Pesquisar este blog

SANDI PATTY LOVE IN ANY LANGUAGE

sábado, 3 de janeiro de 2015

"O ARREPENDIMENTO DE DEUS" E A PERCEPÇÃO DE QUEM ELE É ( UMA NOVA E NECESSÁRIA ABORDAGEM )



CERTAMENTE JÁ LEU LIVROS, ENSAIOS LONGOS, OUVIU PALESTRAS, DEBATES TEOLÓGICOS, MAS NUNCA FICOU CONVENCIDO DA VERDADE.

ESSE É UM TEXTO CURTO, INESPERADAMENTE SUCINTO  ATÉ PARA MIM, MAS QUE LHE DARÁ FINALMENTE A RESPOSTA, NÃO UMA RESPOSTA TENDENCIOSA, APENAS TEOLOGICAMENTE CONVENIENTE E ACOMODADORA, MAS BÍBLICA E VERDADEIRA, ESCLARECEDORAMENTE CONCLUSIVA!

Estou com um livro enorme em minhas mãos, escrito por três eruditos cristãos, após uma vida inteira de formações específicas, fé religiosa, trabalho, carreira e família. Um enorme investimento, uma administração difícil e uma bem sucedida vida com a bem-aventurança de poder ter tido esse privilégio.

Trata-se apenas uma de muitas obras escritas do gênero, a qual não podeira vir a existência sem o acúmulo de conhecimentos específicos, trabalhosos e necessários para tal empreendimento. São autores dessa obra ( Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento ) R.Laird Harris, Gleason L. Archer Jr e  Bruce K. Waltke. O interessante é que conhecer essas coisas, ter esse vasto e difícil conhecimento é algo salutar e benéfico, não só ao indivíduo, numa satisfação pessoal mas á toda uma construção do conhecimento humano, em que o maior sirva ao menor, incapaz de por si mesmo adquirir esse mesmo saber. 

Entretanto, essa riqueza não é a principal das coisas, ou o principal elemento entre o homem, qualquer pessoa, e Deus. Pode-se e deve-se crer em Cristo e ter a sua vida reconciliada com Deus e não ter alcance e capacidade de análise e de percepção dessas minúcias teológicas. Também é verdade que quem as tem deve ser cuidadoso para fatidicamente entre dúvidas e presunçosas explicações não se perder, perder a fé e negar o que é essencial.

Eu mesmo já escrevi, já li e reli uma dezena de vezes ou muito mais, a defesa de calvinistas, deterministas na sua cosmovisão e outros no combate às ideias dos primeiros. Outro tanto de crentes ficam claudicando entre uma posição e outra mostrando incapacidade de apreender toda a complexidade do assunto ou de ir direto ao ponto detectando o eventual erro ou acerto de cada defensor de cada lado da mesma questão.

O grande problema que defendemos uma ou outra posição de olho no que de antemão já escolhemos crer conforme a nossa crassa posição. Um calvinista não irá ceder a ideia de Deus se arrepender pois isso vai contra, ou pelo menos é um problema para a sua eleição antes da fundação do mundo. Outro dirá que Deus com fraquezas humanas não é mais Deus. E todos, de um lado ou de outro, se mostram erráticos em temerariamente, se vendo superiores a Deus, colocando-O em uma bancada de laboratório ou em um divã de psicanálise e se passando por "deuses", analisando o próprio Criador. Afinal se posso "analizá-lo" devo ser igual ou maior do que Ele ( um dilema criado lá no Éden... teria Deus medo de sermos iguais a Ele ). Não somos, jamais seremos, iguais a Deus e muito menos superiores a Ele. Esse é um fato e uma linha divisória intransponível.

Porém podemos entender certos fatos e Seu caráter, para não o limitarmos e podermos compreendo a sua grandeza de fato reconhecê-la e louvá-LO por isso, mesmo porque louvá-LO é muito mais que cantar canções em reuniões e cultos sejam dominicais ou em outro dia. A verdadeira adoração consiste em compreender e reconhecer verdadeiramente que o que Ele faz, como Ele julga, e o que Ele pensa é de fato digno de louvor!

O que eu ou você achemos, pensemos, divaguemos sobre Ele não muda quem Ele de fato é. Compreender como Ele é e como age, é um prazer incomensurável pelo fato de sentir como Ele sente, e isso é finalmente COMUNHÃO E RELACIONAMENTO.


A palavra,  o verbete, o verbo que é traduzido por arrepender-se é  nõham, ( mais detalhes etimológicos mais ao final da postagem ) traduzido por tristeza, arrependimento ( Oseias 13:14 )

Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.

Oséias 13:14


Deus não peca ( não erra, no sentido de errar o alvo, errar o objetivo ) mas as Escrituras judaico-cristãs o descrevem como alguém que se arrepende, como?

Esses é um dos textos mais conhecidos sobre o arrependimento de Deus, e talvez o principal alvo e causa de polêmicas:

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

Gênesis 6:5-6


Quando, porém se emprega nãham com respeito a Deus, a expressão é antropopática * e, em última análise, não há contradição entre a imutabilidade de Deus ( I Samuel 15:29 )

E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.

(*) as duas palavras originais traduzidas por arrepender-se em portugues, inglês, alemão, etc. são DIFERENTES  para outras relacionadas a Deus em outros textos!


1 Samuel 15:29



Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.

1 Samuel 15:11



Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Salmos 110:4



O "arrependimento de Deus" é portanto a possibilidade que sempre se abre do ponto de vista de Deus, com exceção das profecias messiânicas, o cumprimento de declarações de Deus se condicionam à reação positiva por parte dos homens.

No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,

Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,

Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.

Jeremias 18:7-10

Mas qual o sentido original da raiz da palavra nõhan ?

Parece-nos que a sua origem reflete a ideia de "respirar profundamente" e, por conseguinte, a manifestação física dos sentimentos da pessoa, geralmente tristeza, compaixão ou pena.

A raiz dessa palavra ocorre no tempo ugarítico** ( veja-se consolar ) e é sempre vista em nomes próprios do AT, tais como Neemias, Naum e Menaém.

A palavra usada para expressar o arrependimento humano é outra:

Shûb, que significa "voltar-se" ( do pecado para Deus! )


Logo fica assim desfeita a confusão entre o "arrepender-se de Deus" e o ''arrepender-se do homem", duas situações e duas realidades claramente diferentes.

A grande novidade nessa compreensão é que  a ORAÇÃO, a busca pelo MILAGRE, só pode ser compreendida na sua eficacia quando sabemos que a oração, o arrependimento humano, podem promover o "arrependimento"de Deus, fazendo Deus ter novos planos para a pessoa, para determinada situação, para uma nação, para um projeto de casamento, para o futuro de filhos, etc. Deus espera e nos exorta a arrependermos, para que Ele no Seu arrependimento, opere em nosso favor.


Um segundo significado de nâham é de consolar. mas não no sentido de dizer calma, vai passar, como nós diante de nossa impotência em fazer algo, frequentemente dizemos as pessoas cujo infortunio não pode ser mudado. NÂHAN é portanto "consolar" (piel ) ou "ser consolado" ( nifal, pual e hitpael )

1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

Isaías 40:1

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam

Salmos 23:4

O "consolar" de Deus é portanto ativo, em nosso favor, operando de modo miraculoso em situações incontornáveis para nós do ponto de vista humano.

Finalmente todas às vezes que Deus se "arrependeu" uma nova possibilidade, uma saída, uma nova solução fora criada.

Portanto é nessa perspectiva clara, exata, simples e maravilhosa é que devemos rever esse dilema teológico nos colocando na posição correta e crendo corretamente nessa passagem aparentemente nebulosa ( e que permanece dessa forma para muitos mais devido a sua singular conveniência teológica do que da busca sincera e sede pela revelação da verdade bíblica!)

Por Helvécio S. Pereira

COMPREENDEU? FOI EDIFICADO?

EU FUI, APRENDI MUITO E MUDOU A MINHA PERCEPÇÃO.

ESPERO QUE O MESMO TENHA ACONTECIDO COM VOCÊ!

COMPARTILHE-O

UM ABENÇOADO 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK

CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA O DOWNLOAD DESSE E-BOOK
Clique na imagem acima e saiba como fazer o download desse importante e-book

EM DESTAQUE NA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER




09 Dez 2010
Reflexões acerca do que a Bíblia revela e declara sob a ótica cristã autêntica. Nada porém substitui a leitura pessoal da Bíblia, a inerrante Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA! Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, ...
19 Dez 2010
Essa pessoa sai pensando em Deus de um modo ou de outro, e em decisões que fatalmente terá de tomar frente ao divino. Nas prisões, após ouvir um pregador ou missionário de uma ou outra igreja, os criminosos mais terríveis param para ...
01 Dez 2010
A Bíblia é fonte inesgotável de ensinamentos dados do ponto de vista de Deus. As Sagradas Escrituras só não revelam o que, segundo a aprovação de Deus, Ele mesmo por Si não quer revelar-nos. Deus não revela coisas imposto pela ...
09 Dez 2010
Infelizmente ou ao contrário, como seres sociais e assim planejados por Deus, só construímos conhecimento em cima de informações e conhecimentos que nos antecedem. Por isso é natural não poucos de nós repetirmos conclusões feitas por ...

UM ABENÇOADO E VITORIOSO ANO NOVO A TODOS! OBRIGADO A TODOS OS LEITORES E VISITANTES!

Arquivo do blog

TEOLOGIA EM DESTAQUE: DIVERSAS POSTAGENS


26 Ago 2010
Nessa postagem quero deixar claro que dentre as diversas teologias usadas ( teologia popular, teologia leiga, teologia ministerial, teologia profissional e teologia acadêmica ) a que move a igreja e faz avançar o seu ...
27 Out 2011
Por experiência entenda-se todas as comprovações factuais acerca do que se crê conforme a teologia crida, seja essa oficial, oficiosa, leiga, individual, etc. Assim posto, é necessário colocar que o que me fez tocar nesse ...
25 Ago 2010
A teologia leiga é portanto um passo além da teologia popular, na verdade uma passo acima. Quando um crente dedica-se mais sistematicamente a investigação da sua fé , buscando uma melhor forma de não só expor o ...
11 Jan 2011
Conforme postagens anteriores que esclarecem a diferença entre teologia oficial e leiga, evidentemente em todas as igrejas há, por parte de seus membros uma teologia mais popular e uma teologia pessoal. Mesmos ...

links úteis

Atenção!

TODAS AS NOSSAS POSTAGENS TRAZEM ABAIXO LINKS PARA COMPARTILHAMENTO E IMPRESSÃO E SALVAMENTO EM PDF. NO CASO CLIQUEM 'JOLIPRINT' E UM SITE CONVERTERÁ O POST EM UM PDF AGRADÁVEL DE SER SALVO E PORTANTO GUARDADO PARA LEITURA POSTERIOR ( fica visível em alguns navegadores, aproveite essa funcionalidade extra! )

CRISE NO CATOLICISMO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO

ACESSE JÁ CLICANDO NO LINK ABAIXO
VÁRIAS VERSÕES, ESTUDOS SOBRE CADA LIVRO DAS ESCRITURAS

NÃO PERCA UMA POSTAGEM DIGITE ABAIXO O SEU E-MAIL OU DE UM AMIGO

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!

ATUALIDADE ! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA AGORA MESMO!
NÃO PERDER O FOCO...QUAL O REAL PRINCÍPIO DO CULTO? CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE

CURSO TEOLÓGICO GRÁTIS! *HÁ TAMBÉM OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS

QUEM INVENTOU O APELO NOS CULTOS?

SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS, LEIA AS PRINCIPAIS POSTAGENS

25 Nov 2010
Tenho algumas vezes, em minhas despretenciosas reflexões ( despretenciosas por não terem o tom acadêmico e muito menos professoral, são apenas reflexões ), dito que se não se crer no que o Livro de Gênesis declara, não é necessário ...
31 Jan 2011
-A razão das atuais, ou pelo menos de predominância histórica, das condições existenciais e morais do homem têm no Gênesis a sua satisfatória resposta. A existência de condições nem sempre e totalmente favoráveis a nosso conforto ...
11 Jan 2011
Como parte do pentateuco, o Gênesis, depreciado modernamente graças a nossa submissão e endeusamento da ciência, que com a sua contribuição à saúde, tecnologia e construção material da sociedade, pouco ou quase nada tem a dizer sobre ...
21 Nov 2010
A religiosidade cristã moderna ou atual, de há muito tem se contentado e desprezado as narrativas de Gênesis, precioado por parte majoritária de setores quase que totais do mundo científico e da falsa sensação de que tudo pode ser ...

O GÊNESIS, COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA E IMAGENS

NÃO DEIXE DE LER OS SEGUINTES POSTS DENTRE OS MAIS LIDOS...

29 Mai 2010
UM LIVRO OBRIGATÓRIO PARA CATÓLICOS E EVANGÉLICOS ACERCA DA ERRÔNEA CULTURA DO CULTO A MARIA. Recebi por indicação do irmão Jorge Fernandes Isha, um e-book gratuito, de leitura obrigatória para os evangélicos e para ...
16 Fev 2010
Judas era o mais culto, de origem e status social diverso dos demais, de outra cidade, e foi substituído não pelo apóstolo dentre os discípulos eleito pelos demais, por própria escolha de Jesus, após a morte de Estevão, Saulo, discípulo de Gamaliel, provavelmente o mais preparado ...Melquesedeque, Maria , José, e tantos outros. Deus se dá a conhecer plenamente a cada um que o ama. O ue Ele fará na história as vezes não noscompete saber, as vezes sim. Essa é a diferença. ...
19 Mar 2010
Tal qual os fariseus, põem não poucos impencilhos que vão desde reparações a pregação simples e com pouca ligação com a hermeneutica e pregação convencionais, a música, letra das canções, a ordem do culto, forma dos apelos e ... Essa pessoa , esse novo crente, como filho ou filha de Deus de fato, tem agora uma nova vida, como Madalena, Zaqueu, o Gadareno, o Centurião, Nicodemos,o ladrão da cruz, Marta e Maria, Lázaro ( não necessariamente nessa ordem ), e tantos outros. ...
04 Mar 2011
Nesse aspecto seria legítimo um católico cultuar Maria como N.Senhora, um muçulmano a Maomé como seu legítimo profeta, um budista como objeto de culto, e assim por diante. Todoslçegitimamente amparados por sentimentos sinceros e ...
English (auto-detected) » English




English (auto-detected) » English


English (auto-detected) » English

VISITE JÁ UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO

VISITE JÁ  UM BLOG SOBRE ATUALIDADES RELIGIOSAS E FATOS IMPORTANTES NO MUNDO
CONTANDO OS NOSSOS DIAS ACESSE JÁ. CLIQUE AQUI!

ESTUDE EM CASA.TRABALHE EM CASA!


leitores on line

OPORTUNIDADE!

LEIA: E-BOOKS EVANGÉLICOS GRÁTIS Clicando na imagem a abaixo você fará os downloads dos mesmos