meio exatamente espiritual e bíblico. É o que veremos na segunda parte dessa postagem que aborda exatamente a questão do que se ganha e do que se perde em ser um crente, um salvo e calvinista.

Até lá então aos que sinceramente desejarem considerar essa importante questão prática.

Por Helvécio S. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos